CAMPANHA: TRÂNSITO NÃO É BRINCADEIRA NÃO!
Parcerias: Secretaria Municipal de Urbanismo e do Meio
Ambiente - Departamento de Trânsito; Secretaria Municipal de Educação;
Secretaria Municipal de Governo
Publico alvo: alunos do 4º ano
De acordo com o artigo primeiro, § 1º do Código de
Trânsito Brasileiro, “Considera-se trânsito a utilização das vias por pessoas,
veículos e animais, isolados ou em grupos, conduzidos ou não, para fins de
circulação, parada, estacionamento e operação de carga ou descarga.”
Segundo o art. 76 do Código de Trânsito Brasileiro, a
educação para o trânsito deverá ser promovida na pré-escola e nas escolas de
1º, 2º e 3º graus, por meio de planejamento e ações coordenadas entre os órgãos
e entidades do Sistema Nacional de Trânsito e de Educação, da União, dos
Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, nas respectivas áreas de
atuação.
Assim, é necessário sensibilizar a comunidade escolar
sobre a importância de se investir na educação para o trânsito, uma vez que na
atualidade ela se torna fundamental para um convívio social mais ético,
respeitoso e seguro. Dessa forma, oprofessor da escola, poderá propor e
executar atividades relacionadas a esta
temática, desenvolvendo-o com os alunos de maneira crítica, vivencial e
criativa.Pensar e discutir com os alunos sobre trânsito como algo inerente à
vida; como um direito adquirido de todas as pessoas, em todos os lugares; como
um exercício permanente de ética e cidadania.
Tendo em vista todos esses aspectos e sabendo da
relevância deste tema, a Secretaria Municipal de Educação abraçou juntamente
com a Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente e Secretaria Municipal
de Governoo compromisso de contribuir com uma campanha permanente que vise a
educação para o trânsito. Para isso pensou-se que os alunos dos 4ºs anos da
Rede Municipal de Ensino sejam convidados a participar de reflexõessobre essa
questão, através de oportunidades que os
professores podem vir a planejar em suas aulas. Além disso, os alunos também
receberão um talonário de multas adaptado, que levarão para casa para
registrarem informalmente as infrações que puderem observar quando estiverem
num veículo sendo passageiro conduzido por algum motorista. As segundas vias
desses talonários serão recolhidas pelo Departamento de Trânsito e através da
análise dos mesmos será possível seter uma ideia do que acontece no trânsito, a
partir da ótica das crianças. Com essa ação, que assume um caráter lúdico, as
criançasalertarão os adultos quanto ao trânsito consciente.
Com o intuito de inspirar abordagens nas aulas sobre a
temática do trânsito, colocamos abaixo algumas ideias que podem ser
desenvolvidas ao longo de todo ano, na proporção e frequência que o professor
julgar possível.
ALGUMAS SUGESTÕES PARA TRABALHAR COM ESSE PROJETO EM SALA DE AULA
ü Propor
que os alunos (4º ano) visitem as outras salas de aula comentando a respeito
dos problemas que ocorrem com motoristas imprudentesno trânsito em nossa cidade
e região.
ü Confecçãoe
fixação de cartazes informativos (você sabia que...) no portão de entrada da escola.
ü Na
aula de informática, pesquisar os efeitos que a falta de consciência por parte
dos motoristasno trânsito (imprudência) tem gerado.
ü Solicitar
aos alunos que escrevam informativos a respeito dos problemas ocorridos no
trânsito para envio a todos os pais da escola.
ü O
professor poderá criar problemas matemáticos diários a partir dos dados do
talão de multas “Eu tô de olho”, preenchidopelos alunos.
ü Tabular
com os alunos os índices das maiores incidências de infração dos motoristas,
através do talonário de multas que estão preenchendo
ü Criação
de um certificado, pelos próprios alunos, para pai/mãe/motorista que não
cometeu nenhuma infração detrânsito no período.
ü Realizar
atividades a respeito da postura do pedestre ao atravessar a rua:
o
Atravessar na faixa de segurança, olhando sempre
para os dois lados.
o
Respeitar o sinal e placas de trânsito.
o
Usar a passarela.
o
Seguir as orientações do guarda de trânsito
(quando houver)para a travessia.
o
Nunca “pegar carona” na traseira de ônibus ou
caminhões.
