Projeto
Correspondência
Objetivo:
- Rede de intercâmbio, colocar o aluno numa
     situação real de comunicação e de socialização do pensamento com os outros
     alunos da mesma faixa etária e escolaridade;
 - Criar estímulos para que cada um exija de si
     mesmo o melhor;
 - Realizar a interdisciplinaridade através do
     intercâmbio;
 - Realizar o encontro dos alunos das escolas para conhecer seus correspondentes, engajando-os na rede de intercâmbio.
 
Desenvolvimento
Estratégico
Através de ações
como:
- Conversa informal sobre a importância de uma
     correspondência em nossa sociedade;
 - Levar o aluno a entender a organização na qual
     atende a uma função que a diferencia dos demais tipos de textos:
     estabelecer um diálogo direto entre remetente e destinatário, trazer uma
     mensagem pontual e apresentar uma organização de texto que se mantém os
     aspectos: evocação, data, mensagem, desfecho e assinatura;
 - Preenchimento do envelope: destinatário e
     remetente;
 - Projetos desenvolvidos e abordados nas trocas das
     cartas: 
 
Portugues
- Projeto amigos; 
 - Meu nome é... : 
 - Como sou... : 
 - Identidade; 
 - Meus gostos e sonhos; 
 - Amigo secreto; 
 - Acróstico.
História e Geografia 
- Minha história; 
 - Naturalidade; 
 - Fatos marcantes da história familiar e do aluno; 
 - Migração; 
 - Trajeto percorrido até a escola observando: ruas,
     avenidas, tipos de moradia, comércio, etc.
Educação Artística e Educação Física 
- Tingindo papéis, através da técnica de tingimento
     de papéis os alunos experimentarão maneiras para conseguir efeitos
     variados no papel para a escrita das cartas; 
 - Confecção de crachás criativos para
     identificação; 
 - Confecção de lembrancinhas (suporte para
     pirulitos), motivo "Festa Junina"; 
 - Apresentação dos alunos, professores,
     coordenadores, diretores e mães de alunos; 
 - Troca de lembranças e de experiências no projeto
     de classe de aceleração, através de depoimentos; 
 - Visita às dependências da Escola; 
 - Lanche; 
 - Dinâmica de grupo; 
 - Coreografia criadas pelos próprios alunos; 
 - Jogos recreativos; 
 - Brincando de forca; 
 - Encerramento: Agradecimento e apresentação de
     números musicais.
 
Síntese
ou Culmimância
- Em todas as atividades que foram desenvolvidas
     neste projeto, houve respeitos mútuo, disciplina, boas maneiras e espírito
     de cooperativismo que contribuíram para a socialização entre alunos. 
 - Foi grande a participação e solidariedade para
     com os colegas não alfabetizados na escrita das cartas e em outras
     atividades. 
 - Houve um resgate da auto-estima dos alunos
     proporcionando uma grande motivação e expectativa, levando-os a
     desempenhar as atividades com entusiasmo e a compreender o objetivo e a
     importância da escrita através da correspondência. 
 - Produção de texto feito pelos alunos relatando a
     realização do projeto.
 
Agradecimento pelo
apoio:
- DIRETORAS:
Maria Cilena Taquet
Maria Margarida Nogueira de Almeida - COORDENADORAS:
Nilsa de fátima Cursino Lopes
Imara - PROFESSORA:
Ivanete Eubeisa Amaro - MÃES DE ALUNOS:
Carmem Eliana Pires da Silva - Merendeiras e funcionários.
 

Nenhum comentário:
Postar um comentário