PROJETO: SEMANA DAS
CRIANÇAS - 2017
PERÍODO MÊS DE OUTUBRO
PROF.
ELLEN ZANIM VICENTE MENEZES.
JUSTIFICATIVA
A criança tem
o direito de ser feliz, de ser valorizada, respeitada e amada. Ela passa a
maior parte do tempo na escola, que por sua vez desempenha sua função social
proporcionando à criança um ambiente feliz, acolhedor e amável.
OBJETIVOS
ü
Promover, durante a semana da criança, atividades
extraclasse, variadas e interessantes, visando dar a criança oportunidades de
lazer e sociabilidade educativas.
ü Homenagear a criança.
ü Valorizar a criança.
ü Festejar a Semana da criança Estimular a
auto-estima infantil
ü Desenvolver a criatividade.
ü Promover jogos e brincadeiras para a semana de criança.
DESENVOLVIMENTO
•
Músicas. A escola da música será de acordo com a idade e repertório do mundo
infantil ou juvenil.
• Dramatização. Leitura e dramatização de um conto de fadas conhecido.
• Jogos.
• Brincadeiras
• Dramatização. Leitura e dramatização de um conto de fadas conhecido.
• Jogos.
• Brincadeiras
• Brincadeiras 1- Estátua: Em
roda, os participantes vão cantando de mãos dadas:
“A casinha da vovó,
cercadinha de cipó,
o café tá demorando,
com certeza não tem pó!
Brasil! 2000! Quem mexer saiu!”
Todos viram estátua e não vale rir, nem piscar, nem mexer, nem coçar!
“A casinha da vovó,
cercadinha de cipó,
o café tá demorando,
com certeza não tem pó!
Brasil! 2000! Quem mexer saiu!”
Todos viram estátua e não vale rir, nem piscar, nem mexer, nem coçar!
• Brincadeiras 2 - Batata Quente
Não
tem time. Passamos a bola, ou outro objeto, para um colega enquanto todos
cantam:
__ Batata que passa quente, batata que já passou, quem ficar com a batata, coitadinho se queimou!
Quem estiver com a bola quando for dito “queimou” , sai da roda.
__ Batata que passa quente, batata que já passou, quem ficar com a batata, coitadinho se queimou!
Quem estiver com a bola quando for dito “queimou” , sai da roda.
• Brincadeiras 3 Elefantinho
Colorido
As pessoas ficam em roda. Um menino ou menina fala:
__ Elefante colorido!
Os outros perguntam:
__ De que cor ele é?
A criança escolhe uma cor e as pessoas têm que tocar em alguma coisa que tenha essa cor. Se alguém não achar a cor, o “elefantinho” pode pegá-lo.
__ Elefante colorido!
Os outros perguntam:
__ De que cor ele é?
A criança escolhe uma cor e as pessoas têm que tocar em alguma coisa que tenha essa cor. Se alguém não achar a cor, o “elefantinho” pode pegá-lo.
Brincadeiras 5 - Peixinho e
tubarão
São dois times – um de peixinhos, outro de tubarões. Quando
tocar o apito baixinho, os peixinhos saem para passear. Quando apito for forte,
os tubarões saem para tentar pegar os peixinhos, que deverão voltar correndo
para sua casa. O peixinho que for pego por um tubarão vira tubarão também.
Brincadeiras 7 - Ceguinho
Uma criança fica no centro da roda com os olhos fechados. A
roda gira, com todos cantando “Pai Francisco”. Quando o “ceguinho” bater
palmas, todos param e ele caminha para a frente até tocar em algum colega e
descobrir em quem tocou.
Brincadeiras 8 - Senhor caçador
Os participantes
sentam-se em roda e um deles será o caçador, que ficará com os olhos vendados.
Os outros cantam:
“Senhor caçador,
preste bem atenção!
Não vá se enganar,
Quando o galo cantar!
Canta, galo!”
Um dos participantes da roda imitará a voz do galo e o caçador terá que descobrir quem é o galo
“Senhor caçador,
preste bem atenção!
Não vá se enganar,
Quando o galo cantar!
Canta, galo!”
Um dos participantes da roda imitará a voz do galo e o caçador terá que descobrir quem é o galo
Brincadeiras 9 - Coelhinho sai da toca
Não tem time. Desenha-se no chão uma toca a menos que a quantidade de participantes. Cada coelho ficará dentro de uma toca, exceto um. O sem-toca dará os comandos:
__ O coelhinho vai escovar os dentes (não vale sair da toca, porque escovamos os dentes dentro de casa).
__ Coelhinho vai comprar pão (tem que trocar de toca).
O coelho sem toca vai tentar ocupar uma toca vazia e o dono dela ficará sem toca.
Não tem time. Desenha-se no chão uma toca a menos que a quantidade de participantes. Cada coelho ficará dentro de uma toca, exceto um. O sem-toca dará os comandos:
__ O coelhinho vai escovar os dentes (não vale sair da toca, porque escovamos os dentes dentro de casa).
__ Coelhinho vai comprar pão (tem que trocar de toca).
O coelho sem toca vai tentar ocupar uma toca vazia e o dono dela ficará sem toca.
* Bibliografia
Bibliografia:
ABRAMOVICH, F. Brincando de antigamente. Belo Horizonte: Formato, 1966.
ADELSIN. Barangandão arco-iris. Belo Horizonte, 1997.
ABRAMOVICH, F. Brincando de antigamente. Belo Horizonte: Formato, 1966.
ADELSIN. Barangandão arco-iris. Belo Horizonte, 1997.
Nenhum comentário:
Postar um comentário