AÇÃO PEDAGÓGICA E
FORMATIVA.
Diante disso, cabe
indagar: qual a função e o perfil necessário ao pedagogo para que atue com
competência no âmbito não-escolar?
Este assunto desafiador
tem sido estudado e discutido no sétimo período do Curso de Pedagogia do
ISECENSA nas aulas de Formação Profissional VII. Como hoje o Pedagogo, está
sendo inserido num mercado de trabalho cada vez mais diversificado e amplo,
nossas discussões tem se direcionado para compreender a dinâmica que levou a
sociedade a chegar onde estamos hoje, com um discurso voltado para a inclusão
social, para o voluntariado, para projetos de pesquisas, para educação formal,
não formal e informal, observando o processo de ensino-aprendizagem não somente
como processo para dentro da escola, da sala de aula ou do cotidiano escolar,
mas um processo que acontece em todo e qualquer segmento da sociedade, seja ele
qual for.
Estamos estudando
também como o Pedagogo se insere neste novo contexto social, percebendo a sua
relação em diferentes espaços. “... Verifica-se hoje, uma ação pedagógica
múltipla na sociedade. O pedagógico perpassa toda a sociedade, extrapolando o
âmbito escolar formal, abrangendo esferas mais amplas da educação informal e
não-formal” (Libâneo, 2002, p.28).
É importante destacar
aqui como a educação formal e a não formal caminham paralelamente e, portanto,
a necessidade de agregar ao ensino formal, ministrado nas escolas, conteúdos da
educação não-formal, como os conhecimentos relativos às motivações, à situação
social, à origem cultural, etc. Por isto, esta nova perspectiva de atuação do
Pedagogo, sua qualificação vem filtrando cada vez mais, buscando uma relação
estreita entre as diferentes propostas de educação existentes na sociedade.
“... uma nova cultura escolar que forneça aos alunos instrumentos para que
saibam interpretar o mundo” (Touraine, 1997, citação da autora)
O ambiente
organizacional contemporâneo requer o trabalhador pensante, criativo,
pró-ativo, analítico, com habilidade para resolução de problemas e tomada de
decisões, capacidade de trabalho em equipe e em total contato com a rapidez de
transformação e a flexibilização dos tempos atuais.
Mas como conseguir
isso? Como conseguir desenvolver competências nos alunos de nossas escolas
atuais? Como contribuir para a construção de colaboradores autônomos, e com
espírito de aprendizes? Como manter as organizações atualizadas no mundo que
vive a transformação num ritmo frenético? Como transformar o ambiente de
trabalho em um ambiente de aprendizagem permanente?
Diante dessas
indagações surge a figura do Pedagogo Empresarial. Cada vez mais as empresas
descobrem a importância da educação no trabalho e desvendam a influência da
ação educativa do Pedagogo na empresa. O Pedagogo não é mais só o profissional
que atua no ambiente escolar. Ao contrário, dispõe de uma imensa área de
atuação, tais como: empresas de diversos setores, ONGS, editoras, sites e em
todas as áreas que requeiram um trabalho educativo.
A tarefa do Pedagogo
Empresarial é, entre outras, a de ser o mediador e o articulador de ações
educacionais na administração de informações dentro do processo contínuo de
mudanças e de gestão do conhecimento. Gerenciar processos de mudança exige
novas posturas e novos valores organizacionais, características fundamentais
para empresas que pretendem manter-se ativas e competitivas no mercado.
A palavra de ordem hoje
é Gestão do Conhecimento. Escolas e empresas que não repensarem seus modelos e agarrarem-se
aos velhos paradigmas do aprendizado e das relações humanas, estarão,
certamente, fadadas ao fracasso ou ao desaparecimento. A inexorabilidade da
reestruturação sócio-econômica obriga que as escolas desenvolvam competências
nos alunos para atender às exigências do mercado de trabalho e que as
organizações reestruturem-se e transforme o ambiente de trabalho num ambiente
de aprendizagem, contribuindo para a construção de pessoas que se antecipem aos
acontecimentos, sejam atualizadas e saibam aprender a aprender.
É nesta perspectiva que
o Curso de Pedagogia do ISECENSA preocupa-se com a formação dos seus alunos,
proporcionando-lhes aulas de campo e experiências práticas que os coloquem em
contato com as diversas modalidades educativas, a fim de que saiam para o
mercado de trabalho aptos a atuar de forma inovadora, criativa e
eficiente.Fazendo a diferença e deixando sua marca!
A partir da leitura
deste texto, do vídeo acima e das discussões realizadas nas aulas de Formação
Profissional VII faça um comentário sobre as experiências e aprendizagens
obtidas a partir do curso e das suas perspectivas profissionais ao término da
sua formação inicial.
Em que campo da
Pedagogia pretende atuar?
Um abraço...
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