Áreas
de dificuldade que podem interferir no desempenho em matemática
Habilidades
espaciais: as dificuldades em relações espaciais, distâncias, relações de
tamanho e para formar sequências podem interferir em habilidades como: medir,
estimar, resolver problemas e desenvolver conceitos geométricos.
Perseverança:
são dificuldades para passar mentalmente de uma tarefa para outra,ou seja,
atividade com vários passos para resolução.
Linguagem:
são dificuldades para compreender termos como: primeiro, último, seguinte,
maior que, menor que e outros.
Raciocínio
abstrato: dificuldade na compreensão de conceitos abstratos, sendo necessária a
utilização de material concreto para resolução.
Memória:
dificuldade em relembrar informações que foram apresentadas.
Processo
perceptivo: as dificuldades na área perceptiva acarretam problemas na leitura e
escrita de quantidades, na realização de operações e em alguns casos na
resolução de problemas.
Noções
necessárias para a aprendizagem da matemática
Correspondência:
agrupar um objeto com outro (um lápis para cada aluno).
Classificação:
agrupar os objetos em categorias de acordo com alguns critérios (cor, tamanho,
formato).
Seriação:
ordenar objetos de acordo com o tamanho (do menor para o maior) ou de acordo
com o peso (mais pesado para o menos pesado).
Conservação:
operação mental necessária para a construção do raciocínio lógico. Constituição
de objeto permanente (a bola existe mesmo quando sai do campo de visão do
bebê).
Reversibilidade:
capacidade de fazer, desfazer e fazer novamente.
Proporcionalidade:
compreensão das noções lógico-matemáticas, das frações e probabilidades.
Numeração:
compreensão do sentido do número como sendo mais do que uma simples palavra,
pois se refere a um todo, composto por unidades incluídas nele e guardando a
relação de ordem com o restante dos números.
Valor
posicional: unidade, dezena, centena, etc.
Compreender
operações: é importante não somente saber as respostas das operações, mas
compreendê-las de fato.
Resolução
de problemas: é necessária a compreensão do texto, ordenar partes do problema e
a compreensão lógica do enunciado e das competências do raciocínio abstrato que
são utilizados para resolvê-lo.
Fonte:
http://carminatimaricato.blogspot.com.br/2010/04/o-processo-de-aprendizagem-e-muito-mais.html.
Nenhum comentário:
Postar um comentário