Coleta Seletiva
Objetivo(s)
Conscientizar os alunos sobre a importância de separar os
materiais recicláveis (Coleta Seletiva).
Conteúdo(s)
Meio Ambiente: Coleta seletiva
Ano(s)
5º
Material necessário
Caixas de Coleta seletiva;
Garrafas Pet;
Data show (slid);
Vídeo (Coleta seletiva);
Música (Coleta Seletiva);
Instrumentos musicais: Timbal, Pau de Chuva, Porta
Retratos e
Fichas de papel ofício;
Desenvolvimento
1ª etapa
Levantar os conhecimentos prévios discente a
respeito do tema, com os seguintes questionamentos:
O que vocês consideram como lixo?
Os lixos são iguais ou diferentes?
O que é coleta seletiva?
Quais são os tipos de lixo?
É importante separar o lixo? Por quê?
Porque lixo e não materiais recicláveis?
Como é realizada a coleta de lixo na sua rua/bairro/cidade?
Em seguida passar o vídeo: “Coleta Seletiva” e refletir
fazendo uma comparação à temática, definindo e esclarecendo o que é de fato
Coleta seletiva.
2ª etapa
Realizar atividade prática: Levar a turma para recolher
"lixo" (Materiais recicláveis) na comunidade.
O professor levará caixas com diferentes cores (Vermelha,
amarela, azul e verde) e em tempo solicitar que coloque os materiais nas caixas
que preferirem e ou acharem melhor.
Após prática, o professor fará os seguintes questionamentos,
já em sala de aula:
Gostaram da atividade?
O Bairro/Rua/Cidade ficou mais limpa?
Porque vocês colocaram o lixo na caixa de tal cor? Porque
escolheu determinada caixa?
Após será proposto uma pesquisa para casa, através da
afirmação e questionamento:
Com a coleta seletiva cada material reciclável possui um
lugar específico, ou seja, uma cor correspondente. Diante desta afirmação e das
imagens abaixo, pesquise a cor de acordo a estes materiais.
Será entregue uma ficha com alguns materiais recicláveis
(Papel, vidro, metal eplástico). O professor irá explicar a atividade
verbalmente, para não restar dúvida discente quanto a atividade.
3ª etapa
Roda de conversa sobre cores para cada tipo de material
reciclável (referente pesquisa), incentivando a coleta seletiva mostrando
algumas construções através dos materiais recicláveis (Timbal, Pau-de chuva,
bumbum de chuva e porta retratos) explicando quais materiais utilizados à
construção e importância da coleta seletiva para o ambiente e seres vivos.
4ª etapa
Apresentação de uma música estimulando a coleta seletiva;
Produção de cartazes educativos sobre coleta seletiva para
expor no mural da escola;
Enquanto constroem cartazes a música estará sendo tocada
como fundo musical estimulante;
Passar nas salas das demais turmas explicando sobre o
trabalho.
5ª etapa
Construir uma cortina com garrafa Pet.
Avaliação
Serão avaliados através de atividades abstratas e concretas.
As quais possibilitarão a conscientização quanto à separação adequada de
materiais recicláveis em preservação do meio ambiente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário