sexta-feira, 13 de outubro de 2017

Avaliação Bimestral de Língua Portuguesa – 3º Bimestre
Aluno (a): ________________________________________________________________________________________
Professora: ___________________________________________         5º ano - ________________________

1)      D1 -Faça a leitura do texto a seguir:
A raposa e a cegonha

A raposa sabida resolveu, em um belo dia, convidar a comadre cegonha para jantar emsua toca. Querendo pregar uma peça na cegonha, serviu uma suculenta sopa num prato raso.Como era de se esperar, a raposa tomou toda a sua sopa sem o menor problema, mas apobre da cegonha, com seu bico comprido, mal pode tomar uma gota. Ainda que morta defome, a cegonha não disse nada. A raposa fingiu que estava preocupada, perguntou se a sopanão estava do gosto da cegonha, mas ela nada falou. Agradeceu a gentileza da raposa e aindaa convidou para um jantar no dia seguinte em sua casa. Fazia questão de retribuir a gentileza da comadre raposa.
No outro dia, na casa da cegonha, assim que chegou, a raposa se sentou lambendo osbeiços de fome, curiosa para ver as delícias que a outra iria servir. O jantar veio para a mesanuma botija alta de estreito gargalo onde a cegonha podia beber sem o menor problema.A raposa, amoladíssima, só teve uma saída: lamber as gotinhas de sopa que escorriampelo lado de fora da jarra. Com mais fome do que vergonha, ela aprendeu muito bem a lição e,enquanto ia andando para casa, pensava: “Não posso reclamar da comadre cegonha, ela metratou da mesma maneira que a tratei”.

Moral da história: Não faça ao outro aquilo que não quer que lhe façam.

·         A disputa está clara nessa fábula. Há um momento em que a cegonha quer “dar o troco” naraposa. A frase que demonstra claramente essa ideia é:
(A) “A raposa fingiu que estava preocupada”.
(B) “assim que chegou, a raposa se sentou lambendo os beiços...”
(C) “Fazia questão de retribuir a gentileza da comadre raposa”.
(D) “O jantar veio para a mesa numa botija”.

2)      D2 - Leia o texto abaixo.
Um conto de gatos

Os gatos sortudos da Rua Melenas tinham uns sete ratos para comer. Os outros, com dois apenas tinham de se satisfazer. O total de ratos comidos sendo 24, quantos gatos traçaram ratos?
UM CONTO de gatos. Ciência Hoje das Crianças, ano 9. Nº 60. Jul. 2006. p. 28.

·         No trecho: “Os outros, com dois apenas...”, a expressão em destaque se refere:
(A) aos gatos
(B) aos ratos
(C) aos contos
(D) aos gatos e ratos
3)      D3 -Observe o texto abaixo e faça a leitura atentamente.
Das coisas difíceis

Cada coisa difícil tem o seu grau de dificuldade. Outro dia descobri que também existe difícil fácil. Na verdade, é um fácil com jeito de difícil. Amarrar o tênis é fácil, mas com jeito de difícil. Na verdade, tem um monte de coisas assim: andar de bicicleta, pular corda cruzada, ler um livro de muitas páginas. É só pegar o jeito. Daí vira uma moleza.

Adaptado de: TAVANO, Silvana. Das coisas difíceis. In Folha de São Paulo, Folhinha, sábado, 13 de junho de 2005.
·         No texto, a expressão “vira uma moleza” significa que
(A) fica fraco.
(B) fica fofo.
(C) fica complicado.
(D) fica fácil
4)      D4 -Leia o texto abaixo.
A galinha dos ovos de ouro

Uma pessoa tinha uma galinha que punha ovos de ouro. Crendo que ela tinha dentro do ventre um monte de ouro, matou-a e viu que ela era igual às outras galinhas. Na esperança de encontrar toda a riqueza de uma só vez, ficou privada até de um pequeno ganho.
Esopo. Fábulas completas. Trad. Neide Smolka. São Paulo: Moderna, 1998.

·         Essa história ensina que
A) a esperança dá riqueza às pessoas.
B) as galinhas colocam ovos de ouro.
C) devagar se vai longe.
D) quem tudo quer tudo perde.
5)      D5 - Observe a tirinha:
·         Segundo a tirinha, na sala de aula Calvin sente-se
(A) enfurecido.
(B) alegre.
(C) desmotivado
(D) motivado.


6)      D6 -Leia o poema de Roseana Murray.
Na minha casa de vento
tem chá de chuva
bolo de neblina
empadão de pensamento.
Na minha casa encantada
tem macarronada de nuvem
e pastel de trovoada.
A sobremesa é transparente
na minha casa de vento
sorvete de orvalho
pavê de faz-de-conta
e torta de tempo
(ruim ou bom, não importa).
Você quer jantar comigo?



·         O tema central desse poema é
(A) banquete
(B) casa encantada
(C) lanches
(D) casa de vento



7)      D7 -Faça a leitura do texto abaixo.
A raposa e o corvo

Um corvo faminto furtou um belo queijo e, com ele, voou para o alto de uma árvore.
A raposa o viu e gritou:
__ Bom dia, belo corvo! Que linda são suas penas, que belo seu porte, que elegante a sua cabeça! Sou capaz de jurar que um animal bonito assim há de ter também uma bonita voz! Cante, que eu quero ouvi-lo!
O corvo, envaidecido abriu o bico para cantar. E o queijo caiu na boca da raposa.

MORAL: Os elogios exagerados são sempre suspeitos.

·         No final da história
(A) o corvo furtou o queijo e fugiu.
(B) a raposa elogia o corvo.
(C) o corvo canta para a raposa.
(D) a raposa fica com o queijo do corvo.

8)      D9 -Faça a leitura do texto.
Lições em casa

Você já notou que muitos bichos preferem ficar em turma? Vivendo em grupo, os mais velhos protegem os mais novos. E os filhotes aprendem a encarar a vida na mata observando os adultos.Com os humanos acontece a mesma coisa. Rodeado pelos familiares, nos sentimosprotegidos. Deles recebemos carinho, cuidados e aprendemos uma porção de coisas.
In: Revista Recreio. Garota Atômica. Ano 05-10/03/05- n° 261

·         O texto tem a finalidade de:
(A) fazer um convite.
(B) divertir o leitor.
(C) ensinar uma brincadeira.
(D) informar sobre alguns hábitos
9)      D11 - Leia o texto a seguir.
Limpeza é fundamental

A limpeza do corpo deve ser uma rotina para todas as crianças, porque desafiar a sujeira é essencial para uma boa saúde. Recomenda-se que as unhas devem estar sempre limpinhas, que não se deve roê-las, pois debaixo delas se “escondem” muitas bactérias que podem prejudicar a saúde. Matheus Lopes, 13 anos, diz: “Eu acho muito importante lavar as mãos onde quer que se esteja. Às vezes eu me esqueço de lavar antes de comer, mas sei que isso é muito ruim”.
Portanto, não esqueça: limpeza é fundamental!
Adaptado de: Diário do Pará, Diarinho, nº 355, Dom. 30/05/2010, p.04.

·         No texto, o trecho que apresenta opinião do autor é
(A) “... debaixo delas se ‘escondem’ muitas bactérias que podem prejudicar a saúde”.
(B) “Portanto, não esqueça: limpeza é fundamental! ”
(C) “Às vezes eu me esqueço de lavar as mãos antes de comer (...)”.
(D) “Eu acho muito importante lavar as mãos onde quer que se esteja”.
10)  D15 - Leia os textos a seguir para responder a próxima questão:
TEXTO 1
Quantas vezes por semana doces e refrigerantes podem entrar no cardápio do meu filho?
Depende. “Se a criança estiver acima do peso, ofereça duas porções desses itens por semana”, recomenda a nutricionista Priscila Maximiano. Mas, se ela não vive em pé de guerra com a balança, três porções semanais estão de bom tamanho.
Fonte: http://bebe.abril.com.br/03_05/alimentacao/duvidas-sobre-alimentacao-infantil02.php
TEXTO 2
·         Os dois textos tratam, principalmente, sobre:
(A) os cuidados com uma boa alimentação.
(B) os perigos de doces e refrigerantes.
(C) a obesidade das crianças e jovens.

(D) os problemas de saúde das pessoas.

Nenhum comentário: