Relatório
Diagnóstico do Desempenho Escolar
Turma:
Educação Infantil – 1º Período
1º
Semestre
Profª: Liza
Os
seguintes itens foram observados:
v Hábitos
e atitudes;
v Socialização
e relação eu/outro;
v Participação
durante as atividades;
v Trabalho
em grupo, divisão de tarefas;
v Respeito
a limites e regras;
v Capacidade
de seguir rotina;
v Hábitos
de higiene pessoal;
v Desenvolvimento
da Linguagem
v Desenvolvimento
Psicomotor;
v Orientação
Espacial;
v Coordenação
motora dos grandes músculos;
v Coordenação
motora dinâmica dos músculos das mãos e dedos;
v Identificação
das cores primárias;
v Ouvir
e recontar histórias;
Aluno(a): Aline...
Sempre
atenta ao que se passa ao seu redor, Aline, apesar de extremamente meiga e tranqüila,
percebe tudo à sua volta e demonstra interesse pelas tarefas e atividades do
grupo. Comunica-se pouco, mantendo-se
calada e quieta a maior parte do tempo.
Sua maior participação vem sendo incentivada pelo professor,
convocando-a a falar, fazendo-lhe perguntas. No entanto, prossegue bastante
silenciosa. Seu silêncio a isola um pouco dos demais, pois demonstra predileção
por estar sozinha, observando. Com relação às tarefas, ela as desenvolve com
enorme gosto. Notadamente caprichosa, realiza-as sempre com esmero,
demonstrando bom gosto no uso das cores e um ótimo desenvolvimento da
coordenação motora e orientação espacial. Consegue colorir espaços
interiores com apenas poucas rasuras
externas e demonstra extrema habilidade no uso da tesoura e durante colagem,
com o posicionamento que dá aos materiais, sempre criativo, combinando cores e
tons. Sua higiene pessoal é excelente,
advinda do óbvio cuidado familiar. Diariamente
demonstra capricho e cuidado com os materiais que utiliza, procura realizar a
higiene nos horários adequados. Ouve
histórias atentamente, encontrando dificuldades para recontá-las devido a timidez. Percebe-se que ela seria capaz de
fazê-lo, visto que durante toda a narração,
permanece muito atenta, acompanhando cada detalhe narrado e chegando a
interagir com sorrisos ou expressões que
acompanham as sensações das personagens, não havendo, portanto, alheamento. A
aluninha identifica as cores primárias vermelho, amarelo e azul em objetos que
a cercam e durante jogos lúdicos, monta e desmonta blocos com lógica, manuseia
massa com destreza, encontrando facilidade em dar forma à mesma. Adaptou-se à
rotina escolar, segue normas preestabelecidas com facilidade.
Aluno(a):
Ana ...
Bastante
tranqüila todo o tempo, Ana estabelece
relações de amizade, empresta brinquedos, partilha materiais. Se ofendida,
apenas chora, sem comunicar seu sofrimento. A comunicação de Ana está sendo
incentivada pelo professor, que sempre a convoca a falar, a participar através
de incentivos e perguntas. Costuma permanecer quietinha e um pouco isolada,
demonstrando predileção por alguns amigos. Movimenta-se pouco, mas com
normalidade; demonstra desenvolvimento normal dos grandes músculos e da
coordenação motora fina. Trabalha bem com os materiais oferecidos, como o
pincel, o giz e a tesoura. Demonstra interesse durante as atividades
realizadas, pois presta atenção às histórias e responde a perguntas feitas,
apesar de nunca interagir, devido a timidez. Está desenvolvendo aos poucos a
noção de número, contando objetos e os dedinhos. Aos poucos, também, está
identificando as cores primárias. Consegue orientar-se espacialmente dentro ou
fora de uma forma traçada no chão. Graficamente, sua orientação espacial encontra-se
em processo de construção.
Aluno(a): Camila...
