|
Alfabetização é o termo que usamos quando nos referimos à aprendizagem da leitura e da escrita. Um indivíduo que sabe ler e escrever é considerado uma pessoa alfabetizada. MÉTODOS DE ENSINO São vários os métodos para se alfabetizar. Falaremos sobre os mais utilizados: 1- Métodos de alfabetização predominantemente sintéticos 2- Métodos de alfabetização predominantemente analíticos |
|||||||||
|
sons, letras e sílabas. Os métodos predominantemente sintéticos podem ser: alfabéticos ou soletrativos silábicos fonéticos O aluno aprende: o nome das letras nas formas maiúscula, minúscula, manuscrita, etc. a seqüência do alfabeto. a combinar as letras entre si, formando sílabas e palavras. Silábicos O aluno aprende inicialmente a sílaba, a combinação entre elas e chega à palavra. Fonéticos O aluno aprende inicialmente os sons das letras isoladas e depois reúne em sílabas que formarão as palavras. |
|||||||||
|
Os métodos predominantemente analíticos podem ser: palavração sentenciação contos ou historietas natural Palavração O aluno aprende algumas palavras associadas às suas imagens visuais. É usada a memória visual. Depois que o aluno já reconhece algumas palavras, estas são divididas em sílabas para formar outras palavras. Sentenciação O aluno parte de uma frase que a turma está discutindo, visualiza e memoriza as palavras e depois analisa as sílabas para formar novas palavras. Contos ou historietas É uma ampliação do método de sentenciação. O aluno parte de pequenas histórias para chegar nas palavras, sílabas e com estas sílabas formar novas palavras. Natural O método natural parte de um pré-livro que contém registros de conversas da classe sobre determinado assunto. É apresentado aos alunos aos poucos para a sua visualização. Depois dessa fase, passa-se para a leitura sonorizada de cada sílaba da palavra. A partir destas sílabas, o aluno forma novas palavras e novas frases. |
|||||||||
|
As técnicas são divididas em dois grupos: técnicas de leitura técnicas de escrita Técnicas de leitura Utilização de cartões vazados para a orientação da leitura do aluno(da esquerda para a direita). Leituras de textos em conjunto. Utilizar jogos de memória, de associação "palavra-figura", dominós e atividades artísticas.
A criança deve perceber a forma das letras. O professor deve formar, com as partes dos corpos de seus alunos, algumas letras. Desenhar a letra em tamanho grande, no quadro-de-giz, para que a criança percorra o traçado com o dedo. Ditados-mudos (cartões com uma figura, ao mostrar, as crianças devem escrever o que estão vendo.
AS TÉCNICAS DEVEM PROPICIAR UMA APRENDIZAGEM PRAZEROSA.
|
terça-feira, 21 de fevereiro de 2017
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário