A ESCOLA E A FAMÍLIA NO DESENVOLVIMENTO DO
INDIVÍDUO
FAMILÍA E
A ESCOLA NO DESENVOLVIMENTO DO INDIVÍDUO
APRESENTAÇÃO
O
presente trabalho visa explorar informações acerca da importância das
instituições em relação família e escola no processo de desenvolvimento e
aprendizagem do indivíduo.
1.INTRODUÇÃO
INTRODUÇÃO
AO DESENVOLVIMENTO INFANTIL
A
Educação infantil é um momento de descobertas para as crianças, de um novo
mundo composto de pessoas, valores e sentimentos.
É na
educação infantil que os alunos apredem a se conhecer e observar atentamente o
ambiente que os cerca, numa relação lúdica com a escola e o mundo.
Através
de brincadeiras e dos jogos as crianças se desenvolvem, expressam sentimentos,
testam os seus medos, angústias e exteriorizam a alegria que sentem sensações
muitas vezes não verbalizadas.
Desde que
nasce a criança dispõem de esquemas que permitem adaptar-se aos desafios do
mundo exterior.
A
primeira infância demarca pelos estudiosos entre zero e três anos de idade, é
caracterizada, sobretudo pelo movimento.
É nesse
período que a criança tem um espírito de aventura e descobertas, onde tem
necessidade de expandir sua alegria e vivacidade.
Na
segunda infância (criança de três aos seis anos), a criança continua em um
processo de maturação biológica e pouco a pouco estão ocorrendo mudanças e
aperfeiçoamentos em suas características físicas e orgânicas, ou seja, a
criança está desenvolvendo suas emoções, suas fantasias, angústia etc…
2. A ESCOLA NO DESENVOLVIMENTO DO INDIVÍDUO
A escola
é responsável pela educação escolar, é um espaço destinado ao trabalho
pedagógico formal, ao entendimento de regras, à formação de valores, ao
exercício da cidadania, à experimentação de sentimentos, etc. A escola tem um
papel muito importante no desenvolvimento humano, é onde passamos a maior parte
do tempo, onde aprendemos a desvendar o significado das palavras, figuras, e
conhecemos a plenitude que o mundo nos oferece.
A escola
deve oferecer oportunidades pedagógicas, permitindo ao indivíduo sentir-se
seguro, protegido e estimulado a fazer novas descobertas e a se socializar.
É muito
importante que a escola tenha uma proposta pedagógica coerente e que atenda com
qualidade seus alunos. Toda escola deve ter um projeto pedagógico traçado
dentro dos parâmetros educativos que auxiliam no desenvolvimento do indivíduo,
é importante seguir os seguintes critérios:
Princípios
pedagógicos, planejamento, organização curricular, espaço físico e instalações,
proposta de reciclagens, entre outros critérios.
PRINCÍPIOS
PEDAGÓGICOS
As
práticas pedagógicas devem contemplar atividades de: leitura, textos de
dramatização, gibis, jogos e outros que estimulam a busca da linguagem escrita,
assim como:
- Valorização
do jogo (o
jogo é integrado). À medida que o indivíduo joga, ele vai se conhecendo
melhor e interagindo com seus colegas.
- A
aceitação de valores – Conversarem com as crianças sobre tudo
que as rodeia – pessoas, coisas, brinquedos, costumes. E também considerar
se for o caso, valores, atitudes e hábitos que se diferenciam dos nossos,
sem emitir juízo de valor.
- A
participação do indivíduo nas atividades – É importante que o indivíduo tenha
participação ativa das atividades da escola, pois o indivíduo desenvolve o
espírito de participação e aprende a ter responsabilidades com
compromissos.
- A
utilização dos próprios alunos para ajudarem seus colegas – propiciar a troca de
papéis, trabalhos em grupo onde podem ajudar e dividir as tarefas e
matérias, esse metado ajuda o indivíduo a desenvolver sua personalidade,
onde o simples ato de ajudar e repartir seus pertences desenvolve a
humildade, companheirismo e solidariedade.
- A
organização é de fundamental importância – É indispensável que o educador se
organize se pretende que seus alunos também o façam. A professora deve
expor o aluno a organizar figuras nos murais, a organização da sala e
colocação dos trabalhos feitos em pasta; Isto pratica a organização do
indivíduo.
PLANEJAMENTO
Toda
escola necessita de uma meta, de um planejamento, é importante fazer um
planejamento visando o desenvolvimento da sociabilidade e habilidades
psicomotoras.
O
planejamento acontece em dois momentos:
Verticalmente – onde no final de cada
ano, colocando em prática e formular bases de conteúdo que pretende trabalhar
no ano seguinte.
Horizontal
– este
é feito semanalmente pelos professores e analisado pela coordenação e direção,
onde são colocados sugestões de atividades a serem desenvolvidos na semana.
Planejar
por atividades, pressupõe flexibilidade e abertura para atender aos interesses
dos indivíduos.
ORGANIZAÇÃO
CURRICULAR
O
currículo da educação deve ser voltado para o desenvolvimento do indivíduo,
concebendo-o como um ser que não se limita a receber mensagens, mas é também
capaz de processá-las e criá-las.
Dentro da
organização curricular, se constitui em dois âmbitos de experiência que
são: Objetivos gerais, Conhecimento do mundo formação pessoal e social e
os eixos de trabalho: Movimento, Linguagem oral e escrita, Identidade e
Autonomia, Música, Artes Visuais, Matemática e Objetos e Conteúdos, que estimulam
o desenvolvimento de estruturas de pensamentos do indivíduo, que venha auxiliar
no processo de socialização e construção de seus próprios limites, tudo isso
respeitando o estágio do desenvolvimento que o indivíduo se encontra.
Movimento:
Familiarização
com a imagem do próprio corpo;
Exploração
de gestos, posturas e ritmos para expressar-se e comunicar-se na relação com
brincadeiras.
Musica:
Propor o
desenvolvimento na capacidade de ouvir;
Levar a
criança a expressar sentimentos, sensações etc.
Artes
visuais:
Proporcionar
a criação de desenhos, pinturas, colagens.
Valoriza
sua alta estima.
Linguagem
Oral e Escrita:
Amplia a
capacidade de comunicação do indivíduo.
Matemática:
Ajuda no
raciocínio da criança;
Constrói
significados, dá sentido e estabelece relações entre as ações físicas e
mentais.
Identidade
e Autonomia:
Levar a
criança a adquirir hábitos de autocuidado e de respeito às regras básicas de
convívio social.
ESPAÇO FÍSICO E INSTALAÇÃO
O espaço
físico e instalação de uma escola também são importantes para o desenvolvimento
do indivíduo.
Uma sala
de aula mal estruturada e com superlotação de alunos vem a careta no mau
desempenho do indivíduo na aprendizagem.
Organização ideal de quantidades
de alunos na sala de aula:
Idade
|
Turma
|
Capacidade total
|
O a 12
meses
|
Berçário
|
8
crianças
|
1 a 2
anos
|
Maternal
I
|
12
crianças
|
2 a 3
anos
|
Maternal
II
|
16
crianças
|
3 a 4
anos
|
Maternal
III
|
20
crianças
|
4 a 5
anos
|
Jardim
I
|
24
crianças
|
5 a 6
anos
|
Jardim
II
|
24
crianças
|
6 a 7
anos
|
Alfabetização
|
24
crianças
|
Em termos
de organização educacional esta seria o ideal para o desenvolvimento de um
individuo no aproveitamento do nível escolar, fica mais viável para professores
que se dedicar mais a alguns alunos que tem dificuldades de aprendizagem e a
alunos ficam mais a vontade em expressar seus pensamentos e dedicasse mais a
aprendizagem.
3. A
FAMÍLIA DO DESENVOLVIMENTO DO INDIVÍDUO
A família
é a base na formação do indivíduo, é o ambiente em que ocorrem os primeiros
contatos e relacionamentos da criança, modelo referencial e responsável pela
formação de valores, entre outras coisas.
Assim
como a escola, a família tem um papel importante e fundamental no
desenvolvimento do indivíduo.
A família
em si é o principal estimulante para o indivíduo desenvolver suas capacidades,
ou seja, a educação começa em casa e a escola é apenas um complemento.
A família
deve começar a estimular o indivíduo logo nos primeiros anos de vida, através
de brincadeiras educativas, ler uma estória, conversa com a criança assuntos de
interesse do indivíduo.
O
indivíduo precisa perceber que os pais estão sempre ao seu lado, necessita
sentir-se seguro.
Os pais
devem acompanhar o desenvolvimento escolar de seus filhos através de reuniões,
na participação das atividades, ajudarem o indivíduo nas tarefas escolares,
questionar notas e trabalhos, mostrando assim que o indivíduo tem que ter
responsabilidades.
Ser pai e
mãe às vezes é muito difícil, mais ser filho é mais complicado ainda, pois os
filhos necessitam dos pais para desenvolver em todos os campos da vida, os
filhos geralmente imitam no pai ou na mãe e é por isso que cabe aos pais
corrigir, educar, amar e ajudar o seu filho e não passar tudo isso para escola.
O QUE OS
PAIS NÃO DEVEM FAZER:
- Deixar
de olhar as notas dos filhos;
- Deixar
de conversar com professores e diretores;
- Pegar
o indivíduo antes de acabar as aulas;
- Deixá-lo
sempre atrasado na escola;
- Não
culpar a escola pela má formação do filho.
O QUE OS
PAIS DEVEM FAZER:
- Participar
de reuniões, palestras e encontros (dia dos pais, dia das mães e etc.).
- Sempre
ir a escola;
- Fazer
que seu filho interesse mais pelos estudos;
- Fazer
que seus filhos respeitem os professores e seus colegas.
4.ESCOLA E FAMÍLIA, UMA GRANDE PARCERIA.
A
Educação escolar é considerada a primeira etapa para o desenvolvimento
intelectual dos seres humanos.
É claro
que para um indivíduo desenvolver-se é necessário à participação tanto dos
próprios alunos, quanto dos professores e dos pais.
O
desenvolvimento de um indivíduo no contexto família e escola é uma fase muito
importante.
É
importante que a família se mobilize, fazendo um intercâmbio de idéias com a
escola e colocá-las a par das propostas de atendimento aos seus filhos, a
partir daí fazer uma avaliação das informações contidas, tanto pelos pais como também
pela escola, para então fazer um perfil específico de cada indivíduo.
Pais,
alunos e professores devem trabalhar em parceria, trocando experiências,
discutindo soluções. Através disto com certeza o desenvolvimento do indivíduo
será altamente positivo.
Função: a família tem a função
psicosociais de proteger os seus membros e de favorecer a sua adaptação á
altura a qual pertencem. Assim, reconhecemos como alguns autores que existe no
mínimo quatro funções ou responsabilidades relacionadas com as crianças, são
elas:
- A
família tem a obrigação de cuidar e proteger as crianças garantindo
condições dignas, essas funções jamais podem ser descumpridas, pois
existem serviços de suporte e de assistência social, para que caso não
seja cumprida a família acaba perdendo a custódia dos seus filhos;
- A
família deve contribuir para socialização dos seus filhos, consideradas
por autores, sociólogos e psicólogos funções básicas.
- A
família é responsável em dois suportes na evolução da criança, no processo
escolar e uma função que ajuda na socialização da criança.
- A
família é responsável no suporte que proporciona a criança a ser pessoas
emocionalmente equilibrada, capaz de ter vínculos afetivos e respeitosos
com os outros e com a própria identidade, relação baseadas no respeito
mútuo e no objeto.
5.A FAMÍLIA E A ESCOLA DIANTE DA INDISCIPLINA
Há um
problema novo nas escolas. A indisciplina nas salas de aula vem tomando
proporções que muitos professores estão com medo dos alunos. Isso atinge alunos
de todas as classes sociais, desde as escolas privadas até as escolas públicas.
Muitos alunos ignoram a autoridade do professor.
Alguns
alunos são o retratos da indisciplina, agridem professores tanto verbalmente
como fisicamente.
Muitos
professores a cada dia que passa está se sentindo destimulados e muitos deles
acabam largando a profissão por medo, podendo chegar a uma fobia escolar. Ao
dirigir-se a sua sala de aula, sente alterações físicas como palpitação e
tremores e um pavor incontrolável.
O índice
de professores com fobia escolar, estresses, depressão, e com crise do pânico,
aumentou em 20% no ano de 2004.
Algumas
atitudes comuns em colégios particulares e públicos que demonstram o
desrespeito com o professor, são:
- Tratar
o professor (a) como empregado;
- Jogar
objetos no professor (a) em sala de aula;
- Xingar
o professor(a) com palavrões;
- Negar
se sair da sala de aula quando expulso;
- Entrar
e sair da sala de aula, sem se importar com o professor.
Assim
como essas atitudes, há também travessuras tradicionais como: colocar tachinhas
na cadeira do professor, barbantes estendidos no chão da sala para vê-lo
tropeçar. São tipos de comportamento que fazem parte do folclore escolar. A
diferença agora é que muitas escolas os bagunceiros não são mais castigados.
Os pais
têm longa parcela de culpa no que se diz respeito à indisciplina dentro da
classe. Pois os pais trabalham muito e tem menos tempo para dedicar a educação
de seus filhos, evitam dizer não aos filhos e deixam a responsabilidade para
professores e escola.
Alguns
pais chegam a entregar à educação de seus filhos aos colégios, e ainda
exagerados as exigências escolares e vêem no direito de deixar o filho na
escola com atraso, ou buscá-lo mais cedo. Sempre arruma uma desculpa para a
criança faltar às aulas como o horário de estudo não tivesse importância. A
indisciplina pode ser combatida através do esforço dos professores e a
compreensão dos pais e a boa vontade dos alunos.
“A escola
pode ser um lugar positivo para todos.“
CONCLUSÃO
Concluímos
na apresentação deste que a escola tem um significado muito importante no
desenvolvimento do indivíduo.
É através
da escola que o indivíduo começa ter o primeiro contato com o mundo,
descobrindo cada dia sua existência.
É a
família que desempenha um papel fundamental para o desenvolvimento do
indivíduo, estimulando o mesmo em todos os aspectos de sua vida.
BIBLIOGRAFIA
PSICOLOGIA
DO DESENVOLVIMENTO.
PSICOLOGIA
DA EDUCAÇÃO.
PEDAGOGA: TÂNIA
PSICOPEDAGOGA: ANA
METODOLOGIA PEDAGÓGICA APLICADA NA PRÉ-ESCOLA
QUAL A
PRÁTICA PEDAGÓGICA APLICADA NA EDUCAÇÃO INFANTIL?
Anúncio
A prática
pedagógica da escola infantil é norteada pelas diretrizes curriculares
nacionais e pelos referenciais curriculares da educação infantil, regras de
funcionamento, tais como, educação em ambiente com infra-estrutura adequada e
proposta pedagógica, profissionais qualificados, segurança, atendimento aos
pais, numero reduzido de alunos por turma, respeito ao ritmo de cada criança,
contribuindo assim para que as crianças tenham um desenvolvimento integral de
suas identidades, capazes de crescerem como cidadãos cujos direitos à infância
são reconhecidos.
QUAIS
PROPOSTAS PEDAGOGICAS QUE AUXILIAM NO DESENVOLVIMENTO DO INDIVIDUO?
Oferecemos
propostas pedagógicas sócio-inter racionalistas na qual o desenvolvimento da
criança é vista como processo que depende de uma dimensão sócio-afetiva e
cognitiva, colocando a criança como um sujeito de aprendizagem.
Propicio
a situação de cuidado, brincadeiras e aprendizagem orientados de forma
integrada, de modo a contribuir para o desenvolvimento das capacidades infantis
de relação interpessoal, de ser e estar com outros em uma atitude básica.
QUAL O
PAPEL DA ESCOLA NA RELAÇÃO FAMÍLIA E ESCOLA?
A escola
é bem transparente em sua proposta pedagógica. Proporcionamos palestras,
reuniões bimestrais coletivos e reuniões individuais, encontros,”família na
escola” e outros buscando trazer os pais ao convívio das crianças na escola a
fim de esclarecer dúvidas, lembrando que, com instituição educacional, visamos
a melhor formação do indivíduo.
AO
MATRICULAR UMA CRIANÇA QUAIS OS MÉTODOS PEDAGÓGICOS QUE DEVEMOS OBSERVAR?
Ao
matricular uma criança devemos tomar alguns itens como:
- Conhecer
a linha pedagógica da instituição;
- Conhecer
a equipe docente e técnica;
- Conhecer
as regras de disciplina e funcionamento da escola;
- Observar
a interação dos funcionários;
- As
instalações;
- Entre
outros aspectos (visite a escola e converse com diretores, professores
etc.).
OBS.:
É
indispensável escolher uma escola que esteja o mais próximo possível dos
valores da família, que dêem as mesmas coisas que os pais dão.
QUAL A
IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA E ESCOLA NO DESENVOLVIMETO DO INDIVÍDUO?
O
desenvolvimento de um indivíduo no contexto família e escola é uma fase muito
importante para o desenvolvimento infantil.
O
conhecimento da família, do meio e da própria criança, como também a tomada de
consciência de pontos básicas que devem nortear a sua ação, constitui os
instrumentos do educador para a sua pratica na pré-escola. Nesse sentido, o
planejamento, autilizaçao dos recursos e o trabalho desenvolvido com a família
assumem uma perspectiva dinâmica, onde a participação das crianças, dos pais e
da comunidade em todo processo transformam a escola infantil num lugar vivo, a
serviço da criança.
COMO DEVE
SER A RELAÇÃO DE PAIS E ESCOLA?
A relação
família e escola devem ser construídas com bases sólidas de confiança e
respeito, administrando possível conflito de forma positiva, sem confronto e
impasses, mas tirando proveito deles para enriquecer a relação num consenso
satisfatório para ambas as partes.
Autor: Adriana de Cassia
fonte:https://pedagogiaaopedaletra.com/a-escola-e-a-familia-no-desenvolvimento-do-individuo/
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