Brincalhona,
comunicativa, amiga e extremamente solidária, Camila trabalha muito bem em
grupo, respeitando normas e regras com facilidade, seguindo rotina e
demonstrando incrível habilidade para lidar com o outro. Costuma travar
diálogos, perguntar, e principalmente, auxiliar os amigos, inclusive às
refeições. Empresta e compartilha materiais e espaços. Muito querida pelo grupo, todos procuram estar próximos a ela, devido à
segurança que transmite. Cordial, resolve situações que para os amigos são
problemáticas, demonstrando extrema habilidade. Costuma participar com interesse
das tarefas desenvolvidas, opina e questiona durante histórias, reconta-as com
gosto e criatividade, interagindo de forma impressionante, com as personagens e
com os amigos, repetindo gestos do professor. Movimenta-se com normalidade; demonstrando ótimo desenvolvimento dos grandes músculos e da
coordenação motora fina. Trabalha muito bem com os materiais oferecidos, como o
pincel, o giz e a tesoura, demonstrando habilidade no manuseio. Está desenvolvendo aos poucos a noção de
número, contando objetos e os dedinhos. Aos poucos, também, está identificando
as cores primárias. Consegue orientar-se espacialmente dentro ou fora de uma
forma traçada no chão. Graficamente, sua orientação espacial encontra-se em
processo de construção. Demonstra
excelente higiene e costuma ser cuidadosa com seus materiais.
Aluno(a): Marcos...
O
aluno, diferente dos demais, encontra ainda dificuldades nos relacionamentos
interpessoais e em acompanhar a rotina diária da turma. Marcos demonstra
enfoque em si mesmo todo o tempo. Esse egocentrismo dificulta a partilha de
materiais e espaços e mesmo a comunicação com os companheiros. Centrado em si
mesmo, fala apenas quando isto é vital para comunicar uma situação própria,
como “ele pegou meu brinquedo”. O uso
dos possessivos ainda é amplo e a linguagem encontra-se em desenvolvimento, com
a fala infantilizada e o choro freqüente. Encontra ainda dificuldades em
respeitar normas e regras e seguir a rotina da turma, pois tem extrema
necessidade de manusear objetos e deitar-se ao chão com freqüência, o que o
impede, por exemplo, de participar das Histórias, da modelagem e das atividades
específicas para desenvolvimento da coordenação motora e orientação espacial,
itens que ainda necessita desenvolver. O
aluno vem sendo incentivado a falar, a comunicar-se e a socializar-se com os
outros através de jogos e situações que exijam interação e diálogo.
Aluno(a): joaquina...
Joaquina
permanece tranquila todo o tempo, estabelecendo
relações de amizade, emprestando
brinquedos, partilhando
materiais. Trava diálogos, expõe necessidades, expressa sentimentos com
cordialidade. Costuma demonstrar
predileção por alguns amigos, geralmente os mais tranqüilos e maduros como
ela. Movimenta-se pouco, mas com
normalidade; demonstra desenvolvimento normal dos grandes músculos e da
coordenação motora fina. Trabalha bem com os materiais oferecidos, como o
pincel, o giz e a tesoura. Demonstra interesse durante as atividades
realizadas, pois presta atenção às histórias e responde a perguntas feitas,
recontando, identificando personagens e acrescentando novos fatos à trama.
Demonstra excelente desenvolvimento dos hábitos de higiene, está desenvolvendo
aos poucos a noção de número, contando objetos e os dedinhos. Aos poucos,
também, está identificando as cores primárias. Consegue orientar-se
espacialmente dentro ou fora de uma forma traçada no chão. A Coordenação motora
fina das mãos e dos dedos está num ótimo nível de desenvolvimento, o que
demonstra no traçado de linhas e círculos e mesmo no manuseio dos demais
materiais.
Aluno(a): Mauricio...
Extremamente
comunicativo, Mauricio trabalha muito bem em grupo, respeitando
normas e regras com facilidade, seguindo rotina e demonstrando incrível
habilidade para lidar com o outro. Costuma travar diálogos, perguntar, e
principalmente, auxiliar os amigos. Entende o que lhe é falado e expressa-se
com clareza, porém com articulação ainda bastante infantil. Empresta e
compartilha materiais e espaços, sendo muito querido por todos. Participa com
interesse das tarefas desenvolvidas, opina e questiona durante histórias,
interagindo espontaneamente. Movimenta-se com normalidade; demonstrando ótimo desenvolvimento dos grandes músculos e da
coordenação motora fina. Trabalha muito bem com os materiais oferecidos, como o
pincel, o giz e a tesoura, demonstrando habilidade no manuseio. Está desenvolvendo aos poucos a noção de
número, contando objetos e os dedinhos. Aos poucos, também, está identificando
as cores primárias. Consegue orientar-se espacialmente dentro ou fora de uma
forma traçada no chão. Graficamente, sua orientação espacial encontra-se em
processo de construção. Demonstra
excelente higiene.
Aluno(a): Adriana...
Adriana
vem interagindo bem com todos, demonstrando em alguns momentos certo
egocentrismo. Bastante centrada em suas próprias necessidades, estabelece
algumas relações, porém, sempre preocupada consigo mesma. Isto fica evidente no
fato de encontrar ainda dificuldades de partilhar materiais, sugerindo: “é meu”.
A linguagem oral está em desenvolvimento, a comunicação ainda é bastante
rara, comunicando-se mais por gestos, choro, palavras soltas e olhares de
aprovação ou reprovação. Movimenta-se bastante
e com normalidade; demonstra
desenvolvimento normal dos grandes músculos. Sua coordenação motora fina está
em desenvolvimento, inclusive no manuseio de materiais como giz, tesoura e
pincéis. Demonstra interesse durante as atividades realizadas, apesar de certo
alheamento e constante busca de nova atividade, o que a impede de seguir certa
rotina. Está desenvolvendo aos poucos a noção de número, contando objetos e os
dedinhos. Aos poucos, também, está identificando as cores primárias. A Coordenação motora fina das mãos e dos
dedos está sendo trabalhada.
Aluno(a): Lucas...
Lucas
permanece tranquilo todo o tempo, estabelecendo
relações de amizade, emprestando
brinquedos, partilhando
materiais. Vem sendo incentivado a comunicar-se mais. Segue a rotina com
facilidade e movimenta-se pouco, mas com normalidade; demonstra desenvolvimento
normal dos grandes músculos e da coordenação motora fina. Trabalha bem com os
materiais oferecidos, como o pincel, o giz e a tesoura. Demonstra interesse
durante as atividades realizadas, pois presta atenção às histórias , apesar de
negar-se ainda a participar oralmente.
Demonstra excelente desenvolvimento dos hábitos de higiene, está
desenvolvendo aos poucos a noção de número, contando objetos e os dedinhos. Aos
poucos, também, está identificando as cores primárias. Consegue orientar-se
espacialmente dentro ou fora de uma forma traçada no chão. A Coordenação motora
fina das mãos e dos dedos está num ótimo nível de desenvolvimento, o que
demonstra no traçado de linhas e círculos e mesmo no manuseio dos demais
materiais.
Aluno(a): Mirla...
Mirla
permanece ativa todo o tempo, estabelecendo
relações de amizade, emprestando
brinquedos, partilhando
materiais, conversando, fazendo perguntas e observando muito tudo o que
acontece ao seu redor. Como está ainda saindo de uma fase egocêntrica, por
vezes, bate e retira materiais das mãos dos colegas, num ímpeto de querer tudo
para si própria. Em seguida, se indagada a respeito, demonstra mudança, entrega
os materiais aos amigos e desculpa-se, voltando a trabalhar em grupo com
normalidade. Segue a rotina com
facilidade, demonstrando inclusive, conhecimento das atividades realizadas em
cada horário e fazendo exigências, caso a rotina se modifique. Movimenta-se
bastante e com normalidade; demonstra desenvolvimento
normal dos grandes músculos e da coordenação motora fina. Trabalha bem com os
materiais oferecidos, como o pincel, o giz e a tesoura. Demonstra interesse durante
as atividades realizadas. Presta atenção às histórias , apesar de negar-se
ainda a participar oralmente. Demonstra
excelente desenvolvimento dos hábitos de higiene, está desenvolvendo aos poucos
a noção de número, contando objetos e os dedinhos. Aos poucos, também, está
identificando as cores primárias. Consegue orientar-se espacialmente dentro ou
fora de uma forma traçada no chão. A Coordenação motora fina das mãos e dos
dedos está num bom nível de desenvolvimento, o que demonstra no traçado de
linhas e círculos e mesmo no manuseio dos demais materiais.
Aluno(a): João
...
O
aluno, diferente dos demais, encontra ainda dificuldades nos relacionamentos
interpessoais e em acompanhar a rotina diária da turma. João demonstra enfoque
em si mesmo todo o tempo. Esse egocentrismo dificulta a partilha de materiais e
espaços e mesmo a comunicação com os companheiros. Centrado em si mesmo, fala o
tempo todo de si. O uso dos possessivos ainda é amplo e a linguagem encontra-se
em desenvolvimento. O choro é freqüente,
geralmente acompanhado de alguma demonstração de descontentamento, como pular,
jogar-se ao chão, gritar ou mesmo ter gestos bruscos e agressivos para com os
companheiros de grupo. Encontra ainda dificuldades em respeitar normas e regras
e seguir a rotina da turma, pois tem extrema necessidade de realizar apenas o
que deseja e auto-afirmar-se todo o tempo, o que o impede, por exemplo, de
participar das Histórias, da modelagem e das atividades específicas para
desenvolvimento da coordenação motora e orientação espacial, itens que ainda
necessita desenvolver. O aluno vem sendo
incentivado a socializar-se através de jogos e situações que exijam interação e
diálogo e também a conviver de modo mais pacífico e harmônico com os demais.
Aluno(a): Lucia...
Extremamente comunicativa, Lucia trabalha muito bem em
grupo, respeitando normas e regras com facilidade, seguindo rotina e
demonstrando incrível habilidade para lidar com o outro. Costuma travar
diálogos, perguntar, e principalmente, auxiliar os amigos. Entende o que lhe é
falado e expressa-se com clareza.
Bastante marcante na aluna esta necessidade intensa de interação e
comunicação. Isto é visível todo o tempo, juntamente com a alegria que
transmite e a empolgação durante a realização das atividades e tarefas. Muito
carinhosa, abraça e dá colo aos amigos, tentando resolver problemas que surgem
no grupo, demonstrando extrema habilidade em liderar. Empresta e compartilha
materiais e espaços, sendo muito querida por todos. Opina e questiona durante
histórias, interagindo espontaneamente. Lucia geralmente reconta as histórias
contadas pelo professor acrescentando fatos novos e exigindo atenção da
platéia, canta e encena desejando que todos participem. Movimenta-se com normalidade e bastante todo
o tempo; demonstrando ótimo desenvolvimento dos grandes músculos e da
coordenação motora fina. Trabalha muito bem com os materiais oferecidos, como o
pincel, o giz e a tesoura, demonstrando habilidade no manuseio e felicidade em
tudo o que faz. Está desenvolvendo muito
bem a noção de número, contando objetos
e os dedinhos. Aos poucos, está identificando as cores primárias. Consegue
orientar-se espacialmente dentro ou fora de uma forma traçada no chão.
Graficamente, sua orientação espacial encontra-se em processo de construção. Demonstra excelente higiene.
Aluno(a): Kelly...
Sempre
atenta ao que se passa ao seu redor, Kelly é extremamente meiga e tranqüila,
percebendo tudo à sua volta e
demonstrando interesse pelas tarefas e
atividades do grupo. Comunica-se
bastante e desenvolve as tarefas e atividades com gosto, tendo, no entanto, certa predisposição natural devido a faixa
etária de trocar de atividade com facilidade, passando logo a realizar várias
sucessivas tarefas. Sua higiene pessoal
é excelente, advinda do óbvio cuidado familiar.
Ouve histórias atentamente, recontando-as com enorme criatividade,
chegando a adicionar fatos e convocar os amigos para a leitura. A linguagem oral está em desenvolvimento,
articulando algumas palavras ainda com certa dificuldade. A aluninha começa a identificar
as cores primárias vermelho, amarelo e azul em objetos que a cercam. Durante jogos lúdicos, monta e desmonta blocos
com lógica, manuseia massa com destreza, encontrando facilidade em dar forma à
mesma e sempre com muita imaginação e criatividade. Adaptou-se à rotina
escolar, segue normas preestabelecidas com facilidade.
Aluno(a): Maria
...
Bastante
amiga de todos, solidária, Maria
trabalha muito bem em grupo, respeitando normas e regras com facilidade,
seguindo rotina e demonstrando incrível habilidade para lidar com o outro.
Costuma travar diálogos, perguntar, e principalmente, auxiliar os amigos, com
freqüente comunicação, emprestando e compartilhando materiais e espaços. Costuma participar com interesse das tarefas
desenvolvidas, opina e questiona durante histórias, reconta-as com gosto e
criatividade, interagindo de forma impressionante, com as personagens e com os
amigos, repetindo gestos do professor. Movimenta-se com normalidade;
demonstrando ótimo desenvolvimento dos
grandes músculos e da coordenação motora fina. Trabalha muito bem com os
materiais oferecidos, como o pincel, o giz e a tesoura, demonstrando habilidade
no manuseio e gosto na realização das tarefas.
Está desenvolvendo aos poucos a noção de número, contando objetos e os
dedinhos. Aos poucos, também, está identificando as cores primárias. Consegue
orientar-se espacialmente dentro ou fora de uma forma traçada no chão.
Graficamente, sua orientação espacial encontra-se em processo de construção. Demonstra excelente higiene e costuma ser
cuidadosa com seus materiais.
Aluno(a): Monique...
Bastante
amiga de todos, solidária, Monique
trabalha muito bem em grupo, respeitando normas e regras com facilidade,
seguindo rotina e demonstrando certa maturidade com relação aos outros,
chegando a intervir com certo autoritarismo quando julga necessário resolver
alguma questão. Costuma perguntar
bastante, com freqüente comunicação. Compartilha
materiais e espaços e costuma
participar com interesse das tarefas desenvolvidas, opinando sempre. Ouve e
reconta histórias, acrescentando fatos novos. Movimenta-se com normalidade;
demonstrando ótimo desenvolvimento dos
grandes músculos e da coordenação motora fina. Trabalha muito bem com os
materiais oferecidos, como o pincel, o giz e a tesoura, demonstrando habilidade
no manuseio e gosto na realização das tarefas.
Está desenvolvendo aos poucos a noção de número, contando objetos e os
dedinhos. Aos poucos, também, está identificando as cores primárias. Consegue
orientar-se espacialmente muito bem. Graficamente, sua orientação espacial
encontra-se em processo de construção.
Demonstra excelente higiene e costuma ser cuidadosa com seus materiais,
além de um pouco possessiva, o que é natural em sua idade.
Aluno(a): Eliana...
Eliana
permanece tranquila todo o tempo, estabelecendo
relações de amizade, emprestando
brinquedos, partilhando
materiais. Compreende o que lhe é falado e expressa gostos e opiniões em seu vocabulário
ainda bastante infantil. Segue a rotina com facilidade e movimenta-se muito, mas com normalidade; demonstra desenvolvimento
normal dos grandes músculos e da coordenação motora fina. Trabalha com
interesse, utilizando os materiais
oferecidos, como o pincel, o giz e a tesoura. Demonstra interesse durante as
atividades realizadas, sempre muito
alegre e sorridente. Presta atenção às histórias , respondendo se questionada,
ainda não recontando ou organizando os fatos.
Demonstra excelente desenvolvimento dos hábitos de higiene, está
desenvolvendo aos poucos a noção de número, contando objetos e os dedinhos. Aos
poucos, também, está identificando as cores primárias. Consegue orientar-se
espacialmente dentro ou fora de uma forma traçada no chão. A Coordenação motora
fina das mãos e dos dedos está num nível de desenvolvimento normal para a faixa
etária, o que demonstra no traçado de linhas e círculos.
Aluno(a): Willian...
O
aluno não compareceu durante este período, portanto, é impossível realizar sua
avaliação.
Aluno(a): Mariana...
Mariana permanece ativa todo o tempo,
conversando e fazendo perguntas. Está
ainda saindo de uma fase egocêntrica, por vezes, bate e retira materiais das
mãos dos colegas, num ímpeto de querer tudo para si própria.
Em seguida, se
indagada a respeito, demonstra mudança, entrega os materiais aos amigos e
desculpa-se, voltando a trabalhar em grupo com normalidade. Isto a tem prejudicado na formação de
vínculos de amizade. Segue a rotina com certa dificuldade, demonstrando predileção por desenvolver
tarefas próprias em horários próprios, o que vem sendo trabalhado pelo
professor. Movimenta-se bastante e com
normalidade; demonstra desenvolvimento normal dos grandes músculos e da
coordenação motora fina. Trabalha bem com os materiais oferecidos, como o
pincel, o giz e a tesoura. Procura
realizar as atividades, Presta atenção às histórias , participando oralmente. Demonstra desenvolvimento dos hábitos de
higiene, ainda aprendendo a cuidar de si mesma e de seus materiais. Está
desenvolvendo aos poucos a noção de número, contando objetos e os dedinhos. Aos
poucos, também, está identificando as cores primárias. Consegue orientar-se
espacialmente dentro ou fora de uma forma traçada no chão. A Coordenação motora
fina das mãos e dos dedos está num nível normal de desenvolvimento, o que demonstra no traçado de
linhas e círculos e mesmo no manuseio dos demais materiais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário