OFICINA SOBRE TEMAS TRANSVERSAIS
1 - Planejamento
1.1 - Tema:
Sexualidade
1.2- Sub-tema:
Corpo: Matriz da Sexualidade / Prevenção de Doenças Sexualmente Transmissíveis.
1.3 - Objetivo Geral: Desenvolver um trabalho educativo, informativo, reflexivo e
preventivo com a temática sexualidade, junto aos alunos do 5° ano/9 do Ensino
Fundamental.
1.4 - Objetivos Específicos: Que os alunos possam:
·
Conhecer
seu corpo, valorizar e cuidar de sua saúde como condição necessária para
usufruir do prazer sexual;
·
Agir
de modo consciente para prevenção das DSTs/AIDS e de modo solidário aos
portadores do HIV;
·
Reconhecer
as conseqüências enfrentadas pelas adolescentes com uma gravidez não desejada;
·
Reconhecer
a eficácia dos preservativos e a necessidade do sexo seguro;
1.5 - Metodologia: Inicialmente será apresentado no PPT um vídeo para os alunos com o tema:
“Fases da Vida”. Em seguida será dada uma aula expositiva, dividida nos
seguintes temas: Cuidando do Seu Corpo; A Gravidez Precoce; As DSTs; AIDS; Como
o HIV é transmitido; Comunicação: a arma da prevenção. Cada tema será explicado
por uma integrante do grupo, buscando promover uma sensibilização e reflexão, o
que permitirá aos alunos conhecer os riscos inerentes ao relacionamento sexual
(gravidez, DSTs/AIDS) e suas conseqüências. Na sequência será realizada uma
série de perguntas para os alunos, tais como: Qual é a sua principal
preocupação com a higiene do seu corpo? Você se preocupa com seu corpo? De que
maneira? Quais são os hábitos de higiene
adotados por você? Como você faz a higiene da sua região genital? Quais as
partes do corpo que apresentam odores? Você utiliza algum produto caseiro para
combater os cheiros do seu corpo? Conte como faz. Você tem alguma dúvida com
relação aos seus hábitos de higiene?
Será aplicada uma atividade com o tema: “O
amor com o próximo e com o seu próprio corpo” (detalhe da atividade no
item 2.4) e dinâmicas de grupos (detalhes
das dinâmicas nos itens 2.3 e 2.5).
1.6 - Material necessário: Folhas de papel ofício; lápis de cor; canetinhas hidrocor;
data show; um saco contendo os seguintes materiais: fio dental, absorvente,
pente, camisinha, pílula anticoncepcional, sabonete, esponja de banho, escova
de dente entre outros.
1.7 - Tempo estimado: 1:40 mim
2- Desenvolvimento da Ação/Etapas
2.1- Acolhimento: Apresentação de um vídeo “Fases da vida” com duração de 6 minutos.
2.2- Exposição Dialogada: Serão abordadas as seguintes questões:
·
Cuidando
do seu corpo;
·
A
gravidez precoce;
·
As
DSTs;
·
AIDS;
·
Como
o HIV é transmitido;
·
Comunicação:
a arma da prevenção.
2.3- Dinâmica: Será
realizada uma dinâmica com duração prevista de 20 minutos, para que os alunos
possam refletir sobre o tema que foi discutido.
Dinâmica: O professor começa a dinâmica
contando uma pequena história, a partir daí os alunos em roda deverão dar
continuidade, tirando um objeto do saco, incluindo-o na história, dando sequência
e lógica. O objetivo desta dinâmica é conhecer e esclarecer sobre os cuidados
que devemos ter com nosso corpo e formas de prevenção de doenças. Os materiais
que serão colocados dentro do saco são: fio dental, absorvente, pente,
camisinha, pílula anticoncepcional, sabonete, esponja de banho, escova de dente
entre outros.
2.4- Atividade: Após trabalhar o tema em questão, será solicitado aos alunos que produzam
diferentes tipos de comunicação, tais como: cartaz, folder, panfleto, frases de
pára-choques de caminhão (fica livre a escolha do aluno), com a seguinte
mensagem: “O amor com o próximo e com o seu próprio corpo”.
2.5- Fechamento:
Será realizada outra dinâmica com os alunos com duração prevista de 15 minutos,
visando uma reflexão e uma avaliação sobre o que o grupo trabalhou e discutiu.
Neste momento final o esclarecimento de eventuais dúvidas também poderá ser
feito.
Dinâmica: Formar um círculo apertado com os
alunos, entrelaçado ao centro da sala, e uma pessoa tentando penetrar no grupo,
da melhor maneira que achar possível, usando a força bruta ou dialogando. O
objetivo desta dinâmica é vivenciar o sentimento de exclusão do grupo e
desenvolver o sentimento de ser aceito, de ser considerado pelo grupo. Ao final
da dinâmica debater as seguintes questões: Quais os sentimentos despertados nos
indivíduos quando são excluídos do grupo? O que leva o grupo a excluir uma
pessoa? Como evitar a exclusão?
Nenhum comentário:
Postar um comentário