segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017

Como fazer observação de sala de aula, enquanto coordenador pedagógico???
Entrar na classe para analisar as interações entre os alunos e o professor requer planejamento e quebra de resistência .O papel da coordenação pedagógica é melhorar a prática docente na formação continuada na escola. E, para saber das necessidades da equipe para ensinar melhor, quem exerce essa função tem inúmeros recursos, como analisar o planejamento das atividades, as produções dos alunos e o resultado das avaliações. Contudo, existe uma ferramenta que vai direto ao ponto e permite um conhecimento mais estreito dos problemas didáticos: é a observação feita na sala de aula.


O OBJETIVO DESSA FERRAMENTA DE FORMAÇÃO É ANALISAR AS INTERAÇÕES QUE SÃO CONSTRUÍDAS ENTRE O PROFESSOR, OS ESTUDANTES E OS CONTEÚDOS TRABALHADOS (LEIA UMA SUGESTÃO DE PAUTA NA ÚLTIMA PÁGINA). MUITAS VEZES, O PRÓPRIO DOCENTE NÃO PERCEBE QUE UMA PEQUENA MUDANÇA EM SUA PRÁTICA PODE LEVAR A RESULTADOS MAIS POSITIVOS - E UMA PESSOA DE FORA TEM MAIS FACILIDADE PARA APONTAR UM CAMINHO. NESTA REPORTAGEM, VOCÊ, COORDENADOR PEDAGÓGICO, VAI SABER COMO ROMPER EVENTUAIS BARREIRAS PARA USAR A OBSERVAÇÃO DA SALA DE AULA COMO UMA FERRAMENTA FORMATIVA.

COMO DAR OS PRIMEIROS PASSOS E QUEBRAR RESISTÊNCIAS

A IDEIA É SIMPLES: VOCÊ ENTRA NA CLASSE, ASSISTE A UMA AULA, FAZ ANOTAÇÕES E, COM BASE NELAS, TEM MAIS SEGURANÇA PARA PLANEJAR OS ENCONTROS DE FORMAÇÃO E ORIENTAR OS PROFESSORES, CERTO? CERTO. SÓ QUE NÃO É TÃO SIMPLES ASSIM: ALGUNS DOCENTES SENTEM SEU ESPAÇO INVADIDO COM A PRESENÇA DE UM OBSERVADOR.

É PRECISO CRIAR UM CLIMA E UMA CULTURA EM QUE A PARCERIA NO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL ESTEJA ACIMA DE MELINDRES PESSOAIS.

PARA QUEM ESTÁ INICIANDO NA FUNÇÃO DE COORDENADOR OU CHEGANDO A UMA ESCOLA EM QUE NÃO EXISTE ESSA PRÁTICA, É UM POUCO MAIS COMPLICADO. O PRIMEIRO PASSO É CONVERSAR COM TODA A EQUIPE NOS ENCONTROS COLETIVOS, ESCLARECENDO QUE OS PRINCIPAIS OBJETIVOS SÃO: MONTAR A PAUTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA COM BASE NAS NECESSIDADES DE ENSINO E CONHECER BONS EXEMPLOS DE PRÁTICA DIDÁTICA QUE MEREÇAM SER COMPARTILHADOS COM A EQUIPE (SIM, ÀS VEZES ELAS FICAM RESTRITAS A UMA SÓ SALA DE AULA, QUANDO PODERIAM SER DIVULGADAS E AJUDAR OUTROS ALUNOS A APRENDER).

ENTRAR NA CLASSE PARA ANALISAR AS INTERAÇÕES ENTRE OS ALUNOS E O PROFESSOR REQUER PLANEJAMENTO E QUEBRA DE RESISTÊNCIA.


E você o que acha??? Responda-me nos comentários, ok???

Nenhum comentário: