Avaliação Bimestral de Língua Portuguesa
– 3º Bimestre
Aluno
(a): ________________________________________________________________________________________
1)
D1 -Faça a leitura
do texto a seguir:
A
raposa e a cegonha
A raposa sabida
resolveu, em um belo dia, convidar a comadre cegonha para jantar emsua toca.
Querendo pregar uma peça na cegonha, serviu uma suculenta sopa num prato raso.Como
era de se esperar, a raposa tomou toda a sua sopa sem o menor problema, mas
apobre da cegonha, com seu bico comprido, mal pode tomar uma gota. Ainda
que morta defome, a cegonha não disse nada. A raposa fingiu que estava
preocupada, perguntou se a sopanão estava do gosto da cegonha, mas ela nada
falou. Agradeceu a gentileza da raposa e aindaa convidou para um jantar no dia
seguinte em sua casa. Fazia questão de retribuir a gentileza da comadre raposa.
No outro dia, na
casa da cegonha, assim que chegou, a raposa se sentou lambendo osbeiços de
fome, curiosa para ver as delícias que a outra iria servir. O jantar veio para
a mesanuma botija alta de estreito gargalo onde a cegonha podia beber sem o
menor problema.A raposa, amoladíssima, só teve uma saída: lamber as
gotinhas de sopa que escorriampelo lado de fora da jarra. Com mais fome do que
vergonha, ela aprendeu muito bem a lição e,enquanto ia andando para casa,
pensava: “Não posso reclamar da comadre cegonha, ela metratou da mesma
maneira que a tratei”.
Moral da história: Não faça
ao outro aquilo que não quer que lhe façam.
·
A
disputa está clara nessa fábula. Há um momento em que a cegonha quer “dar o
troco” naraposa. A frase que demonstra
claramente essa ideia é:
(A) “A raposa fingiu que estava
preocupada”.
(B) “assim que chegou, a raposa
se sentou lambendo os beiços...”
(C) “Fazia questão de retribuir a
gentileza da comadre raposa”.
(D) “O jantar veio para a mesa
numa botija”.
2)
D2 - Leia o texto
abaixo.
Um
conto de gatos
Os gatos sortudos da Rua Melenas
tinham uns sete ratos para comer. Os outros, com dois apenas tinham de se
satisfazer. O total de ratos comidos sendo 24, quantos gatos traçaram ratos?
UM CONTO de gatos. Ciência Hoje das
Crianças, ano 9. Nº 60. Jul. 2006. p. 28.
·
No
trecho: “Os outros, com dois apenas...”, a expressão em destaque se refere:
(A) aos gatos
(B) aos ratos
(C) aos contos
(D) aos gatos e ratos
3) D3 -Observe
o texto abaixo e faça a leitura atentamente.
Das
coisas difíceis
Cada coisa difícil tem o seu grau
de dificuldade. Outro dia descobri que também existe difícil fácil. Na verdade,
é um fácil com jeito de difícil. Amarrar o tênis é fácil, mas com jeito de
difícil. Na verdade, tem um monte de coisas assim: andar de bicicleta, pular
corda cruzada, ler um livro de muitas páginas. É só pegar o jeito. Daí vira uma
moleza.
Adaptado de: TAVANO, Silvana. Das
coisas difíceis. In Folha de São Paulo, Folhinha, sábado, 13 de junho de 2005.
·
No
texto, a expressão “vira uma moleza” significa que
(A) fica fraco.
(B) fica fofo.
(C) fica complicado.
(D) fica fácil
4)
D4 -Leia o texto
abaixo.
A
galinha dos ovos de ouro
Uma pessoa tinha uma galinha que
punha ovos de ouro. Crendo que ela tinha dentro do ventre um monte de ouro,
matou-a e viu que ela era igual às outras galinhas. Na esperança de encontrar
toda a riqueza de uma só vez, ficou privada até de um pequeno ganho.
Esopo. Fábulas completas. Trad. Neide
Smolka. São Paulo: Moderna, 1998.
·
Essa
história ensina que
A) a esperança dá riqueza às
pessoas.
B) as galinhas colocam ovos de
ouro.
C) devagar se vai longe.
D) quem tudo quer tudo perde.
5)
D5 - Observe a
tirinha:
·
Segundo
a tirinha, na sala de aula Calvin sente-se
(A)
enfurecido.
