APRESENTAÇÃO
Desde que foi criado em 1994, a Semana Nacional do Trânsito, que
acontece nos mês de Setembro nos 18 até o dia 25, é um momento para se refletir
a respeito dos cuidados, que devemos ter ao cruzamos as ruas e pistas movimentadas,
assim, como os motoristas devem se comportar ao volante.
Esse ano como o tema “Educação Para o Trânsito” o CONTRAN, (Conselho
Nacional de Trânsito), lançou oficialmente em todo o país a Semana Nacional de
Transito.
A Criança no
Trânsito - Orientações Básicas
As crianças são habituais companheiras de viagem no
veículo, pelo menos uma vez por dia. São transportadas da casa para a escola,
da escola para a casa, além do dentista, médico, natação e compras, fora os
passeios nos finais de semana e as viagens com a família. Portanto, devem ser
orientadas para o comportamento de respeito e segurança nas vias públicas, seja
na condição de pedestre, passageiro ou condutor. Quando se fala em condutor,
não nos referimos aos veículos automotores, ou que ela um dia vai conduzir este
tipo de veículo. Mas a realidade é que atualmente nossas crianças usam
bicicleta, muitas usam montaria, outras são vendedoras ambulantes e conduzem o
veiculo do catador de produtos recicláveis.
Outro aspecto a considerar é que os brinquedos tais
como skate, patins, patinetes, etc., não são veículos, mas brinquedos, e existe
lugar apropriado e seguro para brincar com eles.
Muitas vezes, a falta de maturidade para aprender
determinados comportamentos adequados no trânsito, pode ser confundida com distração,
desobediência ou até pouca inteligência. Conhecer as limitações da criança é
importante para entender porque ela não pode se comportar com a mesma
desenvoltura do adulto no tráfego.
São características da criança e dos adolescentes:
- Dificuldade
de localização precisa dos sons que ela ouve no tráfego;
- Capacidade
de lidar apenas com um fato ou uma única ação de cada vez, até
aproximadamente sete anos;
- Dificuldade
de julgamento da distância de um objeto nas vias de tráfego;
- Tendência
à distração e ao comportamento imprevisível, decorrente da concentração
voltada exclusivamente para uma única atividade de interesse;
- Necessidade
de maior tempo para processamento de informações;
- Dificuldade
de encontrar locais seguros para atravessar que não sejam os evidentes,
como as passarelas, por exemplo;
- Incapacidade ou dificuldade de colocar-se na
posição dos outros, o que é fundamental para a compreensão do jogo do
trânsito. Isso só muda por volta dos onze anos de idade, quando a criança
passa de uma visão do mundo centrada em si mesma para uma visão mais
social;
- Pequena
estatura, que prejudica tanto a visão do trânsito pela criança, como
dificulta a visão da criança pelo motorista. Os olhos da criança estão
entre 80 e 100 cm de altura, enquanto os dos adultos ficam de 150 a 175 cm
de altura.
JUSTIFICATIVA.
Em
todo o país ocorrem mortes não só envolvendo carros, mais mortes devidas às
brigas com motoristas e pedestres e motoristas, devido à falta de educação no
transito.
Segundo
o Sistema Nacional de Trânsito (SNT), a imperícia, a imprudência e a
negligência humanas, como fatores principais, pela ocorrência de mais de 35 mil
mortes anuais ocorridas por acidentes de trânsito no Brasil.
Outro
fator que também é dado como motivos de acidentes e mortes no transito esta
segundo o Sistema Nacional de Trânsito, é falta de ética entre pedestres e
motoristas.
E
o que nos do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, temos com isso?
Temos e muito. O nosso publico é
composto por uma das partes mais vulnerável da população: as Crianças e dos
Adolescentes.
Pensando
nisso é que elaboramos esse Projeto baseado na Campanha Nacional de Trânsito
desse ano que é “Educação Para o Transito”. Bom trabalho e sucesso.
OBJETIVOS:
Ø Desenvolver
atitudes de ética nas nossas criads;
Ø
Respeitar as Leis de Trânsito existentes no País e
na cidade;
Ø
Segurança pessoal e no grupo em que está inserido;
Ø
Transmitir conhecimentos básicos de segurança de
transito as criads nas jornadas ampliadas;
Ø
Cuidados necessários quando andarem de bicicleta;
Ø Entreter.
DESENVOLVIMENTO
O
teatro é uma das formas para se trabalhar temas escolares para um melhor
aproveitamento pedagógico das atividades propostas. Por isso nesse projeto
vamos trabalhar a encenação de Teatro com nossas criads.
Divida
a sala em dois grupos: das crianças pequenas e os adolescentes. Com as crianças
pequenas trabalhe os sinais de transito e como devemos atravessar as ruas
movimentadas, quais os cuidados que devemos ter em atravessar uma rua.
Nesse
caso elabore uma peça de Teatro onde as crianças pequenas encenem situações de
risco com: atravessar uma rua sozinha, movimentada etc. a imaginação fica por
conta de vocês.
Para
os adolescentes vamos elaborar uma situação onde um motorista bebe e depois vai
dirigir e é parado por um (a) policial que repreende por ter bebido, e que
poderia ter causado um acidente. Nesse caso o objetivo é mostrar que quando o
motorista bebe pode causar a morte de pessoas inocentes.
Todas
as situações devem ser relacionadas com a nossa realidade, local, pois mesmo
nossas crianças vindas das classes populares elas não estão livres de sofrerem
acidentes automobilísticos. Vocês vão receber em anexo materiais para o
desenvolvimento das atividades nas jornadas ampliadas.
REFERÊNCIA
BIBLIOGRAFICA
BRASIL. Departamento Nacional de Trânsito. Onde
fica o paraíso? Um passeio no passado. Brasília: Ministério das Cidades,
DENATRAN, 2008.
BRASIL. Republica Federativa do. Lei 9503 de 23 de
Setembro de 1997. Código Nacional de Trânsito. Brasília, 1997.
BRASIL. Republica Federativa do. Lei 9394/1996.
Lei de Diretrizes da Educação Nacional. LDBEN, Brasília: Ministério da Educação,
1996.
BRASIL. Republica Federativa do. Lei 8069/1990. Estatuto
da Criança e do Adolescente. Brasília, 1990.
Nenhum comentário:
Postar um comentário