O IDOSO
MERECE RESPEITO
Conhecendo
os direitos dos idosos
Você sabia que:
§ toda pessoa adulta com mais de 60 anos é considerada
idosa?
§ a família, a sociedade e o Estado têm a obrigação de
amparar o idoso, garantindo-lhe o direito à vida?
§ os motoristas de ônibus devem parar o veículo próximo
à calçada para que o idoso suba e desça com mais facilidade?
§ os idosos têm direito à aposentadoria, os homens após
35 anos de trabalho e as mulheres após 30 anos de trabalho?
§ nos postos de saúde, hospitais, bancos, supermercados
e correio o idoso tem direito ao atendimento preferencial?
§ o idoso tem direito a condução gratuita no sistema de
transporte coletivo?
§ o idoso tem direito a meia entrada em cinemas,
teatros, espetáculos, etc.?
Escreva um pequeno texto relatando duas
cenas envolvendo idosos: uma em que a pessoa idosa foi respeitada e outra em
que ela foi desrespeitada.
Para saber mais sobre o assunto
entreviste cinco pessoas e pergunte a elas:
§ Você tem alguma pessoa idosa na família?
§ Como é o dia-a-dia dessa pessoa?
§ Você conhece os direitos do idoso? Cite um deles.
Anote as respostas dos entrevistados em
seu caderno. Se alguma das pessoas não conhecer os direitos dos idosos,
comente-os com ela.
Os
idosos e o transporte coletivo
Todo idoso, homem com 65 anos e mulher com
60 anos, tem direito ao bilhete do idoso, que permite andar de ônibus coletivo
ou de metrô sem pagar passagem. Algumas cidades têm postos que entregam esses
bilhetes aos idosos, bastando comprovar a idade. Em outras cidades, para não
pagar passagem, o idoso deve comprovar a idade apresentando a carteira de
identidade ao motorista do ônibus.
Pesquise qual é o procedimento adotado em
sua cidade para a utilização dos transportes coletivos pelos idosos. Procure
também saber se os veículos têm acentos reservados para os idosos, gestantes,
mulheres com bebês e deficientes físicos.
Reúna-se em grupo com alguns colegas e
conversem sobre situações relacionadas aos idosos nos transportes coletivos:
§ Alguém de vocês já presenciou idosos viajando em pé em
ônibus ou metrô e jovens sentados?
§ Vocês costumam ceder seu lugar em ônibus ou metrô para
um idoso que esteja em pé?
Depois de conversarem, planejem e criem
uma campanha de esclarecimento sobre os direitos dos idosos relacionados aos
transportes públicos. Elaborem cartazes ou montem uma peça de teatro sobre o
assunto para exibir na escola.
Os
idosos no Brasil e no mundo
A expectativa de vida é um dado da
realidade social que se altera com o passar do tempo. Em 1990, a esperança de vida
do brasileiro era de 61 anos. Em 1999 passou a ser de 66,7 anos e em relação a
2025 estima-se que ela será de 84 anos. Com essa longevidade, 19% da população
brasileira em 2025 será de idosos.
Observe
este gráfico:
Como vivem os idosos
Fonte: Folha de S. Paulo, 23/9/1999.
Segundo os dados apresentados no gráfico:
a) quais são os países em que, em 2025, mais de 20% da
população será de idosos?
b) quais são os países em que, em 1999, os idosos
representavam cerca de 20% da população?
c) qual é o país que terá o maior índice de crescimento
da população idosa no período de 1999
a 2025?
Leia o texto a seguir:
Há previsões estatísticas de que, em 2025,
no Brasil, as pessoas só deixarão de trabalhar aos 80 anos. A população ativa,
ou seja, a composta de indivíduos que não dependem da família, com mais de 65
anos crescerá 28% entre 1999 e 2025, enquanto os problemas relativos à saúde
dos idosos diminuirão.
Atualmente, na população de idosos
brasileiros, os idosos ativos representam 24 %, e os frágeis, ou seja, os que
dependem da família, 61%.
Em 2025, os ativos serão 32%, e os
frágeis, 46%.
De acordo com o texto, responda:
a) Até que idade se supõe que, em 2025, as pessoas ainda
estarão trabalhando no Brasil?
b) De quanto será o aumento da porcentagem de idosos
ativos entre 1999 e 2025?
c) Qual o percentual estimado da população idosa ativa em
2025?
d) Qual o percentual estimado de idosos frágeis em 2025?
A população da região metropolitana de
São Paulo, a segunda maior do planeta, segundo dados do final da década de
1990, é estimada em 16,4 milhões de habitantes. Considerando essa estimativa,
calcule em relação a São Paulo e a partir das previsões apresentadas no texto
do exercício anterior, o número de:
a) idosos frágeis;
b) idosos ativos;
c) idosos frágeis em 2025;
d) idosos ativos em 2025.
Na cidade de São Paulo, há locais de
convivência de pessoas da terceira idade mantidos pela Prefeitura. Neles são
oferecidos cursos de artesanato, atividades esportivas, sociais e de integração
familiar.
Pesquise em sua cidade se há locais como
esses, onde ficam e que atividades sociais ou culturais voltadas aos idosos são
desenvolvidas neles.
Como
vivem os idosos?
Nem sempre os idosos vivem com pessoas de
suas famílias. Há os que vivem sós, sem cuidados especiais ou cuidados por
pessoas pagas para ajudá-los, e os que moram em pensionatos para idosos ou
mesmo em hospitais.
Na reportagem sobre idosos publicada no
jornal Folha de S. Paulo, em
23/9/1999, dados referentes a onze países (Itália, Brasil, Alemanha, França,
Bélgica, Holanda, Espanha, Suécia, Inglaterra, Canadá e Estados Unidos) mostram
que:
–
83% dos idosos
moram em suas casas;
–
4% moram em
estabelecimentos que dispõem de serviço médico;
–
2% moram em suas
residências, cuidados por pessoas pagas para ajudá-los;
–
11 % moram com
pessoas da família.
Represente em um gráfico de barras os
resultados dessa pesquisa.
Faça uma pesquisa em seu bairro para
saber como vivem os idosos. Copie dez vezes o modelo de ficha abaixo e
entreviste moradores que tenham uma ou mais pessoas idosas na família. Faça a
pergunta e assinale na ficha a resposta. Cada ficha deve corresponder a um
idoso.
Na classe, com a ajuda da professora,
reúna o resultado de sua pesquisa com os resultados obtidos pelos colegas.
a) Faça um gráfico de barras para representar o conjunto
dos resultados.
b) Compare esse gráfico com o anteriormente citado,
publicado no jornal Folha de S. Paulo.
A situação que você pesquisou é igual ou
diferente daquela mostrada pelos dados apresentados na reportagem do jornal? Escreva
um pequeno texto comentando a semelhança ou diferença entre as duas situações e
possíveis razões para isso.
O poder público deve garantir ao idoso o
acesso a recursos que possibilitem manter e recuperar a saúde. Vacinação anual
contra a gripe e pneumonia e orientação para a prevenção de doenças, como a
osteoporose, que atinge principalmente a mulher, são alguns desses recursos.
Informe-se sobre quais são as autoridades
públicas responsáveis pela saúde no país, no seu Estado ou na sua cidade e
escreva a uma delas uma carta solicitando atenção para a prevenção ou o
tratamento de problemas de saúde que os idosos costumam ter.
A solidão é um dos maiores problemas do
idoso. Que tal escrever de vez em quando uma carta a uma pessoa idosa de quem
você gosta? Fale a ela de coisas que acontecem com você, da sua escola, de
festas, de passeios, etc. Pergunte também sobre coisas que você gostaria de
saber sobre ela. Mesmo que a pessoa não saiba ler nem escrever, alguém poderá
ler sua carta para ela e ajudá-la a responder.
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