Projeto
Correspondência
Objetivo:
- Rede de intercâmbio, colocar o aluno numa
situação real de comunicação e de socialização do pensamento com os outros
alunos da mesma faixa etária e escolaridade;
- Criar estímulos para que cada um exija de si
mesmo o melhor;
- Realizar a interdisciplinaridade através do
intercâmbio;
- Realizar o encontro dos alunos das escolas para conhecer seus correspondentes, engajando-os na rede de intercâmbio.
Desenvolvimento
Estratégico
Através de ações
como:
- Conversa informal sobre a importância de uma
correspondência em nossa sociedade;
- Levar o aluno a entender a organização na qual
atende a uma função que a diferencia dos demais tipos de textos:
estabelecer um diálogo direto entre remetente e destinatário, trazer uma
mensagem pontual e apresentar uma organização de texto que se mantém os
aspectos: evocação, data, mensagem, desfecho e assinatura;
- Preenchimento do envelope: destinatário e
remetente;
- Projetos desenvolvidos e abordados nas trocas das
cartas:
Portugues
- Projeto amigos;
- Meu nome é... :
- Como sou... :
- Identidade;
- Meus gostos e sonhos;
- Amigo secreto;
- Acróstico.
História e Geografia
- Minha história;
- Naturalidade;
- Fatos marcantes da história familiar e do aluno;
- Migração;
- Trajeto percorrido até a escola observando: ruas,
avenidas, tipos de moradia, comércio, etc.
Educação Artística e Educação Física
- Tingindo papéis, através da técnica de tingimento
de papéis os alunos experimentarão maneiras para conseguir efeitos
variados no papel para a escrita das cartas;
- Confecção de crachás criativos para
identificação;
- Confecção de lembrancinhas (suporte para
pirulitos), motivo "Festa Junina";
- Apresentação dos alunos, professores,
coordenadores, diretores e mães de alunos;
- Troca de lembranças e de experiências no projeto
de classe de aceleração, através de depoimentos;
- Visita às dependências da Escola;
- Lanche;
- Dinâmica de grupo;
- Coreografia criadas pelos próprios alunos;
- Jogos recreativos;
- Brincando de forca;
- Encerramento: Agradecimento e apresentação de
números musicais.
Síntese
ou Culmimância
- Em todas as atividades que foram desenvolvidas
neste projeto, houve respeitos mútuo, disciplina, boas maneiras e espírito
de cooperativismo que contribuíram para a socialização entre alunos.
- Foi grande a participação e solidariedade para
com os colegas não alfabetizados na escrita das cartas e em outras
atividades.
- Houve um resgate da auto-estima dos alunos
proporcionando uma grande motivação e expectativa, levando-os a
desempenhar as atividades com entusiasmo e a compreender o objetivo e a
importância da escrita através da correspondência.
- Produção de texto feito pelos alunos relatando a
realização do projeto.
Agradecimento pelo
apoio:
- DIRETORAS:
Maria Cilena Taquet
Maria Margarida Nogueira de Almeida - COORDENADORAS:
Nilsa de fátima Cursino Lopes
Imara - PROFESSORA:
Ivanete Eubeisa Amaro - MÃES DE ALUNOS:
Carmem Eliana Pires da Silva - Merendeiras e funcionários.
Nenhum comentário:
Postar um comentário