Resumo sobre o ar atmosférico:
Apesar de ser invisível, o ARé matéria e ocupa todo o espaço do ambiente onde não exista outra
matéria.
Ex: Em uma garrafa com água pela metade, o ar ocupa
a outra metade (superior) desta garrafa.
O ar:
- Tem massa:
Na Terra, tudo o que tem massa também tem peso, ou seja, é atraído pela
gravidade terrestre, que é a força que puxa todas as coisas para o seu centro.
- É
compressível- propriedade que o ar tem de diminuir de volume quando
comprimido. Podemos demonstrar esta propriedade fazendo a experiência da
seringa. Quando tapamos o seu orifício fica difícil de empurra o êmbolo até o
fim. Mas podemos ver que o ar dentro da seringa diminui de volume, comprovando
a sua compressibilidade.
- Tem
elasticidade- Propriedade que o ar tem de voltar ao seu volume inicial,
quando pára a sua compressão.
- É
expansível- A expansibilidade do ar é a propriedade que o ar tem de
aumentar de volume, ocupando todo o lugar disponível.
- Exerce
pressão- A massa de ar atmosférico exerce pressão sobre a superfície da
Terra, que é a pressão atmosférica.
Em geral, não sentimos os efeitos da pressão
atmosférica porque o ar atmosférico penetra no nosso organismo. Dos pulmões ele
passa para o sangue e outros líquidos do corpo, exercendo de dentro para fora
uma pressão igual à pressão atmosférica.
Os tipos de ventos
O vento
pode ser considerado como o ar em movimento. Resulta do deslocamento de massas
de ar, derivado dos efeitos das diferenças de pressão atmosférica entre duas
regiões distintas e é influenciado por efeitos locais como a orografia e a
rugosidade do solo. Essas diferenças de pressão têm uma origem térmica, estando
diretamente relacionadas à radiação solar e aos processos de aquecimento das
massas de ar. Formam-se a partir de influências naturais: continentalidade,
maritimidade, latitude, altitude e amplitude térmica. Os diferentes tipos de
ventos geralmente são classificados levando em conta três fatores: a pressão, a
temperatura e a velocidade da camada de ar. Vamos limitar nossa classificação
estudando os ventos de acordo com sua velocidade.
Vento: termo
genérico que identifica o ar em movimento, independente da velocidade
Brisa: é um
vento de pouca intensidade, que geralmente não ultrapassa os 50 km/h.
Monção: começa
no início de junho no sul da Índia. São ventos periódicos, típicos do sul e do
sudeste da Ásia, que no verão sopram do mar para o continente. A monção
geralmente termina em setembro, caracterizando-se por forte chuva associada a
ventos.
Ciclone: Caracteriza-se
por uma tempestade violenta que ocorre em regiões tropicais ou subtropicais, produzida
por grandes massas de ar em alta velocidade de rotação. Evidencia-se quando
ventos superam os 50 km/h.
Furacão: vento
circular forte, com velocidade igual ou superior a 119 km/h. Os furacões são os
ciclones que surgem no mar do Caribe (oceano Atlântico) ou nos Estados Unidos.
Giram no sentido horário (no hemisfério sul) ou anti-horário (no hemisfério
norte) e medem de 200 km a 400 km de diâmetro. Sua curva se assemelha a uma
parabólica.
Tufão: é o
nome que se dá aos ciclones formados no sul da Ásia e na parte ocidental do
oceano Índico, entre julho e outubro. É o mesmo que furacão, só que na região
equatorial do Oceano Pacífico. Os tufões surgem no mar da China e atingem o
leste asiático.
Tornado: é o
mais forte dos fenômenos meteorológicos, menor e mais intenso que os demais.
Com alto poder de destruição, seus ventos atingem até 500 km/h. O tornado
ocorre geralmente em zonas temperadas do hemisfério norte.
Vendaval: vento
forte com um grande poder de destruição, que chega a atingir até 150 km/h. Ocorre
geralmente de madrugada e sua duração pode ser de até cinco horas.
Willy-willy: nome
que os ciclones recebem na Austrália e demais países do sul da Oceania.
1- Marque
com um X as afirmativas corretas.
(X) Os
ventos influenciam na temperatura, levando ar quente ou frio de uma região para
outra.
(X) Os
ventos transportam as nuvens, o que ajuda a distribuir as chuvas em várias
regiões.
(X) Os
ventos dispersam a poluição nas cidades industrializadas.
( )
Os ventos são responsáveis pela formação do gelo nos Pólos Norte e Sul.
(X) Os
ventos auxiliam na reprodução das plantas.
2- Responda:
a) O
que é o vento? Vento é o ar em movimento
b) O que é brisa? Brisa é o vento fraco e agradável
c) Qual o nome do vento extremamente forte? Furacão
b) O que é brisa? Brisa é o vento fraco e agradável
c) Qual o nome do vento extremamente forte? Furacão
3- Escreva
o que se pede:
Para que serve cada um dos aparelhos abaixo?
- O
anemômetro: mede a velocidade dos ventos nos observatórios
meteorológicos e nos aeroportos
- O
catavento: indica a direção dos ventos: norte, sul, leste, oeste
ou outras
- A
biruta: indica a direção dos ventos nos aeroportos para orientar
pousos e decolagens
4- Complete
a frase:
O ar se
deslocadas áreas de __________________ (alta pressão) para as
áreas de _______________ (baixa pressão)
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