COORDENAÇÃO DA EJA
"Ser educador é ser um poeta do amor. Educar é acreditar na vida e
ter esperança no futuro. Educar é semear com sabedoria e colher com
paciência."
Augusto Cury ♥
ITAMARAJU-BAHIA
2016
FELIZ ANO LETIVO EM 2016
|
Vai Valer à pena.
Obstáculos,
barreiras, muros, tanta coisa que vem
para atrapalhar o nosso avanço. O nosso sucesso. Mas qual é a sua atitude
diante disso?
Parar e reclamar não vai fazer que esses obstáculos simplesmente evaporem.
Encontrar alguém em quem colocar a culpa pode até tirar um pouco do pesos de seus ombros , mas não vai te ajudar a passar pelos obstáculos.
Só tem um jeito de vencer isso tudo: É seguindo em frente.
Seguir em frente é ter fé em você , acreditar que por mais difícil que possa parecer ou mais doloroso que seja você vai passar por aquilo.
Tudo que te atrapalha vai ficar para trás.
Na hora de subir a montanha muitos ficam na base do monte reclamando do mal tempo, das nuvens, do vento forte, do calor, do frio. Os que chegam lá em cima provavelmente passaram por tudo isso mas a alegria da conquista, do objetivo alcançado é muito maior do que todas as dificuldades que enfrentaram.
E você vai ser um dos que vão ficar lá embaixo lamentando ou aquele que vai subir , enfrentar as adversidades e vencê-las?
Que é difícil claro que é. Mas é difícil pra todo mundo , principalmente para aquele que vence.
E quem tem falou que seria fácil ?
Fácil não vai ser mas, com certeza, vai valer à PENA.
Parar e reclamar não vai fazer que esses obstáculos simplesmente evaporem.
Encontrar alguém em quem colocar a culpa pode até tirar um pouco do pesos de seus ombros , mas não vai te ajudar a passar pelos obstáculos.
Só tem um jeito de vencer isso tudo: É seguindo em frente.
Seguir em frente é ter fé em você , acreditar que por mais difícil que possa parecer ou mais doloroso que seja você vai passar por aquilo.
Tudo que te atrapalha vai ficar para trás.
Na hora de subir a montanha muitos ficam na base do monte reclamando do mal tempo, das nuvens, do vento forte, do calor, do frio. Os que chegam lá em cima provavelmente passaram por tudo isso mas a alegria da conquista, do objetivo alcançado é muito maior do que todas as dificuldades que enfrentaram.
E você vai ser um dos que vão ficar lá embaixo lamentando ou aquele que vai subir , enfrentar as adversidades e vencê-las?
Que é difícil claro que é. Mas é difícil pra todo mundo , principalmente para aquele que vence.
E quem tem falou que seria fácil ?
Fácil não vai ser mas, com certeza, vai valer à PENA.
Oração do
Professor
Obrigado, Senhor, por atribuir-me a
missão de ensinar e por fazer de mim um professor no mundo da educação.
Eu te agradeço pelo compromisso de formar tantas pessoas e te ofereço todos os meus dons.
São grandes os desafios de cada dia, mas é gratificante ver os objetivos alcançados, na graça de servir, colaborar e ampliar os horizontes do conhecimento.
Quero celebrar as minhas conquistas exaltando também o sofrimento que me fez crescer e evoluir.
Quero renovar cada dia a coragem de sempre recomeçar.
Senhor! Inspira-me na minha vocação de mestre e comunicador para melhor poder servir.
Abençoa todos os que se empenham neste trabalho iluminando-lhes o caminho.
Eu te agradeço pelo compromisso de formar tantas pessoas e te ofereço todos os meus dons.
São grandes os desafios de cada dia, mas é gratificante ver os objetivos alcançados, na graça de servir, colaborar e ampliar os horizontes do conhecimento.
Quero celebrar as minhas conquistas exaltando também o sofrimento que me fez crescer e evoluir.
Quero renovar cada dia a coragem de sempre recomeçar.
Senhor! Inspira-me na minha vocação de mestre e comunicador para melhor poder servir.
Abençoa todos os que se empenham neste trabalho iluminando-lhes o caminho.
Obrigado, meu Deus, pelo dom da vida e por
fazer de mim um educador hoje e sempre. Amém!
será um
sucesso se:
·
Trabalharmos com alegria e responsabilidade,
procurando despertar o interesse do aluno.
·
Cumprirmos os horários de entrada e saída na sala
de aula:
·
Evitarmos ultrapassar o horário do intervalo na sala dos professores para que os
alunos não fiquem nos corredores.
·
Evitarmos faltar e em caso de ausência
comunicarmos previamente deixando atividades para que sejam aplicadas aos
alunos.
·
Participarmos dos encontros pedagógicos
contribuindo de maneira favorável para o bom andamento da escola.
·
Cumprirmos o horário de AC evitando assim supostos
comentários.
·
Justificarmos em caso de falta, nas ACs ou reuniões
pedagógicas, procurando saber das decisões tomadas e contribuindo para que tudo
aconteça com sucesso.
·
Participarmos dos projetos desenvolvidos na escola
independente de que área seja.
·
Evitarmos dispensar os alunos sem conhecimento da
direção.
·
Registrarmos as faltas, dos alunos que faltarem e
comunicarmos á secretaria para tomar as devidas providências em caso de
exagero.
·
Informar a Direção ou coordenação qualquer
situação diferente que aconteça com seu aluno.
·
Mantermos sempre os diários de classe organizados,
registrando as aulas dadas a caneta e entregarmos os resultados à Secretaria da
Escola no prazo estipulado.
·
Cumprirmos as atribuições
destinadas aos docentes na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.
Art. 13 Os docentes incumbir-se-ão
de:
I - participar da elaboração da proposta pedagógica
do estabelecimento de ensino;
II - elaborar e cumprir plano de trabalho, segundo a
proposta pedagógica do estabelecimento de ensino;
III - zelar pela aprendizagem dos alunos;
IV - estabelecer estratégias de recuperação para os
alunos de menor rendimento;
V - ministrar os dias letivos e horas-aula
estabelecidos, além de participar integralmente dos períodos dedicados ao
planejamento, à avaliação e ao desenvolvimento profissional;
VI - colaborar com as atividades de articulação da
escola com as famílias e a comunidade.
ORIENTAÇÕES PARA O USO DO DIÁRIO DO
PERCURSO FORMATIVO
O Diário do
Percurso Formativo é um documento oficial onde devem constar todas as etapas do
processo do ensino e da aprendizagem. Assim, é importante registrar o trabalho
pedagógico desenvolvido pelo professor e pelo educando (a) durante todo o
Percurso Formativo. Para que esses registros aconteçam de forma clara e
satisfatória será necessário observar as seguintes orientações:
1. O
Diário do Percurso Formativo, após as aulas, deve permanecer na Secretaria da
Unidade Escolar;
2. Manter
atualizado o registro sobre os temas das aulas com a rubrica do professor e as
respectivas datas;
3. O professor deverá fazer dois registros no
Diário do Percurso Formativo sobre os temas das aulas quando se tratar de aulas
geminadas;
4. Registrar
regularmente a presença ou ausência do (a) educando (a) e totalizá-la no final
de cada mês;
5. Acompanhar a aprendizagem do (a) educando (a)
fundamentada em registros, pareceres descritivos e conceitos;
6. Descrever,
bimestralmente, o desenvolvimento da aprendizagem do (a) educando (a), em
conselho de classe, de forma legível, conforme critérios e orientações estabelecidos
pela política de Educação de Jovens e Adultos;
7. Evitar
rasuras no preenchimento do Diário. Caso aconteça rasuras comunicar imediatamente
a Secretária da(o) escola/colégio para fazer a justificativa;
8. Só
é permitida à Secretaria da Unidade Escolar acrescentar o nome de novo(a)
educando(a) no Diário do Percurso Formativo;
9. O
Diário do Percurso Formativo deve ser arquivado na Secretaria da Unidade
Escolar no final de cada Eixo Temático de cada Tempo Formativo
Nenhum comentário:
Postar um comentário