“SER DE
VERDADE”
(Renan Ribeiro)
PENSEI
EM TE CHAMAR ,
OUVÍ
O TEU SINAL
QUERENDO
APROXIMAR O CORAÇÃO
DO
CORAÇÃO
HÁ
MUITO O QUE DIZER, E MUITO O QUE OUVIR
É
HORA DE FAZER ACONTECER O DESCOBRIR
E
CADA UM VAI CONSRUIR
UM
PEDACINHO DESSE CÉU
SER
DE VERDADE UM CIDADÃO
E
NÃO APENAS NO PAPEL
SER
DE VERDADE UM CIDADÃO
QUERO
APRENDER VOCÊ PODE ME
ENSINAR
QUERO
ENTENDER, SENTIR, VIVER E
TRANSFORMAR
ME
ENSINE MAIS, EU SEI QUE
SOU
CAPAZ
VEM
PERCEBER O QUANTO SOMOS
IGUAIS.
O cidadão de papel
Quando andamos pela cidade, encontramos diariamente
meninos de rua. Alguns não fazem nada. Outros estão lavando e cuidando de
carros. São engraxates ou vendedores de balas nos semáforos.
Essa cena tornou tão comum
que nem chama mais atenção. Nota-se a ausência de cidadania quando uma
sociedade gera um menino de rua. Ele é o sintoma mais agudo da crise social. Os
pais são pobres e não conseguem garantir a educação dos filhos. Eles vão
continuar pobres, já que não arrumam bons empregos. É a famosa pergunta: quem
nasceu antes: o ovo ou a galinha?
O garoto é pobre porque não
conseguiu estudar em uma boa escola ou é
porque ou é porque não estudou que continua pobre?
Esse circulo vicioso não
atinge somente os meninos de rua. Revela uma sociedade que fecha oportunidades
a todos, inclusive para você.
Estamos vendo dois extremos
de perversidade social. Os mais fracos são as maiores vitimas: as crianças e os
velhos. É uma sociedade que não respeitam suas crianças e seus velhos mostram
desprezo ou, no mínimo, indiferença com seu futuro. Vamos ao obvio: Todo mundo
já foi criança e será velho um dia. Portanto ninguém esta seguro.
Agora, a pergunta é: esses
direitos passam do papel onde foram escritos?
Era uma
vez, ma antiga Grécia, no século 7
a .C; um povo muito organizado que já dava um belo
exemplo de como praticar a política e a cidadania.
Os gregos que moravam em Atenas e em algumas
outras cidades da Grécia se reuniam para tomar decisões que afetavam toda a
comunidade. Os cidadãos aprovavam as leis e decidiam todos os assuntos importantes do governo. Essa maneira de governar foi chamada de
democracia. Por isso ser cidadão não é só ter uma certidão de nascimento, não!
É também praticar a cidadania, exigir seus direitos, não ter preconceitos,
respeitar as leis e conhecer nosso papel da Democracia. Que tal começar agora?
A
cidadania está presente nas relações pessoais do ser como o outro, respeito ao
meio em que a gente vive e com as pessoas que fazem parte dele. Os deveres
existem para organizar a vida em comunidade. Em casa, na escola, na rua, no shoping,
em qualquer lugar a gente vai encontrar regrinhas, o que pode ser feito e o que
não pode.
Os
direitos existem para que cada um de nós tenha uma vida digna e decente, ainda
que nem sempre eles sejam respeitados. Como cidadão, todo ser humano já nasce
com uma série de direitos: direito à vida, ao trabalho, à liberdade. Ser
cidadão também é bater o pé para que os direitos não sejam só leis no papel.
É
justamente neste foco que desenvolvemos o Projeto Cidadania. Tendo como
objetivo a educação, respeito e a conscientização do papel do cidadão no mundo.
Compreender
a cidadania com participação social e política, assim como exercício de
direitos e deveres políticos, civis em sociais, adotando, no dia-a-dia,
atitudes de solidariedade, cooperação e repúdio ás injustiças, respeitando o
outro e exigindo para si mesmo o respeito. Desenvolvendo a capacidade de
observação, reflexão, criatividade, julgamentos, comunicação, convívio social,
cooperação, decisão, iniciativa e ação, através da aquisição do conhecimento
por técnicas fundamentais para falar, escrever, calcular, bem como facilitar a
absorção de conhecimentos úteis e família e a comunidade.
·
Possibilitar
a resgatar o exercício da cidadania;
·
Adotar
atitudes de respeito mútuo, desigualdade e solidariedade em situações lúdicas,
sociais e esportivas, repudiando qualquer espécie de violência.
·
Reconhecer-se
como elemento integrante do ambiente, adotando hábitos saudáveis de higiene,
alimentação e atividades corporais, relacionando-os com os efeitos sobre a
própria saúde.
·
Refletir
e avaliar seu próprio desempenho e dos demais, tendo como referência o esforço
em si, prescindindo, em alguns casos, do auxílio do educador.
A
metodologia adotada neste projeto será desenvolvida em principio, através de
informações que possam fazer com que as crianças e adolescentes reflitam a respeito da
temática em
desenvolvimento. Assim a metodologia pressuposta incentiva e
resgata o prazer do despertar pelo conhecimento do ser cidadão num contexto
social e político.
Diante da
metodologia que norteia o trabalho pedagógico, a proposta de qualificação
favorece o respeito às individualidades, peculiaridades e experiências de todo
o corpo docente e discente.
LINGUA PORTUGUESA
·
Tipologia
Textual (Função social, estrutura e
modelo)
·
Texto
Informativo
·
Leitura
e reflexão de diversos textos Letras, sílabas, palavras, nome, sobrenome.
·
Documentos
pessoais
·
Descrição
·
Jogos
ortográficos
·
Paragrafação
·
Título,
personagem, autor.
·
Trabalho
com tirinhas
MATEMÁTICA
·
Números
·
Calendário
·
Ordem
crescente e Decrescente
·
Sistema
monetário
·
Tabelas
·
Operações
NATUREZA
E SOCIEDADE
·
História
do nome
·
Convívio
Social
·
Direitos
e Deveres
·
Preservação
do patrimônio público
·
Meio
Ambiente
·
Saúde
·
Folclore
·
Festa
da família
·
Aniversário
da Petrobrás
·
Estatuto
da criança e do Adolescente
·
Dramatização
·
Elaboração
de Tirinhas
·
Passatempo
·
Situações
Problemas
·
Seminários
·
Paródias
·
Pesquisas
·
Entrevistas
·
Palestras
·
Produção
Textual
·
Escrita
individual e em grupo
·
Participação
geral
·
Registros
de Observações no diário
·
Auto-Avaliação
Ao
pensarmos em avaliação, precisamos estar refletindo acerca de: o que avaliar,
para que avaliar, como avaliar na perspectiva de construir a competência da
criança que queremos formar: aquele individuo capaz de compreender criticamente as realidades
sociais, e de se colocar como sujeito
ativo, participativo e atuante na tarefa de reconstrução da sociedade cultural
e política.
Palestra com toda a comunidade
·
Jornais
·
Revistas
·
CD
·
DVD
·
SOM
·
Papel
Ofício
·
Lápis
de Cor
·
Hidracor
·
Textos
·
Cartolina
·
Papel
Metro
·
Fita
Adesiva
·
Cola
·
PAPEL
CIDADÃO
·
SARGENTIN,
Hermínio – Montagem e Desmontagem de textos
·
Guia
do Educador – Viver e Aprender vol.4
·
Canal
Kids
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