domingo, 8 de outubro de 2017

ESCOLA  ESTADUAL  “PROFESSOR  IVO  BANDONI.”

SÃO  PAULO, ____  DE  ______________________  DE  2017.

NOME:_________________________________________

PROFESSORA:__________________________________________ANO______


Verificação do Aprendizado em Língua Portuguesa


1)   ESCRITA DE UM POEMA CONHECIDO: (1,0)
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 2)  LEITURA E ESCRITA SEGMENTANDO AS PALAVRAS. (1,0)

      O TRECHO DO POEMA ABAIXO FOI ESCRITO POR UMA CRIANÇA, PORÉM ELA JUNTOU TODAS AS PALAVRAS.  USE AS LINHAS PARA REESCREVER CORRETAMENTE.

GALOALUADOSUBIUNOTELHADOSENTIU-SETÃOSÓCOCORISSÓ,COCORISSÓ.


____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

3)      LEIA O TEXTO INFORMATIVO E RESPONDA AS QUESTÕES.  (2,0)

TERRA, PLANETA ÁGUA

           A Terra é o terceiro planeta localizado mais próximo ao Sol e possui um satélite natural, a lua. É um dos oito planetas do nosso sistema solar, sendo o único dentre eles que possui água no estado líquido. Sua atmosfera (a sua porção mais externa) é composta, principalmente, por oxigênio e nitrogênio, além de vários outros gases em menor quantidade.
Com relação aos demais planetas que orbitam ao redor do Sol, a Terra é o quinto em tamanho, com um diâmetro de aproximadamente 12,5 mil quilômetros, sendo o único dentre eles que possui vida.
          A maior parte da superfície do nosso planeta é formada por água, que recobre cerca de 70% de nossa superfície, compondo a chamada hidrosfera. Os outros 30% constituem as terras emersas, que, juntamente às terras que estão recobertas pelas águas dos oceanos, formam a litosfera (ou crosta terrestre). Abaixo da crosta terrestre encontram-se mais duas camadas: o manto, que é composto basicamente por magma, e o núcleo, que possui as mais altas temperaturas do planeta.
          Graças à influência que o Sol exerce sobre a Terra, ela realiza alguns movimentos, dentre os quais se destacam a rotação e a translação. Rotação é o movimento que o planeta realiza em torno de si mesmo e é responsável pelos dias e as noites, já translação é o movimento realizado em torno do sol, responsável pelas estações do ano.

A- Chamamos de atmosfera, a parte externa da terra. De acordo com as informações do texto, como ela é formada?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
B- O planeta Terra, também é conhecido como ‘’Terra, planeta água’’. Segundo as informações apresentadas, porque ele recebe este nome?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

4)      LEITURA E ESCRITA DE TRECHO DE MÚSICA  (1,0)

    ENCONTRE E CIRCULE OS ERROS NO TRECHO DA MÚSICA DE TOM JOBIM “GAROTA DE IPANEMA” E REESCREVA  NOVAMENTRE A MÚSICA, CORRIGINDO-OS.
OLHA QUE COISA MAIS LIMDA
MAIS CHEIA GRASA
É ELA MENINA QUE VEN E QUE PASA
NUM DOSE BALANSO A CAMINHO DO MAR
MOÇA DO CORPO DOLRADO, DO SOU DE IPANEMA
O TEU BALANSADO É MAIS QUE UM POEMA
É A COIZA MAIS LIMDA QUE  EU JÁ VI PASAR

___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

5)      LEIA COM ATENÇÃO O CONTO DE ARTIMANHA: A GULOSA DISFARÇADA E CRIE UM NOVO FINAL PARA ESSA HISTÓRIA. (5,0)

A GULOSA DISFARÇADA

           Um homem casara com excelente mulher, dona de casa, arranjadeira e honrada, mas muito gulosa. Para disfarçar seu apetite, fingia-se sem vontade de alimentar-se sempre que o marido a convidava nas refeições. Apesar desse regime, engordava cada vez mais, e o esposo admirava alguém poder viver com tão pouca comida. Uma manhã resolveu certificar-se se a mulher comia em sua ausência. Disse que ia para o trabalho e escondeu-se num lugar onde podia acompanhar os passos da esposa.
            No almoço, viu-a fazer umas tapiocas de goma, bem grossas, molhadas no leite de coco, e comê-las todas, deliciada. Na merenda, mastigou uns cem números de alfenins finos, branquinhos e gostosos. Na hora do jantar, matou um capão, ensopou-o em molho espesso, saboreando-o. À ceia, devorou um prato de macaxeiras, enxutinhas, acompanhando-as com manteiga.
            Ao anoitecer, o marido apareceu, fingindo-se fatigado. Chovera o dia inteiro, e o homem estava como se estivesse passado, como realmente passara o dia à sombra. A mulher perguntou:
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

_________________________________________________________________________

Nenhum comentário: