ESCOLA
ESTADUAL “PROFESSOR IVO
BANDONI.”
SÃO PAULO,
____ DE
______________________ DE 2017.
NOME:_________________________________________
PROFESSORA:__________________________________________3ª ANO “______”
Verificação
do Aprendizado em Língua Portuguesa
1)
ESCRITA
DE UM POEMA CONHECIDO: (1,0)
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2) LEITURA E ESCRITA SEGMENTANDO AS PALAVRAS.
(1,0)
O TRECHO DO POEMA ABAIXO FOI ESCRITO POR UMA
CRIANÇA, PORÉM ELA JUNTOU TODAS AS PALAVRAS. USE AS LINHAS PARA REESCREVER
CORRETAMENTE.
GALOALUADOSUBIUNOTELHADOSENTIU-SETÃOSÓCOCORISSÓ,COCORISSÓ.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3)
LEIA O TEXTO INFORMATIVO E RESPONDA AS QUESTÕES. (2,0)
TERRA, PLANETA ÁGUA
A Terra é o
terceiro planeta localizado mais próximo ao Sol e possui um satélite natural, a
lua. É um dos oito planetas do nosso sistema solar, sendo o único dentre eles
que possui água no estado líquido. Sua atmosfera (a sua porção mais externa) é
composta, principalmente, por oxigênio e nitrogênio, além de vários outros
gases em menor quantidade.
Com relação aos demais
planetas que orbitam ao redor do Sol, a Terra é o quinto em tamanho, com um
diâmetro de aproximadamente 12,5 mil quilômetros, sendo o único dentre eles que
possui vida.
A maior parte da superfície do nosso
planeta é formada por água, que recobre cerca de 70% de nossa superfície,
compondo a chamada hidrosfera. Os outros 30% constituem as terras emersas, que,
juntamente às terras que estão recobertas pelas águas dos oceanos, formam a
litosfera (ou crosta terrestre). Abaixo da crosta terrestre encontram-se mais
duas camadas: o manto, que é composto basicamente por magma, e o núcleo, que
possui as mais altas temperaturas do planeta.
Graças à influência que o Sol exerce
sobre a Terra, ela realiza alguns movimentos, dentre os quais se destacam
a rotação e a translação. Rotação é o movimento
que o planeta realiza em torno de si mesmo e é responsável pelos dias e as
noites, já translação é o movimento realizado em torno do sol, responsável
pelas estações do ano.
A- Chamamos de atmosfera, a
parte externa da terra. De acordo com as informações do texto, como ela é
formada?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
B- O planeta Terra, também
é conhecido como ‘’Terra, planeta água’’. Segundo as informações apresentadas,
porque ele recebe este nome?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4)
LEITURA E ESCRITA DE TRECHO DE MÚSICA (1,0)
ENCONTRE E CIRCULE OS ERROS NO TRECHO DA MÚSICA DE TOM
JOBIM “GAROTA DE IPANEMA” E REESCREVA
NOVAMENTRE A MÚSICA, CORRIGINDO-OS.
OLHA QUE COISA MAIS LIMDA
MAIS CHEIA GRASA
É ELA MENINA QUE VEN E QUE PASA
NUM DOSE BALANSO A CAMINHO DO MAR
MOÇA DO CORPO DOLRADO, DO SOU DE IPANEMA
O TEU BALANSADO É MAIS QUE UM POEMA
É A COIZA MAIS LIMDA QUE EU JÁ VI PASAR
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
5)
LEIA COM ATENÇÃO O CONTO DE ARTIMANHA: A GULOSA DISFARÇADA E CRIE UM
NOVO FINAL PARA ESSA HISTÓRIA. (5,0)
A GULOSA DISFARÇADA
Um
homem casara com excelente mulher, dona de casa, arranjadeira e honrada, mas
muito gulosa. Para disfarçar seu apetite, fingia-se sem vontade de alimentar-se
sempre que o marido a convidava nas refeições. Apesar desse regime, engordava
cada vez mais, e o esposo admirava alguém poder viver com tão pouca comida. Uma
manhã resolveu certificar-se se a mulher comia em sua ausência. Disse que ia
para o trabalho e escondeu-se num lugar onde podia acompanhar os passos da
esposa.
No
almoço, viu-a fazer umas tapiocas de goma, bem grossas, molhadas no leite de
coco, e comê-las todas, deliciada. Na merenda, mastigou uns cem números de
alfenins finos, branquinhos e gostosos. Na hora do jantar, matou um capão,
ensopou-o em molho espesso, saboreando-o. À ceia, devorou um prato de
macaxeiras, enxutinhas, acompanhando-as com manteiga.
Ao
anoitecer, o marido apareceu, fingindo-se fatigado. Chovera o dia inteiro, e o
homem estava como se estivesse passado, como realmente passara o dia à sombra.
A mulher perguntou:
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário