Como fazer observação
de sala de aula, enquanto coordenador pedagógico???
Entrar na classe para
analisar as interações entre os alunos e o professor requer planejamento e
quebra de resistência .O papel da coordenação pedagógica é melhorar a prática docente
na formação continuada na escola. E, para saber das necessidades da equipe para
ensinar melhor, quem exerce essa função tem inúmeros recursos, como analisar o
planejamento das atividades, as produções dos alunos e o resultado das
avaliações. Contudo, existe uma ferramenta que vai direto ao ponto e permite um
conhecimento mais estreito dos problemas didáticos: é a observação feita na
sala de aula.
O OBJETIVO DESSA
FERRAMENTA DE FORMAÇÃO É ANALISAR AS INTERAÇÕES QUE SÃO CONSTRUÍDAS ENTRE O
PROFESSOR, OS ESTUDANTES E OS CONTEÚDOS TRABALHADOS (LEIA UMA SUGESTÃO DE PAUTA
NA ÚLTIMA PÁGINA). MUITAS VEZES, O PRÓPRIO DOCENTE NÃO PERCEBE QUE UMA PEQUENA
MUDANÇA EM SUA PRÁTICA PODE LEVAR A RESULTADOS MAIS POSITIVOS - E UMA PESSOA DE
FORA TEM MAIS FACILIDADE PARA APONTAR UM CAMINHO. NESTA REPORTAGEM, VOCÊ,
COORDENADOR PEDAGÓGICO, VAI SABER COMO ROMPER EVENTUAIS BARREIRAS PARA USAR A
OBSERVAÇÃO DA SALA DE AULA COMO UMA FERRAMENTA FORMATIVA.
COMO DAR OS PRIMEIROS
PASSOS E QUEBRAR RESISTÊNCIAS
A IDEIA É SIMPLES: VOCÊ
ENTRA NA CLASSE, ASSISTE A UMA AULA, FAZ ANOTAÇÕES E, COM BASE NELAS, TEM MAIS
SEGURANÇA PARA PLANEJAR OS ENCONTROS DE FORMAÇÃO E ORIENTAR OS PROFESSORES,
CERTO? CERTO. SÓ QUE NÃO É TÃO SIMPLES ASSIM: ALGUNS DOCENTES SENTEM SEU ESPAÇO
INVADIDO COM A PRESENÇA DE UM OBSERVADOR.
É PRECISO CRIAR UM
CLIMA E UMA CULTURA EM QUE A PARCERIA NO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL ESTEJA
ACIMA DE MELINDRES PESSOAIS.
PARA QUEM ESTÁ
INICIANDO NA FUNÇÃO DE COORDENADOR OU CHEGANDO A UMA ESCOLA EM QUE NÃO EXISTE
ESSA PRÁTICA, É UM POUCO MAIS COMPLICADO. O PRIMEIRO PASSO É CONVERSAR COM TODA
A EQUIPE NOS ENCONTROS COLETIVOS, ESCLARECENDO QUE OS PRINCIPAIS OBJETIVOS SÃO:
MONTAR A PAUTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA COM BASE NAS NECESSIDADES DE ENSINO E
CONHECER BONS EXEMPLOS DE PRÁTICA DIDÁTICA QUE MEREÇAM SER COMPARTILHADOS COM A
EQUIPE (SIM, ÀS VEZES ELAS FICAM RESTRITAS A UMA SÓ SALA DE AULA, QUANDO
PODERIAM SER DIVULGADAS E AJUDAR OUTROS ALUNOS A APRENDER).
ENTRAR NA CLASSE PARA
ANALISAR AS INTERAÇÕES ENTRE OS ALUNOS E O PROFESSOR REQUER PLANEJAMENTO E
QUEBRA DE RESISTÊNCIA.
Nenhum comentário:
Postar um comentário