PROJETO:
BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS DE ONTEM E HOJE
JUSTIFICATIVA:
Proporcionar as crianças momentos de convivência saudável, amiga, criativa e
construtiva; pois através da brincadeira a criança atribui sentido ao seu
mundo, se apropria de conhecimentos que a ajudarão a agir sobre o meio em que
ela se encontra.
OBJETIVOS DO TRABALHO:
· Aumentar o repertório de brincadeiras infantil,
· Participar de situações de socialização,
· Participar de jogos que sejam trabalhadas regras em grupo,
· Construção de brinquedos com sucatas,
· Registrar de diferentes formas o brincar.
OBJETIVOS DIDÁTICOS:
- Ampliar as possibilidades expressivas nas brincadeiras, jogos e demais
situações de interação.
- Explorar e identificar elementos da musica para se expressar, interagir com
outros.
- Produzir trabalhos de arte utilizando a linguagem do desenho, da pintura,
da colagem e da construção.
- Participar de variadas situações de comunicação oral.
- Participar de diversas situações de intercambio social.
- Estabelecer algumas relações entre o modo de vida característico de seu
grupo social e de outros grupos.
CONTEÚDOS:
Movimento:
· Utilização expressiva intencional do movimento nas situações cotidianas e
em suas brincadeiras.
· Percepção de estruturas rítmicas para expressar – se corporalmente por meio
de brincadeiras.
Natureza e Sociedade:
· Participação em brincadeiras, jogos e canções que digam respeito às
tradições culturais de sua comunidade e de outros grupos.
Música:
· Participação em situações que integrem músicas, canções e movimentos
corporais.
Artes:
· Exploração dos espaços bidimensionais e tridimensionais na realização de
seus projetos artísticos.
· Exploração e utilização de alguns procedimentos necessários para
construção.
Linguagem Oral e Escrita:
· Uso da linguagem oral para conversar e brincar.
· Observação e manuseio de materiais impressos como livro e revistas.
· Valorização da leitura como fonte de prazer e entretenimento.
· Participação em situações cotidianas nas quais se faz necessário o uso da
escrita.
ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS:
- Pesquisa junto às famílias sobre as brincadeiras da infância.
- Pesquisa em livros e na internet sobre a origem de alguns dos brinquedos e
brincadeiras.
- Selecionar alguns brinquedos que possam ser construídos pelas
crianças.(bilboquê, peteca, vai e vem, pião, cavalo de pau, e outros.).
- Coletar algumas sucatas para confecção dos brinquedos.
ETAPAS DO TRABALHO:
· Rodas de conversa (Quais os brinquedos preferidos?).
· Listar os brinquedos em cartaz.
· Roda de conversa (Qual a brincadeira preferida?).
· Listar as brincadeiras e escolher algumas para brincar.
· Pesquisar junto com as famílias sobre as brincadeiras e brinquedos do seu
tempo de infância.
· Ler as pesquisas para as crianças e junto com as crianças selecionar
algumas para brincamos.
· Propor para que as crianças desenhem algumas brincadeiras.
· Proporcionar oportunidade para que as crianças confeccionem alguns
brinquedos.
· Escrever junto com as crianças regras de algumas brincadeiras para
confecção de um livro de brincadeiras para acervo da escola. (texto
coletivo).
PRODUTO FINAL:
- Exposição para os pais dos desenhos, pinturas e brinquedos confeccionados.
- Livro de brincadeiras.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário