PLANO DE AULA DE GINÁSTICA
I-
PLANEJAMENTO DAS AULAS- Ao se
planejar uma aula de educação Física devem ser levados em consideração alguns
aspectos que fazem parte do conteúdo para as aulas. São eles:
a)Relevância social- Selecionadas práticas da cultura corporal, cuja
aprendizagem favorece: a ampliação das capacidades de integração sociocultural,
o usufruto das possibilidades de lazer e a promoção e a manutenção da saúde.
b)Características
dos alunos-A definição dos conteúdos
buscou guardar, uma amplitude que possibilite a consideração das diferenças
entre regiões, cidades e localidades brasileiras e suas respectivas populações
e considera o crescimento e as possibilidades de aprendizagem dos alunos nesta
etapa da escolaridade.
c)Características
da própria área-Os conteúdos são um
recorde possível da enorme gama de conhecimentos que vêm sendo produzidos sobre
a cultura corporal e está incorporada pela Educação Física.
Os
EIXOS TEMÁTICOS que fazem parte dos PCNs (Parâmeros Curriculares Nacionais)
são:
1-ESQUEMA CORPORAL (conhecimento do meio). É a estrutura corporal,
ajuste postural, respiração, relaxamento e lateralidade). Elemento básico para
formação da personalidade da criança, é a representação global e científica e
diferenciada que a criança tem do seu corpo. Faz parte do Esquema corporal:
Estrutura
corporal -noção da nomenclatura e
localização e conhecimento das partes do corpo.
Postura- posicionamento do corpo estático perante a execução
de um movimento.
Respiração –possibilita a troca gasosa, eliminando as
substâncias nocivas ao corpo e renovando o ciclo energético.
Relaxamento –capacidade de descontração da musculatura
voluntária.
Lateralidade
–saber diferenciar o lado direito do
lado esquerdo.
2-ESTRUTURAÇÃO ESPACIAL(conhecimento
das relações com o meio )
É
a tomada de consciência do seu corpo em um meio ambiente, isto é, do lugar e da
orientação que pode ter em relação às pessoas e coisas, possibilitando à
criança organizar-se diante do mundo que a cerca, organizar os objetos entre si
e movimenta-los e coloca-los em um determinado lugar, envolve: coordenação
dinâmica geral, coordenação dinâmica específica, apreciação do espaço corporal,
localização espacial- (reconhecimento do espaço de ação-dentro-fora, acima -
abaixo, frente - trás), dispersão e agrupamento/aproximação, distância/união e
separação.
3-ORIENTAÇÃO TEMPORAL- São as dimensões fundamentais da ação humana o espaço
e o tempo (Piaget). Faz parte da orientação temporal: aquisição de noções de:
antes, durante, depois, sucessão, simultaneidade, duração, pausa, duração da
pausa, estruturação rítmicas, velocidade e aceleração.
4-FASES DO DESENVOLVIMENTO MOTOR- Ao elaborar as aulas de educação Física temos que
conhecer essa criança sobre os aspectos cognitivo, afetivo-social e psicomotor.
4.1-ASPECTOS PSICOMOTORES
•Locomoção:(andar,
correr, saltar, saltitar, trepar, rolar, galopar, e saltar no mesmo pé)
•Manipulação:(arremessar,
receber, rebater, chutar, drible, condução de bola, com pé e voleio)
•Não Locomoção:(estar
de pé, estar sentado, girar os braços, e girar o tronco, parada de mãos,
rolamento, equilíbrio num só pé e caminhar por uma superfície de pequena
amplitude).
4.2- ASPECTOS COGNITIVOS; Atenção, Concentração,
Memorização, Discriminação visual/auditiva, Identificar, Comparar, Transferir,
Classificar, Conhecer.
4.3-ASPECTOS AFETIVO-SOCIAIS; Conhecimento
sobre si e dos outros, Respeito a si e aos outros, Respeito às normas e regras,
Espírito de equipe, Responsabilidade, Disciplina, Auto-controle, Organização,
Participação, Cooperação, Autoconfiança, Esforço para superar-se, Honestidade.
DIVISÃO DOS CICLOS de acordo com os PCNs
•Os objetivos Gerais da área de Educação Física são
divididos em Quatro
Ciclos :
Primeiro
Ciclo- 1º, 2º e 3º anos engloba (antiga Pré-escola,1º e 2º séries).
Segundo
Ciclo- 4º e 5º anos as ( antiga 3º e 4º séries).
Terceiro
Ciclo- 6º e 7º anos engloba (antiga 5º e 6º séries).
Quarto
Ciclo- 8º e 9º anos engloba (antiga 7º e 8º séries).
II- BLOCOS DE CONTEÚDOS
Os Blocos de Conteúdo de acordo com os PCNs.
Conteúdos
de Educação Física na Educação Infantil e Ensino Fundamental I
Os
Parâmetros Curriculares Nacionais estão organizados em Blocos de Conteúdos, são
eles:
1-ESPORTES,
JOGOS, LUTAS E GINÁSTICAS:
a)No
esporte as práticas em que são adotadas regras de caráter oficial e competitivo,
organizadas em federações regionais nacionais e internacionais que regulamentam
a atuação amadora e a profissional.
b)
Os jogos podem ter uma flexibilidade maior nas regulamentações, que são
adaptadas em função das condições de espaço e material disponíveis, do número
de participantes, entre outros.
c)
As lutas são disputas em que o(os) oponente (s) deve(m) ser
subjugado(s), através de técnicas e estratégias de desequilíbrio, contusão,
imobilização ou exclusão de um determinado espaço na combinação de ações de
ataque e defesa.
d)
As ginásticas são técnicas de trabalho corporal que, de modo geral,
assumem um caráter individualizado com finalidades diversas,
2-
ATIVIDADES RÍTMICAS E EXPRESSIVAS: Neste bloco de conteúdo inclui manifestações da cultura corporal que
têm como característica comum à intenção de expressão e comunicação através dos
gestos e a presença de estímulos sonoros como referência para o movimento
corporal.
3-CONHECIMENTOS
SOBRE O CORPO: Diz respeito aos
conhecimentos e conquistas individuais que subsidiam as práticas corporais
expressas nos outros dois blocos e que dão recursos para o indivíduo gerenciar
sua atividade corporal de forma autônoma.
CONTEÚDOS da EDUCAÇÃO FÍSICA na EDUCAÇÃO INFANTIL
-Atividade que favoreçam a vivência,
o controle e o deslocamento do corpo; Desenvolver o conhecimento sobre o corpo;
Favorecer a integração social; Estimular a criatividade e a expressão corporal;
Brincadeiras nos aparelhos do parque; Jogos de correr; Brincadeiras de rua;
Jogos Simbólicos; Espaços e materiais adequados; Pouca interferência de fatores
externos durante as aulas; Sua principal linguagem é a corporal; Brincadeiras
de roda e com bola; Competições entre dois times; O faz de conta (faz de conta
que esta no trem, serve comida, etc...); Aula estoriada; Construir, destruir,
transformar objetos leva a criança a conhecer as propriedades dos materiais,
construírem conceitos de peso, textura e tamanho (altura, largura e espessura);
Desenvolver noções sobre saúde (nutrição, higiene) e educação.
CONTEÚDOS da EDUCAÇÃO FÍSICA no ENSINO FUNDAMENTAL
Desenvolver o prazer e o gosto pela
atividade física; Desenvolver o gosto e o prazer sobre o corpo e os cuidados
com o seu e com o dos outros; Solucionar problemas de ordem corporal; Conhecer,
organizar e modificar locais para as atividades corporais; Favorecer a
integração social; Estimular a expressão corporal e a criatividade; Desenvolver
as habilidades e as capacidades físicas e motoras; Desenvolver noções
esportivas; Adquirir noções de regras e aceitação de resultados; Oferecer
oportunidades e situações para que a criança analise, critique e apresente
propostas de mudanças nas atividades; Criar um ambiente de igualdade de
direitos e posições nas atividades; Jogos adaptados e pré-desportivos; Desenvolver
noções sobre saúde (nutrição, higiene e postura); Utilização de pequenos e
grandes materiais; Variar o grau de dificuldades das tarefas, a complexidade e
a exigência quanto às respostas dos alunos e os resultados por eles alcançados.
III- PLANO DE AULA-
Um
plano de aula se divide em:
PARTE INICIAL: ´
-Caracterizado
pelo aquecimento, preparação para a parte principal.
-Pode
ser jogos de quebra-gelo, alongamentos, atividades como aquecimento muscular
intensivo e a capacidade de concentração.
-Alongamento-
preparar o corpo para a aula.
-Aquecimento
muscular e articular com as formas básicas de movimento: deslocamentos, andar,
saltitos, pequenas corridas.
-Preparação
para a parte principal da aula.
-É
a parte mais curta da aula.
-Deve
conter exercícios simples e suaves.
PARTE PRINCIPAL: -
-Onde
serão desenvolvidas as atividades principais das aulas.
-Corresponde
a 50% do total da aula.
-Desenvolve
o objetivo principal da aula.
-É
a parte mais longa da aula.
-Deve
conter exercícios complexos e intensos.
PARTE FINAL
-
Pode ser aplicado algo aprendido durante a aula;
-
Deve acontecer uma finalização agradável da aula;
-
Atividades de pouca movimentação para volta a calma;
-
Fazer previsões para a aula seguinte.
IV- EXEMPLO DE PLANO DE
AULA DE HABILIDADE MOTORA COM MATERIAL
-SÉRIE: 4º ano do E.Fundamental I
-TEMA: DESENVOLVIMENTO DA HABILIDADE MOTORA COM
BANCO SUÉCO.
-OBJETIVO: Desenvolver a Habilidade Motora de
Locomoção através de deslocamentos no banco sueco de diferentes formas e em
distintas posições.
Desenvolver a Coordenação Motora, Agilidade, Força de MMSS e MMII,
Lateralidade.
-MÉTODOS: Prático, verbal, auditivo.
-MATERIAL: Banco sueco.
PARTE INICIAL:
-Pega-pega americano da ponte.
-Pega-pega do perneta.
-Cada criança se desloca pela quadra e ao sinal do professor se
reúnem em grupos de dois, três, quatro e assim por diante. Quem não conseguir
grupo paga um mico.
PARTE PRINCIPAL:
Banco sueco colocado no sentido longitudinal em relação aos
alunos.
-Deslocar pelo banco andando de frente /lado direito /lado
esquerdo/ costas.
-Deslocar pelo banco andando de diferentes formas sem o apoio do
calcanhar.
-Deslocar pelo banco na posição do gato/elefante/ caranguejo.
-Deslocar pelo banco em quadrupedia/ tripedia.
-Deslocar pelo banco com apoio das mãos e sem apoio dos pés,
saltando de um lado para o outro.
Banco sueco colocado no sentido transversal em relação aos alunos.
-Subir no banco com o apoio do pé direito/ esquerdo.
-Subir no banco com o apoio dos dois pés.
-Saltar o banco com o pé direito/ esquerdo à frente.
-Saltar o banco com os dois pés.
-Passar por baixo dos bancos rastejando.
-Saltar o 1º banco por cima, o 2º por baixo, o 3º por cima e o 4º
por baixo.
PARTE FINAL
Jogo dos Números sobre o banco.
Objetivo do Jogo: Socialização, concentração, disciplina e
atenção.
-Numerar os alunos que deverão estar sentados atrás dos bancos na
formação de colunas.
-Ao sinal do professor o aluno chamado obedece a ordem do
professor ( ex: saltar o banco com o pé direito à frente) e se desloca sobre o
banco e retorna ao seu lugar e senta. Aquele que sentar primeiro a coluna vai
ganhando pontos. Vence a coluna que tiver mais pontos no final do jogo.
V-AULA EM CIRCUITO -A aula em forma de
CIRCUITO é caracterizada por uma seqüência de exercícios divididos em estações
de forma progressiva com objetivos específicos oferecendo benefícios como:
-Resultado
em curto prazo
-Fácil
aprendizagem
-Variabilidade
de movimento de tempo e espaço/
-Pouco
material/ espaço físico/
-Todos
se exercitando ao mesmo tempo/
-Tempo
determinado de recuperação/
-Trabalho
de várias capacidades físicas.
EXERCÍCIOS a serem desenvolvidos em cada
uma das estações:
Estação-1-Força
abdominal
Estação
2-Flexibilidade de pernas
Estação
3-Agilidade
Estação
4-Força de braços
Estação
5-Flexibilidade de braços
Estação
6-Equilíbrio
Estação
7-Força abdominal lateral
Estação
8-Potência
Estação
9-Flexibilidade de coluna vertebral
Estação
10-Ritmo
VI-CURVA DE ESFORÇO
Ao
ser planejada a aula, ela deverá seguir uma seleção gradativa de dificuldades
chamada de CURVA DE ESFORÇO na
seguinte seqüência:
-Dos exercícios mais
fáceis e de baixa intensidade ( simples e suaves ) para os exercícios mais
difíceis e de alta intensidade ( complexos e intensos), seguindo uma seleção natural na
escolha dos mesmos.
Essa ordem deverá ser seguida na Parte Inicial e Principal da aula.
Na Parte Final os exercícios deverão
ser na ordem contrária para que os alunos voltem à calma e o professor encerre
a aula.
BIBLIOGRAFIA –
DICIONÁRIO
DE ED. FÍSICA E ESPORTES- Valdir Barbanti.
PCNs-
Parâmetros Curriculares Nacionais.
APOSTILA
de Metodologia e Prática de Ensino- Prof. Marília de Campos Ferreira.
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