ü Pedir
aos alunos que pensem se há algo a ser melhorado no “trânsito” dentro da escola
e propor que confeccionem placas de orientação para deixá-lo melhor. Exemplo: “Será
que em algum lugar da escola há muita correria? Qual placa deveríamos colocar
neste local?”
ü Para
obterdados em relação às reais condições do trânsito no entorno da escola, o
professor poderá convidar a turma para realizar uma atividade de observação em
frente à escola e pelas ruas próximas a ela, identificando situações
relacionadas ao trânsito, tais como: sinalização; relação entre motoristas e
entre motoristas e pedestres; respeito ou não às regras de trânsito, dentre
outros. Os alunos poderão registrar as situações em folhas sulfite, tirar fotos
ou filmar, tendo o cuidado de não filmar ou fotografar pessoas, sem a sua
devida autorização. Este procedimento de observação poderá acontecer também no
início e término das aulas no turno em que a turma estuda (Professor, se
necessário, estas observações poderão ser realizadas em mais de um dia).
ü Após
a observação e detectado o problema o professor poderá propor aos alunos a
elaboração de um questionário para ser respondido por pais e profissionais da
escola sobre esta questão. Para responder ao questionário, professor e alunos
poderão trabalhar com uma amostragem de cada segmento proposto, devido ao
grande número de pessoas envolvidas e como forma de facilitar a análise dos
resultados.
Neste questionário poderá constar:
·
1 - Esclarecimentos sobre os objetivos da
investigação.
·
2 - Agradecimentos pela colaboração ao
responder o questionário.
Sugestões de perguntas:
1.Como você avalia a relação entre motoristas e entre
motoristas e pedestres no trânsito em frente à escola?
2.Assinale as alternativas que você identifica como
problemas do trânsito na porta da escola e nas ruas próximas a ela, com base
nas regras de trânsito adotadas em nosso país:
( ) Parar em fila dupla
( ) Estacionar na calçada
( ) Parar no meio da rua
( ) Estacionar em local proibido ou em
frente às garagens
( ) Buzinar insistentemente
( ) Alunos correndo ou passando no
meio dos carros
( ) Movimento intenso de veículos
( ) Agressões verbais ou físicas no
trânsito
( ) Falta de um agente de trânsito
( ) Falta de sinalização
( ) Outros
Quais?________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________________________________________________________________
3. De acordo com sua opinião, o que é preciso fazer para melhorar o trânsito na porta e no entorno da escola? |
ü Com
os questionários respondidos em mãos, professores e alunos poderão comparar e
analisar os problemas observados e registrados pelos alunos e aqueles apontados
pelos pais e profissionais da escola, tendo como referência as regras de
trânsito vigentes em nosso país. Deverão também listar as sugestões apontadas
para a melhoria do trânsito. Os resultados do estudo poderão ser divulgados nos
murais da escola. Além disso, alunos e professores poderão também propor uma
reunião na escola, contando com a participação dos pais, a fim de realizar esta
divulgação e discutir as alternativas de ação sugeridas nos questionários em
relação à melhoria do trânsito no entorno da escola.
ü O
professor apresenta várias reportagens de diferentes fontes de um mesmo
acidente de trânsito e solicita que os alunos analisem os diferentes focos
abordados por cada reportagem. Nesta atividade o professor deverá fazer com que
os alunos reflitam a respeito das chamadas e das intenções das reportagens.
Exemplo:
Manchete “Um carro desgovernado atropelou 5
crianças que estavam brincando na calçada. O motorista estava embriagado”.
Propor reflexões sobre:
a) O
condutor do veículo
b) O
limite de velocidade
c) Beber
e dirigir
d)
Brincar em ruas e calçadas
|
ü Sugestões
de jogos on-line que poderão ser utilizados pelos alunos, em duplas, no
Laboratório de Informática da escola, com a colaboração do professor, acessando
os links:
ü Filmes
que poderão ser explorados, vide links abaixo:
· http://youtu.be/5ncPmjd_HMw
Bibliografia consultada:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br
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