(B)
alegre.
(C)
desmotivado
(D)
motivado.
6) D6 -Leia
o poema de Roseana Murray.
Na minha casa de
vento
tem chá de chuva
bolo de neblina
empadão de
pensamento.
Na minha casa
encantada
tem macarronada
de nuvem
e pastel de
trovoada.
A sobremesa é
transparente
na minha casa de
vento
sorvete de
orvalho
pavê de
faz-de-conta
e torta de tempo
(ruim ou bom,
não importa).
Você quer jantar
comigo?
·
O tema central desse poema é
(A)
banquete
(B)
casa encantada
(C)
lanches
(D)
casa de vento
7)
D7 -Faça a leitura
do texto abaixo.
A
raposa e o corvo
Um corvo faminto furtou um belo
queijo e, com ele, voou para o alto de uma árvore.
A raposa o viu e gritou:
__ Bom dia, belo corvo! Que linda
são suas penas, que belo seu porte, que elegante a sua cabeça! Sou capaz de
jurar que um animal bonito assim há de ter também uma bonita voz! Cante, que eu
quero ouvi-lo!
O corvo, envaidecido abriu o bico
para cantar. E o queijo caiu na boca da raposa.
MORAL:
Os elogios exagerados são sempre suspeitos.
·
No final da
história
(A) o corvo furtou o queijo e
fugiu.
(B) a raposa elogia o corvo.
(C) o corvo canta para a raposa.
(D) a raposa fica com o queijo do
corvo.
8)
D9 -Faça a leitura
do texto.
Lições
em casa
Você já notou
que muitos bichos preferem ficar em turma? Vivendo em grupo, os mais velhos
protegem os mais novos. E os filhotes aprendem a encarar a vida na mata
observando os adultos.Com os humanos acontece a mesma coisa. Rodeado pelos
familiares, nos sentimosprotegidos. Deles recebemos carinho, cuidados e
aprendemos uma porção de coisas.
In: Revista Recreio. Garota
Atômica. Ano 05-10/03/05- n° 261
·
O
texto tem a finalidade de:
(A) fazer um convite.
(B) divertir o leitor.
(C) ensinar uma brincadeira.
(D) informar sobre alguns hábitos
9)
D11 - Leia o texto
a seguir.
Limpeza
é fundamental
A limpeza do
corpo deve ser uma rotina para todas as crianças, porque desafiar a sujeira é
essencial para uma boa saúde. Recomenda-se que as unhas devem estar sempre
limpinhas, que não se deve roê-las, pois debaixo delas se “escondem” muitas
bactérias que podem prejudicar a saúde. Matheus Lopes, 13 anos, diz: “Eu acho
muito importante lavar as mãos onde quer que se esteja. Às vezes eu me esqueço
de lavar antes de comer, mas sei que isso é muito ruim”.
Portanto, não esqueça: limpeza é fundamental!
Adaptado de: Diário do Pará,
Diarinho, nº 355, Dom. 30/05/2010, p.04.
·
No
texto, o trecho que apresenta opinião do
autor é
(A) “... debaixo delas se
‘escondem’ muitas bactérias que podem prejudicar a saúde”.
(B) “Portanto, não esqueça:
limpeza é fundamental! ”
(C) “Às vezes eu me esqueço de
lavar as mãos antes de comer (...)”.
(D) “Eu acho muito importante lavar as mãos onde
quer que se esteja”.
10) D15 - Leia os textos a seguir para responder
a próxima questão:
TEXTO
1
Quantas vezes
por semana doces e refrigerantes podem entrar no cardápio do meu filho?
Depende. “Se a criança estiver
acima do peso, ofereça duas porções desses itens por semana”, recomenda a
nutricionista Priscila Maximiano. Mas, se ela não vive em pé de guerra com a
balança, três porções semanais estão de bom tamanho.
Fonte:
http://bebe.abril.com.br/03_05/alimentacao/duvidas-sobre-alimentacao-infantil02.php
TEXTO
2
·
Os dois textos
tratam,
principalmente, sobre:
(A) os cuidados com uma boa
alimentação.
(B) os perigos de doces e
refrigerantes.
(C) a obesidade das crianças e
jovens.
(D) os problemas de saúde das pessoas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário