I – TEMA E DURAÇÃO
II –
JUSTIFICATIVA
III – OBJETIVOS
GERAIS
IV– RECORTES
TEMÁTICOS
V – RECURSOS
VI – AVALIAÇÃO
VII – BIBLIOGRAFIA
I – TEMA E
DURAÇÃO
TEMA: JORNAL NA
SALA.
DURAÇÃO: todo o ano letivo de 1999.
II - JUSTIFICATIVA
|
Atualmente temos que ser aprendizes permanentes,
sempre prontos para responder as diferentes necessidades que vão surgindo a
cada dia no mundo. Trata-se de uma sociedade de aprendizagem, na qual aprender
a aprender tornou-se uma meta que requer um tipo diferente de
conhecimento e um sistema diferente de construção desse conhecimento. Assim
apresentamos o jornal como alternativa não convencional de se trabalhar com uma
diversidade de variações lingüísticas e que propicia a conscientização de
diferentes contextos sociais do indivíduo como ser pensante/ atuante da
sociedade.
Uma Educação de Adultos
voltada para aspectos que lidam com o cotidiano do educando e que parta para um
sentido realmente significativo da sua função social como cidadão (aspecto
priorizado no plano de Ensino), nos leva a um trabalho dirigido com o jornal,
na qual acreditamos ser um riquíssimo material pedagógico.
O trabalho com o jornal na
sala se transforma em uma forma democrática de desenvolver a consciência da
cidadania, pois ele não apenas informa, mas principalmente exerce o poder de
formar opinião. O
envolvimento do jornal no processo educativo da sociedade se configura como
instrumento multifacetado, com inúmeras ações que visam contribuir cada vez
mais para a difusão da informação e do saber no País.
Esse verdadeiro caleidoscópio
de atividades representa uma ponte entre o mundo da mídia impressa e o mundo da educação. Além de desenvolver o
hábito da leitura, ele passa a contribuir para a construção da liberdade do ser
humano com base na democratização do saber.
III
- OBJETIVOS GERAIS
Entende-se que o processo de
leitura é um ato de projeção e por isso de identificação, portanto, ler
significa realizar uma leitura de si e do outro, é entrar na ordem do prazer e
percorrer o mundo da leitura pelo viés do afeto, organizando efetivamente um
mundo melhor, mais amplo e significativo.
Seguras disso viabilizamos o
Projeto “Jornal na sala” com os alunos, buscando valorizar a linguagem escrita,
desenvolvendo um trabalho centrado na leitura e proporcionando condições para
que o aluno amplie e recrie o conhecimento já existente em diversas áreas, com
enfoque nas questões sociais urgentes que nos leva aos temas transversais
(proposta dos Parâmetros Curriculares Nacionais), acreditando que esses
assuntos serão norteadores de todo o trabalho nas diferentes disciplinas.
IV - RECORTES TEMÁTICOS
-
Trabalhos com
várias modalidades de linguagem:
·
Manchetes
·
Anúncios
·
Charge
·
Classificados
·
Propaganda
·
Adivinhações
·
Piadas
·
Esportes
·
Meteorologia
·
Horóscopo
·
Poesia
·
Crônica
·
Reportagem
·
Entrevistas
·
Gráficos e
tabelas
·
Histórias em
quadrinhos
·
Curiosidades
-
Confrontação de
várias abordagens de uma mesma notícia em diferentes jornais;
-
Leitura crítica
do jornal a fim de que os alunos não sejam apenas objeto, mas também sejam sujeitos da Histórias;
V – RECURSOS
-
Diferentes
jornais ( Estadão, Folha de São Paulo, Diário, Jornal da Manhã e outros);
-
Fichas
mimeografadas;
-
Vídeos;
-
Jornal mural;
-
Textos variados (
panfletos, contas de água, luz e telefone diversos textos literários que
enriqueçam a notícia discutida);
-
Mapas;
-
Globo Terrestre e
-
Pesquisas.
VI - AVALIAÇÃO
A avaliação constará de uma observação
constante, numa ação educativa decorrente da análise do seus entendimentos, de
modo a favorecer ao jovem/adulto o alcance de um saber competente.
Mas, dentre todos os
instrumentos que serão utilizados para avaliar não deixaremos de respeitar o
ritmo de cada indivíduo, sempre analisando quem aprendeu, quem AINDA não
aprendeu. O fato de se incluir o AINDA revela que existe a possibilidade de o
aluno estar aprendendo sempre, evoluindo permanentemente em suas hipóteses e
assim oportunizar-lhes muitos desafios que favoreçam sua descoberta de mundo.
“Não existe Educação sem
avaliação e não existe avaliação sem a intenção de educar”.
Jussara Hoffmann
VII – BIBLIOGRAFIA
-
FARIA, Maria
Alice de Oliveira. O jornal na sala de
aula. São Paulo: Contexto, 1989.
-
SÃO PAULO
(Estado) Secretaria da Educação. Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas.
O texto: da teoria à prática: subsídios à proposta curricular para o ensino
de língua portuguesa; 1 Grau. São Paulo: SE/CENP, 1991.
-
SÃO Paulo
(Estado) Secretaria da Educação. Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas.
Ciclo Básico: 1 Grau. 2. Ed. São
Paulo: SE/CENP, 1994. V1. (Prática Pedagógica).
-
Projeto : “O
Estadão na Escola”. Propostas educacionais com o uso do jornal on line.
-
Hoffmann, Jussara
Maria Lerch, Avaliação mediadora: uma
prática em construção da pré-escola à
universidade- Porto Alegre: Educação e realidade, 1993.
-
Freire, Paulo, Pedagogia da Autonomia- Saberes Necessários
à Prática Educativa. 5ª Edição, ED. Paz e Terra.
“Ler o mundo é também
tocá-lo, senti-lo, pensá-lo em suas partições, em suas múltiplas faces, nos
seus jeitos instáveis, fluidos”.
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