GENERO NOTICIA- ATIVIDADE DATA SHOW (1 aula) – PROFª
O objetivo é ativar os conhecimentos de mundo dos alunos sobre o
assunto da notícia relacionada à foto e incentivá-los a realizar hipóteses a
partir dela. O que contribuirá para a construção do sentido do texto.
I)
Leitura de imagem (oral)
1º) A foto
remete a que fato? Ela mostra o jogo entre quais times? Quando e onde aconteceu
o jogo?
2º) Vocês
saberiam identificar as pessoas da foto?
3º) O que o
homem de camisa amarela está fazendo? Qual é o significado do cartão vermelho
no futebol? O que mais ele usa? Que outros cartões ou instrumentos os juízes e
bandeirinhas usam em uma partida de futebol?
4º) Quem seria o
homem de camisa azul? O que ele estaria falando para o homem de camisa amarela?
5º) E quem seria
o jogador de camisa branca?
6º) Qual poderia
ser o título da notícia desta foto?
COPA DO MUNDO 2010
II) Manchete (oral)
Após este primeiro momento, exibirei a manchete a seguir (copiarei na lousa), prosseguindo com o exercício
oral.
JOGADOR CHORA AO SER EXPULSO CONTRA
ALEMANHA
1º) Este título
é dado à notícia da foto. Vocês sabem o nome do jogador ou time? E o motivo de
sua expulsão?
2º) Vocês sabem
que nome é dado ao título de uma notícia?
3º) Por que
o título de uma notícia é escrito com letras grandes?
4º) Esta
manchete chama a atenção do leitor para ler a notícia?
5º) Que tempo
verbal é usado na manchete e por que foi usado este tempo?
III) Leitura oral da notícia
Objetivo: Aguçar a curiosidade dos alunos para lerem a notícia.
Leitura em voz alta (pedirei para um aluno ler).
JOGADOR CHORA AO
SER EXPULSO CONTRA ALEMANHA
Expulso aos 11min
do segundo tempo no duelo contra a Alemanha, quando sua seleção já perdia por 2
a 0, o australiano Tim Cahill foi às lágrimas enquanto deixava o gramado. Além
de discordar da decisão do árbitro mexicano Marco Rodrigues, o meia teme que o
"sonho de sua vida" chegue ao fim antes da hora. "Essa Copa do
Mundo é o sonho da minha vida e alguém o levou para longe de mim com uma
decisão. Não tenho palavras para descrever como estou chateado. É um dos
momentos mais tristes da minha carreira", disse o camisa 10. O alemão
Schweinsteiger, vítima da falta que originou o cartão vermelho, saiu em defesa
do rival e afirmou que o árbitro poderia ter sido menos rigoroso, fato que
aumentou a irritação de Cahill. "Schweinsteiger saiu em minha defesa,
disse que não era lance para cartão vermelho. Tirem suas conclusões",
reclamou o atleta, que está suspenso da partida contra Gana, no próximo sábado,
às 11h, e deve ser substituído por Kewell. "Eu treinei muito para estar
aqui, me mantive em forma e agora não poderei jogar. Já passei por muitas
coisas difíceis no futebol, mas nada tão doloroso", declarou o jogador,
que completou: "Estou 100% comprometido com a causa de nossa seleção. Vou
treinar e mostrar o meu valor para o último jogo". (Acessado em 14/06/2010) Disponível em:http://esportes.terra.com.br/futebol/copa/2010/noticias
Após a leitura,
para que os alunos aprendam os elementos estruturais que compõem o gênero
notícia, farei, oralmente, as seguintes perguntas com base no texto:
1º) Que fato
aconteceu?
2º) Quem são as
pessoas envolvidas?
3º) Quando
aconteceu?
4º) Onde
aconteceu?
5º) Como
aconteceu o fato?
6º) Por que
aconteceu? (causas do fato)
7º) Há
depoimentos na notícia? De quem são? E por que foram usadas as aspas nestes
depoimentos? Qual a importância desses depoimentos para a notícia?
Nenhum comentário:
Postar um comentário