ESCOLA DE ENSINO
FUNDAMENTAL MARIANO RODRIGUES DA COSTA
PROFESSORA:
ANTONIA VIEIRA DE SOUSA
E-MAIL:
alfatoinha@hotmail.com
PROJETO
PEQUENO
LEITOR – A LEITURA NOSSA DE CADA DIA
CANINDEZINHO
2015/2016
APRESENTAÇÃO
Este projeto será trabalhado com os
alunos do 3º ano do Ensino Fundamental e tem como finalidade explorar os livros
e o seu valor didático para estimular a leitura, a escrita como também à
expressão oral e escrita.
PÚBLICO
ALVO:
Alunos 3º do ano do Ensino Fundamental
TEMPO:
Para
ser trabalhado durante todo o ano letivo.
OBJETIVOS:
·
Estimular a leitura e desenvolver o
prazer de ler;
·
Perceber que os livros podem nos fazer
viajar no mundo da imaginação;
·
Contagiar os pais, parentes e amigos com
o hábito da leitura;
·
Ajudar a cada aluno formar sua opinião
sobre o mundo;
·
Explorar a biblioteca da escola e todos
os nossos recursos pedagógicos;
·
Utilizar diversos recursos para estimular
a leitura diária.
JUSTIFICATIVA:
A
importância da leitura diária como forma de expressar sentimentos, valores e
cultura. Vivenciando com os alunos um
projeto que possibilite explorar diferentes tipos de textos e gêneros como
também a biografia de poetas e autores. Promovendo diariamente o Momento da
Leitura, lendo para os alunos, ou algum aluno lendo para os demais. Fazendo
momentos de leitura individual onde cada estudante pode escolher um livro. Além
de participar de atividades de leitura em sala, as crianças devem levar livros
para casa para ler e partilhar com os familiares.
METODOLOGIA
-
LEITURA:
·
Tapete
da leitura – para a exposição dos livros no momento
da leitura.
·
Suporte
da leitura – nele os alunos terão os livros a
disposição.
·
Avental
da leitura e Cartola da leitura – para serem utilizados
no momento da leitura para os colegas.
·
Leitura
com o uso de fantoches e/ou dedoches – O professor pode
usá-los nos momentos de leitura.
·
Sacola
da leitura – a cada dia um aluno leva para casa, ler
o livro que está dentro da sacola, e no dia seguinte apresenta para a classe em
forma de resumo oral;
·
Leitura
dramatizada – os alunos devem ler o texto várias
vezes, depois apresentar para a turma fazendo a dramatização de cada um dos
personagens.
·
Leitura
na TV – o professor pode confeccionar uma televisão com
caixa de papelão e um microfone. A tevê deve ser grande o suficiente para que
uma criança possa se posicionar atrás dela e simular como se estivesse
aparecendo na televisão. O professor pode usar este método diariamente para
estimular a leitura. Pode ser colocado uma criança por dia para ler na TV.
·
Piquenique
literário – esta atividade pode ser realizada no
pátio, jardim da escola, na própria sala de aula ou numa praça. O professor
pede aos alunos que tragam alguns alimentos, bebidas, toalhas, dentre outros,
para o piquenique. Escolhe alguns livros e/ou textos para serem lidos pelos
alunos. O professor pode começar contando uma história, lendo um livro ou
declamando um poema. Depois pedir que os alunos façam a leitura individual.
·
Leitura
à sombra de uma árvore – coloca-se um varal numa árvore com
diversos livros, estende o tapete, leva também o baú literário e faz o momento
de leitura com os alunos.
·
Caça-palavras
–
o professor escolhe um alunos por dia para levar para casa o caça-palavras,
marca a folhinha que ele vai fazer... no dia seguinte, a criança traz e ler
para os colegas as palavras encontradas. A escolha do aluno pode ser feita pela
ordem do diário de classe.
·
Gibioteca
–
o professor pode confeccioná-la utilizando uma caixa de sapatos ornamentada. Colocar
algumas revistas em quadrinhos e expor uma vez por semana no cantinho da
leitura, para que os alunos possam ler e folhear a vontade.
·
Livro
mágico – o professor pega um livro que contenha várias
histórias curtas, cobre a capa e coloca a frase “Livro Mágico,” (isso para
chamar a atenção das crianças). Coloca o mesmo numa sacola ou pasta, juntamente
com o caderninho de resumos. O aluno leva para casa, ler uma história e faz o
resumo no caderninho. No dia seguinte apresenta para os colegas e/ou professor.
·
Leitura
e montagem de textos fatiados – o professor faz a
leitura do texto juntamente com os alunos, depois pede que os mesmos montem o
texto fatiado.
-
COMPREENSÃO E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS:
·
Cartola
da compreensão – Depois de fazer a leitura do texto, com
a turma em círculo no chão da sala, uma música tocando, a turma vai passando a
cartola (contendo várias tarjetas com perguntas sobre o texto) de mão em mão.
Quando a música parar, aquele que estiver com ela nas mãos retira uma tarjeta e
ler a pergunta para a turma, em seguida responde a pergunta.
·
Batata
quente da leitura – O professor coloca um cartaz com o texto
(a ser trabalhado) fixado na parede, onde todos possam visualizar. Faz a
leitura exemplar e pedir que as crianças leiam também. Em seguida a turma deve
formar em círculo no chão da sala, com uma música tocando; a turma vai passando
a batata quente (contendo perguntas sobre o texto) de mão em mão. Quando a
música parar, todos gritam: batata quente! Aquele que estiver com ela nas mãos
retira uma pergunta ler para a turma, em seguida responde a pergunta.
·
Carrinho
de Simulados – Os alunos em círculo vão rodando o
carrinho com os simulados (em rolinhos). Quando o professor disser: “parou!” O
aluno que estiver com o carrinho retira um rolinho, abre, ler o texto, e as
alternativas, em seguida diz qual delas está correta.
·
Guarda-textos
- Trabalhando
com Gêneros textuais variados: fábula,
bilhete, convite, história em quadrinhos, tirinha, carta, notícia, informativo,
conto, dentre outros. Usar um guarda-chuva com vários textos de gêneros
diferentes, pendurados (feitos rolinhos) em barbantes e um aluno-guardião
segurando o guarda-textos. O professor deve chamar um aluno por vez para
participar; o participante tem que escolher um texto (rolinho), ler para a
turma e explicar, dizendo a que gênero textual pertence. Os que apresentarem alguma dificuldade de
leitura, podem ser auxiliados pelo aluno-guardião.
CULMINÂNCIA:
No final de cada semestre, o professor
pode realizar uma pequena premiação com os alunos que mais se destacaram na
leitura.
AVALIAÇÃO
Observação continua durante todo o
Projeto, com registros e anotações de participação e interação da turma. Quem
mais se envolveu e evoluiu no decorrer das atividades de leitura.
REFERÊNCIAS:
Retirado da internet.
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