Bom roteiro
Aqui, o propósito de cada item que compõe a pauta de formação
Aqui, o propósito de cada item que compõe a pauta de formação
Secretaria Municipal de Educação de
Arari
Reunião de Formação Ensino Fundamental - 1º segmento 13 a 15 de Junho 2011 |
Identificação
Além de dar um tom oficial ao documento, o cabeçalho ajuda a localizá-lo em caso de consultas para os planejamentos futuros. |
Objetivos
- Refletir sobre a prática da leitura em sala de aula com base na análise de bons modelos. - Planejar boas intervenções a serem feitas antes, durante e depois da leitura. |
Saberes trabalhados
Deixe claras as metas de aprendizagem, relacionando-as com as estratégias que serão desenvolvidas ao longo da reunião. |
Conteúdos
- Leitura e planejamento da leitura pelo professor. |
Menos é mais
O excesso pode tornar a formação superficial. Opte por trabalhar somente um tema por vez, dependendo da complexidadade. |
Materiais
- Transcrição da situação de leitura pela professora da turma do 2º ano. - Livro O Nabo Gigante. - Vídeo da mesma situação de leitura. - Livro Ler e Escrever na Escola, de Délia Lerner |
Lista útil
Definir e especificar os objetos necessários aos estudos faz com que eles sejam providenciados com antecedência. |
Desenvolvimento
|
|
- Apresentação da pauta e dos objetivos da reunião - 5 minutos
- Ampliação do repertório cultural - 10 minutos - Retomada da discussão sobre a leitura em sala de aula - 20 minutos: - Perguntar aos professores como eles têm encaminhado essa situação didática: que critérios usam para a escolha do livro? Eles planejam as próprias intervenções para antes, durante e depois da leitura? - Coletivamente, fazer uma listagem das aprendizagens dos alunos em uma situação de leitura pelo professor, baseando-se nas referências teóricas do livro de Délia Lerner. |
Momento cultural
Uma leitura, a apresentação de um vídeo ou uma conversa sobre uma exposição ou peça em cartaz são opções para iniciar a reunião.
Resgate de saberes
Ao retomar as conclusões anteriores, é possível verificar os conhecimentos adquiridos e marcar a continuidade do plano de formação. |
- Tematização da prática docente - situação didática de leitura pelo
professor - 1 hora:
- Apresentar o livro O Nabo Gigante. Realizar a leitura e entregá-lo ao grupo para que todos conheçam e manuseiem a obra.
- Explicar que um conto de acumulação apresenta repetição de elementos
ao longo da história e discutir o porquê dessa nomenclatura
- Distribuir a transcrição do vídeo que será repassado em seguida.
- Pedir para que grifem, façam anotações e, em pequenos grupos,
respondam às seguintes questões:
Quais intervenções da professora parecem ter sido planejadas
especificamente para a leitura daquele livro? (listar aqui as
respostas esperadas)
Quais condições didáticas foram garantidas nessa proposta?
O que parece que a professora fez para se preparar para a leitura?
Que procedimentos deve ter usado para planejar? Discutam os itens que
podem ter feito parte do planejamento.
- Exibir o vídeo.
- Dividir os professores em pequenos grupos para que debatam as
questões.
- Socializar as conclusões e sistematizar os pontos discutidos.
|
Olhar reflexivo
Planeje as estratégias para problematizar a prática docente. Tome como objeto de reflexão bons exemplos de situações didáticas.
Previsão das respostas
Antecipe as possíveis reações em função dos problemas didáticos enfrentados. Isso ajuda a pensar em outras possibilidades de abordagem.
Hora de resumir
Planeje momentos de intervenção para amarrar o conteúdo. Sistematize os conhecimentos com base nos registros coletivos. |
- Planejamento de leitura pelo professor - 1 hora:
- Entregar os livros de contos. Solicitar aos docentes que façam a análise e escolham um deles para planejar a leitura que farão em sala. - Entregar um modelo de planejamento e combinar que essa atividade será iniciada nos grupos e continuará nos trabalhos coletivos. - Socializar o que os grupos produziram e elaborar um só planejamento com base na discussão dos grupos. |
Aulas seguintes
Dê tempo para que o grupo prepare coletivamente as aulas. Acompanhe o processo e dê espaço para discutir algumas decisões.
Avaliação e Comentários
Reserve um espaço para indicar se as ações foram realizadas e descrever situações que tenham saído do planejamento. |
- Organização da sequência didática para o mês de junho - 10 minutos:
- Retomar com os professores as aulas realizadas e discutir, coletivamente, sobre as próximas aulas, levando em consideração o cronograma. |
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário