quarta-feira, 1 de março de 2017

O IDOSO MERECE RESPEITO
Conhecendo os direitos dos idosos
Você sabia que:
§ toda pessoa adulta com mais de 60 anos é considerada idosa?
§ a família, a sociedade e o Estado têm a obrigação de amparar o idoso, garantindo-lhe o direito à vida?
§ os motoristas de ônibus devem parar o veículo próximo à calçada para que o idoso suba e desça com mais facilidade?
§ os idosos têm direito à aposentadoria, os homens após 35 anos de trabalho e as mulheres após 30 anos de trabalho?
§ nos postos de saúde, hospitais, bancos, supermercados e correio o idoso tem direito ao atendimento preferencial?
§ o idoso tem direito a condução gratuita no sistema de transporte coletivo?
§ o idoso tem direito a meia entrada em cinemas, teatros, espetáculos, etc.?
Escreva um pequeno texto relatando duas cenas envolvendo idosos: uma em que a pessoa idosa foi respeitada e outra em que ela foi desrespeitada.
Para saber mais sobre o assunto entreviste cinco pessoas e pergunte a elas:
§ Você tem alguma pessoa idosa na família?
§ Como é o dia-a-dia dessa pessoa?
§ Você conhece os direitos do idoso? Cite um deles.
Anote as respostas dos entrevistados em seu caderno. Se alguma das pessoas não conhecer os direitos dos idosos, comente-os com ela.



Os idosos e o transporte coletivo
Todo idoso, homem com 65 anos e mulher com 60 anos, tem direito ao bilhete do idoso, que permite andar de ônibus coletivo ou de metrô sem pagar passagem. Algumas cidades têm postos que entregam esses bilhetes aos idosos, bastando comprovar a idade. Em outras cidades, para não pagar passagem, o idoso deve comprovar a idade apresentando a carteira de identidade ao motorista do ônibus.
Pesquise qual é o procedimento adotado em sua cidade para a utilização dos transportes coletivos pelos idosos. Procure também saber se os veículos têm acentos reservados para os idosos, gestantes, mulheres com bebês e deficientes físicos.
Reúna-se em grupo com alguns colegas e conversem sobre situações relacionadas aos idosos nos transportes coletivos:
§ Alguém de vocês já presenciou idosos viajando em pé em ônibus ou metrô e jovens sentados?
§ Vocês costumam ceder seu lugar em ônibus ou metrô para um idoso que esteja em pé?
Depois de conversarem, planejem e criem uma campanha de esclarecimento sobre os direitos dos idosos relacionados aos transportes públicos. Elaborem cartazes ou montem uma peça de teatro sobre o assunto para exibir na escola.

Os idosos no Brasil e no mundo


A expectativa de vida é um dado da realidade social que se altera com o passar do tempo. Em 1990, a esperança de vida do brasileiro era de 61 anos. Em 1999 passou a ser de 66,7 anos e em relação a 2025 estima-se que ela será de 84 anos. Com essa longevidade, 19% da população brasileira em 2025 será de idosos.


Observe este gráfico:





















Como vivem os idosos













                                            Fonte: Folha de S. Paulo, 23/9/1999.

Segundo os dados apresentados no gráfico:
a)     quais são os países em que, em 2025, mais de 20% da população será de idosos?
b)    quais são os países em que, em 1999, os idosos representavam cerca de 20% da população?
c)     qual é o país que terá o maior índice de crescimento da população idosa no período de 1999 a 2025?
Leia o texto a seguir:
Há previsões estatísticas de que, em 2025, no Brasil, as pessoas só deixarão de trabalhar aos 80 anos. A população ativa, ou seja, a composta de indivíduos que não dependem da família, com mais de 65 anos crescerá 28% entre 1999 e 2025, enquanto os problemas relativos à saúde dos idosos diminuirão.
Atualmente, na população de idosos brasileiros, os idosos ativos representam 24 %, e os frágeis, ou seja, os que dependem da família, 61%.
Em 2025, os ativos serão 32%, e os frágeis, 46%.
De acordo com o texto, responda:
a)     Até que idade se supõe que, em 2025, as pessoas ainda estarão trabalhando no Brasil?
b)    De quanto será o aumento da porcentagem de idosos ativos entre 1999 e 2025?
c)     Qual o percentual estimado da população idosa ativa em 2025?
d)    Qual o percentual estimado de idosos frágeis em 2025?

A população da região metropolitana de São Paulo, a segunda maior do planeta, segundo dados do final da década de 1990, é estimada em 16,4 milhões de habitantes. Considerando essa estimativa, calcule em relação a São Paulo e a partir das previsões apresentadas no texto do exercício anterior, o número de:
a)     idosos frágeis;
b)    idosos ativos;
c)     idosos frágeis em 2025;
d)    idosos ativos em 2025.

Na cidade de São Paulo, há locais de convivência de pessoas da terceira idade mantidos pela Prefeitura. Neles são oferecidos cursos de artesanato, atividades esportivas, sociais e de integração familiar.
Pesquise em sua cidade se há locais como esses, onde ficam e que atividades sociais ou culturais voltadas aos idosos são desenvolvidas neles.

Como vivem os idosos?
Nem sempre os idosos vivem com pessoas de suas famílias. Há os que vivem sós, sem cuidados especiais ou cuidados por pessoas pagas para ajudá-los, e os que moram em pensionatos para idosos ou mesmo em hospitais.
Na reportagem sobre idosos publicada no jornal Folha de S. Paulo, em 23/9/1999, dados referentes a onze países (Itália, Brasil, Alemanha, França, Bélgica, Holanda, Espanha, Suécia, Inglaterra, Canadá e Estados Unidos) mostram que:
       83% dos idosos moram em suas casas;
       4% moram em estabelecimentos que dispõem de serviço médico;
       2% moram em suas residências, cuidados por pessoas pagas para ajudá-los;
       11 % moram com pessoas da família.
Represente em um gráfico de barras os resultados dessa pesquisa.

Faça uma pesquisa em seu bairro para saber como vivem os idosos. Copie dez vezes o modelo de ficha abaixo e entreviste moradores que tenham uma ou mais pessoas idosas na família. Faça a pergunta e assinale na ficha a resposta. Cada ficha deve corresponder a um idoso.

Na classe, com a ajuda da professora, reúna o resultado de sua pesquisa com os resultados obtidos pelos colegas.
a)     Faça um gráfico de barras para representar o conjunto dos resultados.
b)    Compare esse gráfico com o anteriormente citado, publicado no jornal Folha de S. Paulo.

A situação que você pesquisou é igual ou diferente daquela mostrada pelos dados apresentados na reportagem do jornal? Escreva um pequeno texto comentando a semelhança ou diferença entre as duas situações e possíveis razões para isso.
O poder público deve garantir ao idoso o acesso a recursos que possibilitem manter e recuperar a saúde. Vacinação anual contra a gripe e pneumonia e orientação para a prevenção de doenças, como a osteoporose, que atinge principalmente a mulher, são alguns desses recursos.
Informe-se sobre quais são as autoridades públicas responsáveis pela saúde no país, no seu Estado ou na sua cidade e escreva a uma delas uma carta solicitando atenção para a prevenção ou o tratamento de problemas de saúde que os idosos costumam ter.
A solidão é um dos maiores problemas do idoso. Que tal escrever de vez em quando uma carta a uma pessoa idosa de quem você gosta? Fale a ela de coisas que acontecem com você, da sua escola, de festas, de passeios, etc. Pergunte também sobre coisas que você gostaria de saber sobre ela. Mesmo que a pessoa não saiba ler nem escrever, alguém poderá ler sua carta para ela e ajudá-la a responder.





Caixa de texto: Onde mora essa pessoa idosa de sua família?
Na própria casa (     )
Com a família (     )
Na própria casa, cuidada por uma pessoa paga para ajudá-la (    )
Em um estabelecimento que dispõe de serviço médico (     )

Caixa de texto: Onde mora essa pessoa idosa de sua família?
Na própria casa (     )
Com a família (     )
Na própria casa, cuidada por uma pessoa paga para ajudá-la (    )
Em um estabelecimento que dispõe de serviço médico (     )




Caixa de texto: Onde mora essa pessoa idosa de sua família?
Na própria casa (     )
Com a família (     )
Na própria casa, cuidada por uma pessoa paga para ajudá-la (    )
Em um estabelecimento que dispõe de serviço médico (     )

Caixa de texto: Onde mora essa pessoa idosa de sua família?
Na própria casa (     )
Com a família (     )
Na própria casa, cuidada por uma pessoa paga para ajudá-la (    )
Em um estabelecimento que dispõe de serviço médico (     )








Caixa de texto: Onde mora essa pessoa idosa de sua família?
Na própria casa (     )
Com a família (     )
Na própria casa, cuidada por uma pessoa paga para ajudá-la (    )
Em um estabelecimento que dispõe de serviço médico (     )

Caixa de texto: Onde mora essa pessoa idosa de sua família?
Na própria casa (     )
Com a família (     )
Na própria casa, cuidada por uma pessoa paga para ajudá-la (    )
Em um estabelecimento que dispõe de serviço médico (     )








Caixa de texto: Onde mora essa pessoa idosa de sua família?
Na própria casa (     )
Com a família (     )
Na própria casa, cuidada por uma pessoa paga para ajudá-la (    )
Em um estabelecimento que dispõe de serviço médico (     )

Caixa de texto: Onde mora essa pessoa idosa de sua família?
Na própria casa (     )
Com a família (     )
Na própria casa, cuidada por uma pessoa paga para ajudá-la (    )
Em um estabelecimento que dispõe de serviço médico (     )








Caixa de texto: Onde mora essa pessoa idosa de sua família?
Na própria casa (     )
Com a família (     )
Na própria casa, cuidada por uma pessoa paga para ajudá-la (    )
Em um estabelecimento que dispõe de serviço médico (     )

Caixa de texto: Onde mora essa pessoa idosa de sua família?
Na própria casa (     )
Com a família (     )
Na própria casa, cuidada por uma pessoa paga para ajudá-la (    )
Em um estabelecimento que dispõe de serviço médico (     )








Caixa de texto: Onde mora essa pessoa idosa de sua família?
Na própria casa (     )
Com a família (     )
Na própria casa, cuidada por uma pessoa paga para ajudá-la (    )
Em um estabelecimento que dispõe de serviço médico (     )

Caixa de texto: Onde mora essa pessoa idosa de sua família?
Na própria casa (     )
Com a família (     )
Na própria casa, cuidada por uma pessoa paga para ajudá-la (    )
Em um estabelecimento que dispõe de serviço médico (     )





Nenhum comentário: