Para responder às questões leia o texto abaixo com
bastante atenção.
Ninho de Cuco
O
cuco é o mais mafioso dos pássaros. Não gosta muito de trabalhar e adora ocupar
o ninho dos outros. Foi assim que, um dia, um pardal muito bondoso, emprestou o
seu ninho para o cuco e pediu que, em troca, ele ficasse por algumas horas
tomando conta da ninhada toda.
Saiu.
Quando voltou, encontrou o cuco numa zorra danada, bagunçando seus ovinhos:
-
Quer
dizer que eu lhe empresto o ninho e você faz essa bagunça?
Ao
que o cuco respondeu:
-
Eu
estou retribuindo a sua hospitalidade. Nós, cucos, somos assim mesmo: só posso
ser como sou.
O
pardal, cheio de raiva, deu uma bicada no cuco, que, ofendido, disse:
-
Mas
o que é isso, amigo?
E
o pardal respondeu:
-
Essa
bicada é tudo o que eu lhe posso dar, no momento. Sinto muito, mas nós,
pardais, somos organizados, e você e seu ovinho vão ter que cair fora do meu
ninho.
E
o cuco, bagunceiro, foi baixar noutro terreiro: mais precisamente no buraco
vazio de um relógio, onde, desde então, dá duro para sobreviver trabalhando em
turnos de meia hora.
Cuco-cuco-cuco!
Cuco-cuco-cuco!
(FRATE, Diléia. Histórias para acordar. Companhia das
Letrinhas)
1. "Mas
o que é isso, amigo?" Na frase acima, a palavra grifada se
refere ao
(A)
cuco.
(B) pardal.
(C) relógio.
(D) ovinho.
2. Na frase "... encontrou o cuco numa zorra danada", a
expressão grifada significa que o cuco estava
(A) fazendo pouco barulho.
(B) dormindo profundamente.
(C) chocando os ovinhos.
(D) desorganizando o ninho.
3. O título do texto é Ninho de Cuco por que
(A) o cuco se aproveita do ninho dos outros
pássaros.
(B) o cuco constrói seu próprio ninho.
(C) o pardal dá seu ninho para o cuco.
(D) dentro de um relógio há um ninho de cuco.
4. O pardal brigou com o cuco porque o cuco
(A) não gosta de trabalhar.
(B) abandonou o ninho do pardal e foi para o
relógio.
(C) bicou o pardal.
(D) bagunçou o ninho do pardal.
5. O que aconteceu ao cuco depois que foi expulso do ninho do
pardal?
(A) Foi parar no terreiro.
(B) Foi para o seu ninho.
(C) Foi morar no relógio.
(D) Foi cantar no terreiro.
6. Na frase "E o cuco, bagunceiro, foi baixar noutro
terreiro: mais precisamente no buraco vazio de um relógio...",
qual a função dos dois pontos?
(A) Finalizar uma frase.
(B) Introduzir uma explicação.
(C) Interromper a frase.
(D) Destacar uma expressão.
Leia o texto abaixo e responda.
Vênus
Depois
de Mercúrio, é o planeta mais perto do Sol. Seu ano dura 225 dias. Vênus tem
duas coisas curiosas. A primeira é que gira no mesmo sentido que os ponteiros
de relógio. Apenas ele e Urano fazem isso. Os outros planetas giram no sentido
anti-horário. Além disso, o dia de Vênus é muito comprido: em vez de 24 horas,
dura 5.800 horas! Os cientistas acham que Vênus pode ter dado uma batida
monumental com algum asteróide, há milhões de anos. Por isso, ele anda de ré em
volta do Sol e quase não gira em torno de si mesmo.
Vênus
é também muito quente. A temperatura no planeta é de cerca de 500 graus
centígrados, calor suficiente para derreter uma barra de chumbo, por exemplo.
(Almanaque Recreio. São Paulo: Editora
Abril, 2003)
1. Quais as duas características curiosas a respeito do planeta
Vênus?
(A) Ele gira no sentido anti-horário e seu dia é
comprido.
(B) Ele gira no sentido do relógio e seu dia é
curto.
(C) Ele gira no sentido anti-horário e o seu dia é
curto.
(D) Ele gira no sentido do relógio e seu dia é
comprido.
2. Quais os fatores que levam os cientistas a
pensarem que Vênus pode ter dado uma batida em algum asteróide?
(A) Seu clima quente e sua atmosfera espessa.
(B) Seu ar pesado e sua proximidade ao Sol.
(C) Seu dia curto e seu movimento anti-horário.
(D) Seu giro lento em torno de si e seu movimento
horário.
3. A expressão "uma batida monumental" significa uma batida
(A) muito forte.
(B) muito fraca.
(C) de leve.
(D) barulhenta.
4. Vênus é um planeta mais quente do que a
Terra porque
(A) depois de Mercúrio, é o planeta mais perto do
Sol.
(B) seu dia é muito mais curto.
(C) seu ano dura 225 dias.
(D) anda de ré em volta do Sol.
5. Qual a função do texto acima?
(A) Fazer uma propaganda de Vênus.
(B) Relatar acontecimentos ocorridos em Vênus.
(C) Narrar uma história sobre Vênus.
(D) Informar sobre o planeta Vênus.
Para responder às questões leia o texto abaixo.
Você viu Marte
mais perto?
Esta
semana o planeta vermelho ficou mais perto da Terra e levou milhares de pessoas
do mundo todo para as ruas. Astrônomos profissionais e amadores queriam
enxergar Marte que ficou milhões de quilômetros menos distante de nós.
Normalmente, Marte fica a 225 milhões de
quilômetros da Terra, mas na última quarta-feira a distância diminuiu
para 56 milhões! Tudo bem que não deu para notar muita diferença a olho nu,
porém, quem usou telescópio pôde ver detalhes do planeta. O mais bacana é que a
última vez que Marte ficou tão perto da Terra foi há 60 mil anos, quando nossos
ancestrais ainda viviam em cavernas. Quem perdeu vai ter de esperar um bocado:
Marte só voltará para perto de nós em 2287.
(Estadinho, 30/08/2003)
1. Quando Marte voltará a ficar mais perto do
planeta Terra?
(A) No ano de 2287.
(B) Daqui a 60 mil anos.
(C) Daqui a 56 milhões de anos.
(D) Daqui a 225 milhões de anos.
2. A expressão "planeta
vermelho" se refere
(A) a Terra.
(B) a Marte.
(C) ao Sol.
(D) a Lua.
3. A notícia fala, principalmente,
(A) de detalhes do planeta Marte.
(B) dos homens que viviam em cavernas.
(C) da diminuição da distância entre Marte e Terra.
(D) de astrônomos profissionais e amadores.
4. Quem
não conseguiu ver Marte tão próximo da Terra, na semana de 30 de agosto de
2003, não o verá mais por que ...
(A) Marte não voltará a passar perto da Terra.
(B) Marte só voltará a passar perto da Terra em
2287.
(C) Marte irá desaparecer do Sistema Solar.
(D) a Terra se distanciará de Marte ainda mais.
Leia a propaganda abaixo e responda.
1. O que significa a expressão Jogue limpo na propaganda acima?
(A) Brincar no meio ambiente.
(B) Desrespeitar o meio ambiente.
(C) Preservar o meio ambiente.
(D) Identificar os sete erros da propaganda.
2. Na figura de baixo, o sol está bravo porque
(A) jogaram lixo na praia.
(B) o mar não tem ondas.
(C) as pessoas não chegaram.
(D) o vento está forte.
3. A propaganda trata do tema
(A) Passatempos.
(B) Turismo.
(C) Lazer.
(D) Meio ambiente.
4. O texto acima é
(A) uma história em quadrinhos.
(B) um texto de instruções.
(C) um anúncio publicitário.
(D) uma anedota.
5. Na frase, "Jogue
limpo com o meio ambiente." o ponto final é usado para
(A) expressar emoção.
(B) enumerar situações.
(C) finalizar uma idéia.
(D) indicar dúvida.
Para responder às questões leia o texto abaixo.
Relógio de Sol
|
Você vai precisar de:
- 1 vaso
- 1 lápis
- massa de modelar
- cartolina
- cola
Como
fazer:
1. Passe o lápis pelo furo do vaso e
prenda-o com a massa de modelar (desenho 1).
2. Risque um círculo na cartolina,
maior que o fundo do vaso.
3. Recorte-a e faça um furo no centro.
4. Cole o círculo no pote, passando o
lápis pelo furo (desenho 2).
5. Numa manhã, ponha o relógio no Sol. De hora em hora, marque a sombra do
lápis no papel. Escreva as horas dentro de cada marca (desenho 3)
Obs.: Nos dias seguintes, coloque o relógio no mesmo
lugar e na mesma posição. Daí, veja as horas pela sombra do lápis na cartolina.
Atenção!
Nunca mude o relógio de lugar ou posição.
1. Na construção deste relógio de Sol, o que
funciona como ponteiro?
(A) O vaso.
(B) A sombra do lápis.
(C) A cartolina.
(D) O círculo.
2. Por que não é pedido para fazer o furo no vaso?
(A) Porque o furo não vai ser usado.
(B) Porque o vaso utilizado já era furado.
(C) Porque o lápis não precisa passar pelo furo.
(D) Porque o círculo tampou o furo do vaso.
3. Este texto serve para
(A) dar informações sobre relógio de Sol.
(B) contar a história do relógio de Sol.
(C) ensinar a fazer um relógio de Sol.
(D) vender o relógio de Sol.
Leia a história em quadrinhos abaixo e responda:
1. No segundo quadrinho, Cebolinha diz: ... Vou dar um jeito nisso! Qual foi o
jeito dado?
(A) Tirou com as mãos as pulgas do Floquinho.
(B) Levou Floquinho ao veterinário.
(C) Passou inseticida no Floquinho.
(D) Deu banho no Floquinho.
2. O que aconteceu com as pulgas de Floquinho?
(A) Se esconderam do Cebolinha.
(B) Foram parar no corpo do Cebolinha.
(C) Morreram com o uso do secador.
(D) Continuaram no Floquinho.
3. No nono quadrinho, a expressão do Cebolinha
indica que ficou
(A) bravo com o Floquinho.
(B) feliz por ter acabado com as pulgas.
(C) irritado porque sentiu as picadas das pulgas.
(D) amedrontado com tantas pulgas.
4. No sétimo quadrinho Cebolinha diz . A expressão AHA! Indica:
(A) surpresa.
(B) dor.
(C) dúvida.
(D) certeza.
Leia o gráfico
abaixo e responda as questões.
(Veja. 01/10/03. p40)
1. Pelo gráfico podemos dizer que a quantidade
de sorvete consumida no Brasil é
(A) maior que na da Nova Zelândia.
(B) a mesma quantidade que na da Dinamarca.
(C) maior que na da Itália.
(D) pouco menos que a da Alemanha.
2. Quanto ao consumo de sorvete, por pessoa, o gráfico mostra que
o Brasil está em
(A) último lugar.
(B) sexto lugar.
(C) quarto lugar.
(D) primeiro lugar.
Relacione cada sumário ao tipo de livro correspondente:
|
|
|
|||
|
|||||
|
|
|
|||
|
|
|
|||
|
|
|
|||
|
|||||
|
|
|
A - LIVRO DE POEMAS
|
C - LIVRO DE CONTOS DE FADAS
|
B - LIVRO DE FÁBULAS
|
D - LIVRO DE CULINÁRIA
|
Sua tarefa é:
§
Se
reunir em dupla;
§ Recortar e ler a
fábula que a professora irá entregar e colar nessa folha;
§ Em seguida você
vai procurar nos grupos a moral correspondente a sua fábula;
Ufa! Agora é só começar!
Leitura
de texto informativo:
ELEFANTE
O ELEFANTE É O MAIOR MAMÍFERO TERRESTRE
DO MUNDO. É TAMBÉM UM DOS QUE VIVEM MAIS TEMPO: DE CEM A CENTO E VINTE ANOS.
ALÉM DO SEU TAMANHO, OUTRA
CARACTERÍSTICA QUE CHAMA A ATENÇÃO NO ELEFANTE É A SUA TROMBA. AS PESSOAS
COSTUMAM PENSAR QUE O ELEFANTE BEBE ÁGUA PELA TROMBA, MAS, ISSO NÃO É VERDADE.
ELA É O NARIZ DO ELEFANTE E FUNCIONA COMO UMA ESPÉCIE DE CANUDO. ELE PUXA A
ÁGUA E ESGUICHA-A DENTRO DA BOCA PARA BEBER OU NAS COSTAS PARA SE REFRESCAR.
(Texto adaptado
do Zôo Virtual)
RESPONDA:
1- QUANTOS
ANOS COSTUMAM VIVER UM ELEFANTE?
____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
2- COMO
UM ELEFANTE FAZ PARA BEBER ÁGUA?
____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
Leitura
de texto informativo:
GIRAFA
A GIRAFA TEM, EM MÉDIA, CINCO METROS DE
ALTURA. SÓ DE PESCOÇO SÃO TRÊS METROS. ESSA GRANDE ALTURA PERMITE-LHE
ALIMENTAR-SE DAS FOLHAS MAIS ALTAS E MAIS MACIAS DAS ÁRVORES. ELA PODE TAMBÉM
VIGIAR COM FACILIDADE OS ARREDORES, O QUE É UMA VANTAGEM PARA PREVENIR-SE CONTRA
OS PERIGOS.
HÁ, PORÉM, ALGUMAS DESVANTAGENS. PARA
BEBER ÁGUA, A GIRAFA DEVE ABRIR BASTANTE AS PERNAS E ABAIXAR O PESCOÇO DE FORMA
QUE SUA BOCA POSSA ALCANÇAR A ÁGUA. ESSA É UMA POSIÇÃO INCÔMODA E INSTÁVEL QUE
A DEIXA INDEFESA CONTRA SEUS INIMIGOS. POR ISSO ALGUMAS GIRAFAS FICAM DE GUARDA
ENQUANTO AS OUTRAS BEBEM ÁGUA.
(TEXTO ADAPTADO DO ZOO VIRTUAL)
RESPONDA:
1- QUANTO
MEDE A GIRAFA?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________________________________________________________________
2- POR
QUE BEBER ÁGUA PODE SER UM PROBLEMA PARA A GIRAFA?
_____________________________________________________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Leitura de texto informativo:
HORA DE DORMIR
NA
NATUREZA, TEM HORA PARA DORMIR E HORA PARA FICAR ACORDADO. OS MACACOS
NORMALMENTE PREFEREM A NOITE PARA DORMIR. MAS HÁ BICHOS QUE NÃO SE INCOMODAM
COM A CLARIDADE E DORMEM DE DIA.
OS
ANIMAIS NÃO DORMEM DE QUALQUER JEITO OU EM QUALQUER LUGAR. DOIS TIPOS DE
MACACOS, OS GORILAS E OS ORANGOTANGOS, TÊM QUE FAZER A CAMA ANTES DE DORMIR. OS
GORILAS AJEITAM FOLHAS NO CHÃO, ENQUANTO OS ORANGOTANGOS FAZEM ISSO LÁ NO ALTO
DA ÁRVORE, NUM GALHO QUE AGÜENTE O SEU PESO. HAJA EQUILÍBRIO PARA DORMIR ASSIM!
(texto adaptado da revista ciência hoje
das crianças)
RESPONDA:
1- OS
MACACOS PREFEREM DORMIR À NOITE OU DE DIA?
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2- COMO FAZEM OS GORILAS E
OS ORANGOTANGOS PARA DORMIR?
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Leitura
de texto informativo.
OS GOLFINHOS, APESAR DE SEREM MAMÍFEROS,
VIVEM NO MAR E SE ALIMENTAM DE PEIXES. PODEM VIVER DE 20 A 35 ANOS. ELES SÃO
INTELIGENTES, GOSTAM DE VIVER EM GRUPOS E, MESMO DEPOIS QUE CRESCEM SÃO MUITO
BRINCALHÕES.
O GOLFINHO JÁ NASCE BEM GRANDINHO, MAS
AINDA ASSIM DÁ UM TRABALHO ENORME À MÃE. NOS PRIMEIROS TEMPOS, ALÉM DE
AMAMENTÁ-LO, ELA PRECISA LEVÁ-LO DE VEZ EM QUANDO À SUPERFÍCIE PARA RESPIRAR.
PASSADA ESSA FASE INICIAL, O FILHOTE PASSA A USAR A NARINA QUE TEM NO ALTO DE
SUA CABEÇA, MAS CONTINUA A DEPENDER DA MÃE PARA SE ALIMENTAR POR CERCA DE UM
ANO.
Responda:
1-
DO QUE OS GOLFINHOS SE ALIMENTAM?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2-
PORQUE OS GOLFINHOS FILHOTES DÃO TANTO
TRABALHO PARA AS MÃES?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________________________________________
LEIA A HISTÓRIA EM QUADRINHOS ABAIXO E OBSERVE
QUE ALGUMAS FÁBULAS LIDAS NA SALA TRANSFORMARAM-SE EM QUADRINHOS:
VOCÊ CONSEGUIU DESCOBRIR QUAIS FÁBULAS ESTÃO NA HISTÓRIA DO CACHORRINHO BIDU?
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário