segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017

Coleta Seletiva
Objetivo(s) 
Conscientizar os alunos sobre a importância de separar os materiais recicláveis (Coleta Seletiva).
Conteúdo(s) 
Meio Ambiente: Coleta seletiva
Ano(s) 
Material necessário 
Caixas de Coleta seletiva;
Garrafas Pet;
Data show (slid);
Vídeo (Coleta seletiva);
Música (Coleta Seletiva);
Instrumentos musicais: Timbal,  Pau de Chuva, Porta Retratos e
Fichas de papel ofício;
Desenvolvimento 
1ª etapa 


Levantar os conhecimentos prévios discente a respeito do tema, com os seguintes questionamentos:
O que vocês consideram como lixo?
Os lixos são iguais ou diferentes?
O que é coleta seletiva?
Quais são os tipos de lixo?
É importante separar o lixo? Por quê?
Porque lixo e não materiais recicláveis?
Como é realizada a coleta de lixo na sua rua/bairro/cidade?
Em seguida passar o vídeo: “Coleta Seletiva” e refletir fazendo uma comparação à temática, definindo e esclarecendo o que é de fato Coleta seletiva.

2ª etapa 

Realizar atividade prática: Levar a turma para recolher "lixo" (Materiais recicláveis) na comunidade.
O professor levará caixas com diferentes cores (Vermelha, amarela, azul e verde) e em tempo solicitar que coloque os materiais nas caixas que preferirem e ou acharem melhor.
Após prática, o professor fará os seguintes questionamentos, já em sala de aula:
Gostaram da atividade?
O Bairro/Rua/Cidade ficou mais limpa?
Porque vocês colocaram o lixo na caixa de tal cor? Porque escolheu determinada caixa?
Após será proposto uma pesquisa para casa, através da afirmação e questionamento:
Com a coleta seletiva cada material reciclável possui um lugar específico, ou seja, uma cor correspondente. Diante desta afirmação e das imagens abaixo, pesquise a cor de acordo a estes materiais.
Será entregue uma ficha com alguns materiais recicláveis (Papel, vidro, metal eplástico). O professor irá explicar a atividade verbalmente, para não restar dúvida discente quanto a atividade.

3ª etapa 

Roda de conversa sobre cores para cada tipo de material reciclável (referente pesquisa), incentivando a coleta seletiva mostrando algumas construções através dos materiais recicláveis (Timbal, Pau-de chuva, bumbum de chuva e porta retratos) explicando quais materiais utilizados à construção e importância da coleta seletiva para o ambiente e seres vivos.

4ª etapa 

Apresentação de uma música estimulando a coleta seletiva;
Produção de cartazes educativos sobre coleta seletiva para expor no mural da escola;
Enquanto constroem cartazes a música estará sendo tocada como fundo musical estimulante;
Passar nas salas das demais turmas explicando sobre o trabalho.

5ª etapa 

Construir uma cortina com garrafa Pet.

Avaliação 

Serão avaliados através de atividades abstratas e concretas. As quais possibilitarão a conscientização quanto à separação adequada de materiais recicláveis em preservação do meio ambiente.


Nenhum comentário: