PLANO DE AULA - TEMA
AVALIAÇÃO
Métodos de ensino:
método expositivo; método de trabalho independente; método de elaboração
conjunta e método de trabalho em grupo.
Objetivo geral:
Compreender a avaliação
escolar
Objetivos específicos:
Conceituar
avaliação
Indicar as
funções de avaliação;
Identificar os
tipos de avaliação;
Discutir os
instrumentos de avaliação.
1.Introdução +
Motivação=10 minutos (Elaboração conjunta e expositivo)
1.1 Os alunos corrigem
o TPC e fazem revisão da aula passada e, o professor intervirá caso necessário
Correção do TPC
Revisão da aula
passada
2. Mediação e
assimilação do conteúdo novo=50 minutos (métodos de ensino =Expositivo e
elaboração conjunta)
2. O professor
apresenta o novo tema aos formandos:” A AVALIAÇÃO”
2.1. Após a
apresentação do novo tema os formandos dão o conceito de avaliação e a
formadora intervirá caso necessário
Segundo MEC (2004),
avaliação é um processo de recolha e interpretação sistemática de informações
que implicam juízos de valor com vista a tomar decisões.
Na perspectiva de
DUARTE & BASTOS (2012/2013), avaliação educacional é uma atividade que deve
percorrer os processos educativos, engloba a dimensão qualitativa, não
descurando a quantitativa, identificando os pontos fortes e os
constrangimentos, visando melhorar e garantir a qualidade. Nesse sentido, são
formados juízos de valores e tomadas decisões, comparando o que foi proposto
com o que é alcançado.
De acordo com LIBÂNEO
(2008), avaliação é uma tarefa didática necessária e permanente do trabalho
docente, que deve acompanhar passo a passo o processo de ensino e aprendizagem.
Ainda na perspectiva de
LIBÂNEO (Ibid.), a avaliação é uma tarefa complexa que não se resume á realização
provas e atribuição de notas. A mensuração apenas proporciona dados que devem
ser submetidos a uma apreciação qualitativa. A avaliação assim cumpre funções
pedagógico-didáticas, de diagnóstico e de controlo em relação as quais se
recorre a instrumentos de verificação do rendimento escolar.
2.2. Em seguida, os
formandos indicam as funções de avaliação e a formadora intervirá para dar
resumo e corrigir os erros que forem constatados.
Funções da avaliação
Função pedagógica
Se refere ao papel da
educação no cumprimento dos objetivos gerais e específicos da educação escolar.
Cumprindo a sua função didática, a avaliação contribui para a assimilação e
fixação. E depois a correção dos erros cometidos, possibilita o aprimoramento,
ampliação e aprofundamento de conhecimentos e habilidades e, desta forma, o
desenvolvimento cognitivo.
Função diagnóstica
Permite identificar o
progresso e dificuldades dos alunos, a atuação do professor que por sua vez
determinam as modificações do processo de ensino, para melhor cumprir com as
exigências dos objetivos.
A avaliação diagnóstica
ocorre em três momentos: no inicio da aula, onde se verificam as condições
prévias dos alunos de modo a prepará-los para a matéria nova; durante o
processo de mediação e assimilação é feito o acompanhamento do progresso dos
alunos, apreciando os resultados obtidos, corrigindo falhas, esclarecendo
dúvidas estimulando-os a continuarem a trabalhar até que alcancem resultados
positivos. Ao mesmo tempo essa avaliação fornece ao professor informações sobre
como ele está conduzindo o seu trabalho, no final de uma unidade didática,
trimestre ou ano letivo.
Função de controle
A função de controlo se
refere aos meios de frequência das verificações e de qualificações dos
resultados escolares, possibilitando o diagnóstico de situações escolares. Há
um controlo sistemático e continuo que ocorre no processo de integração
professor-aluno, no decorrer das aulas, através de uma variedade de atividades,
que permitem ao professor observar como os alunos estão se conduzindo na
assimilação de conhecimentos, habilidades e no desenvolvimento das capacidades
mentais.
Há que salientar que
estas três funções funcionam num sistema de interdependência de maneira que não
se possa restringir a avaliação a mera classificação numérica aos conhecimentos
dos alunos, que vai determinar a sua seleção ou apuramento para níveis
subsequentes do ensino.
Segundo Claudino
Pilleti, a avaliação, se desenvolve, em diferentes momentos do PEA, com
objetivos distintos. No inicio do processo, temos a avaliação diagnóstico (tem
função diagnóstica) que é utilizada para verificar:
Conhecimentos que os
alunos têm;
Pré-requisitos que os
alunos apresentam;
Particularidades dos
alunos.
Aplica se este tipo de
avaliação no inicio de cada unidade, semestre, trimestre ou ano letivo.
Ao longo do processo de
ensino e aprendizagem temos a avaliação formativa que tem uma função controladora.
São os seguintes propósitos da avaliação formativa:
Informar o professor e
o aluno sobre o rendimento da aprendizagem;
Localizar as
deficiências na organização do ensino.
Ao longo do processo de
ensino e aprendizagem temos a avaliação somativa, que tem a função
classificatória, isto é, classifica os alunos no fim de um semestre, trimestre,
ano, curso ou unidade, segundo os níveis de aproveitamento.
Objeto de avaliação
O objeto de avaliação
pedagógica corresponde aos três grandes domínios do comportamento humano:
Domínio cognitivo: relativo ao saber, ao conhecimento em si, em termos de
conceitos, de teorias e de informação técnico-científico sistemático;
Domínio efetivo: que
diz respeito ao saber ser e saber estar, implicando determinados valores e atitudes
de conduta;
Domínio psicomotor:
relacionado com o saber fazer, ou seja, com as habilidades de diversa ordem,
que ditam uma certa orientação do individuo, em termos de intervenção prática
no meio.
2.3. Depois da
atividade acima os formandos identificam os tipos de avaliação e a formadora
intervirá caso necessário.
Tipos de avaliação
Avaliação diagnóstica
É um tipo de avaliação
que tem como objetivo fundamental, proceder a uma análise de conhecimentos e
aptidões que o aluno deve possuir num dado momento para poder indicar novas
aprendizagens.
A avaliação diagnóstica
é de suma importância, pois é ela que vai indicar o grau de dificuldades que a
nova aprendizagem poderá ter. Saber-se-á qual é a medida de aprendizagem a ser
usada, pois a medida que indica quanto o aluno deve aprender e ao próprio
aluno, as suas possibilidades.
Avaliação
formativa
A avaliação formativa,
acompanha todo o processo de ensino e aprendizagem, identificando as
aprendizagens bem sucedidas das que levantaram dificuldades que se possa dar
remédio a estas últimas a conduzir a generalidade dos alunos a proficiência
desejada e ao sucesso nas tarefas que realizam.
É um tipo de avaliação
que ocorre enquanto o aluno está aprendendo, enquanto está executando as
atividades. Destina-se a observar a que a que o aluno, para ver como faz e
orientá-lo para fazer tudo certo, sem, todavia impor nada, pois errado também
se aprende. Assim o aluno aprende de forma correto e o professor evita que o
aluno cometa erros e não haja desperdício de tempo.
Avaliação
somativa
Esta avaliação procede
ao balanço de resultados no final de um segmento de ensino e aprendizagem,
acrescentando novos dados aos recolhidos pela avaliação formativa, contribuindo
para apreciação mais equilibrada do trabalho realizado. Esta avaliação é
realizada para fazer um balanço do aproveitamento dos alunos, pelo menos em
termos de objetivo cognitivos e algumas habilidades mentais. Normalmente é
feita através de provas escritas. É importante porque indica ao professor o
grau de alcance dos objetivos e também permite ao professor fazer a análise de
eventuais causas do insucesso dos alunos. Quanto mais frequentes forem as
avaliações, mais rapidamente podem ser removidos os problemas que impedem os
problemas que impedem uma melhor aprendizagem.
2.4. Após a atividade
acima os formandos discutem os instrumentos de avaliação e a formadora
intervirá para remediar possíveis erros.
Instrumentos de
avaliação
a) Para
a avaliação diagnóstica, por exemplo, pode-se realizar o pré-teste, o teste
diagnóstico, a ficha de observação ou qualquer outro instrumento elaborado pelo
professor.
b) Para
avaliação formativa, são as observações, os exercícios, os questionários,
as pesquisas.
c) Na
avaliação somativa, os dois tipos de instrumentos mais usados são as
provas objetivas e as provas subjetivas. Se por um lado, as provas objetivas
têm vantagens de precisão e clareza, elas são mais limitantes do que as provas
subjetivas, pois estas oferecem mais chance ao aluno para colocar a sua
opinião, formar conceitos e generalizações.
3. Domínio e
consolidação = 20minutos (método de trabalho em grupo)
Para verificar o
domínio e consolidação dos conteúdos acima tratados os formandos em grupos
respondem o seguinte questionário por escrito e a formadora intervirá caso
necessário
Questionário
1 O que se entende por
avaliação?
Avaliação é uma
apreciação qualitativa sobre os dados relevantes ao processo de ensino e
aprendizagem que auxilia ao professor a tomar decisões sobre o seu trabalho.
2.Indique as funções de
avaliação
Função pedagógica
didática;
Função diagnóstica;
Função de controle.
3. Descreva a avaliação
formativa.
A avaliação formativa,
acompanha todo o processo de ensino e aprendizagem, identificando as
aprendizagens bem sucedidas das que levantaram dificuldades que se possa dar
remédio a estas últimas a conduzir a generalidade dos alunos a proficiência
desejada e ao sucesso nas tarefas que realizam.
4. Verificação= 10
minutos (método de ensino= trabalho independente)
4. Finalmente para
verificar o nível de compreensão dos conteúdos dados os formandos irão
responder as seguintes perguntas em casa.
1. Explique como ocorre
a avaliação somativa no processo de ensino e aprendizagem
2. Indique 4
procedimentos indispensáveis para uma boa prova oral
3. Em que consiste o
teste de correspondência?
TABELA RESUMO
Tipo
|
Função
|
Diagnóstico
|
Diagnóstica
|
Formativa
|
Controladora
|
Somativa
|
Classificatória
|
Bibliografia
1.DUARTE &
BASTOS, caderno de atas de comunicações das jornadas da educação 2012/2013
2.MEC, Manual de
apoio à avaliação Pedagógica, 2004
3.LIBÂNEO, Didática,
são Paulo Cortez, 2008
Fonte: http://gisele-finatti-baraglio.blogspot.com.br/2016/05/plano-de-aula-tema-avaliacao.html
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