Escola Municipal Prefeito Francisco Ferreira
Claudino
São José dos Pinhais, 14 de setembro de 2014.
LÍNGUA PORTUGUESA
TURMAS: 5º ANOS A , E.
PERIODO: 15 A 20 de setembro
CONTEÚDOS
Histórias em quadrinhos
OBJETIVOS
Criar uma HQ com linguagem verbal e visual.
Criar personagens utilizando objetos e acrescentando detalhes.
Utilizar os recursos de expressão relativos à estrutura da HQ na criação do texto.
Criar uma HQ com linguagem verbal e visual.
Criar personagens utilizando objetos e acrescentando detalhes.
Utilizar os recursos de expressão relativos à estrutura da HQ na criação do texto.
ENCAMINHAMENTO
METODOLÓGICO
Professor(a), a aula
poderá ser iniciada dialogando com os(as) alunos(as)
sobre Histórias em
quadrinhos (HQ). Indagações poderão ser feitas com o intuito de resgatar os
conhecimentos prévios dos(as) alunos(as), como por exemplo: O que você entender
por Histórias em quadrinhos? Quais os personagens vocês mais gostam das Histórias
em quadrinhos? Vocês lembram-se de alguma história que leram? Como foi a
história? E etc. Em seguida, poderá ser explicado aos(às) alunos(as) que cada Ɵ
po de balão, que aparece nas histórias em quadrinhos, está relacionado com o Ɵ
po de fala dos personagens, ou seja, pode representar, um cochicho, um idéia,
um pensamento e etc. Exemplos:
O que é Onomatopeia:
Onomatopeia é uma figura
de linguagem da língua portuguesa, pertencente do grupo das "figuras de
palavras" e que indica a reprodução de sons ou ruídos naturais.
A onomatopeia é
o processo de formação de palavras ou fonemas com o objetivo de tentar imitar o
barulho de um som, quando são pronunciadas.
Exemplos de
Onomatopeia
·
trrrim, trrrim = telefone tocando
·
smack = som de beijo
·
pow = batida, soco, porrada
·
tic-tac = relógio trabalhando
·
bum! = explosão
·
sniff sniff = chorando
·
bang, bang = tiro
·
auau = latido
·
miau = miado de gato
·
grrr = rugido de raiva
As interjeições
podem ser classificadas de acordo com o sentimento que traduzem.
Segue alguns exemplos para cada emoção:
·
Alegria: oba!, eba!, viva!, oh!, ah!, uhu!, eh! , gol!, que bom!, iupi!
·
Saudação: oi!, olá!, salve!, adeus!, viva!, alô!
·
Alívio: ufa!, uf!, ah!, ainda bem!, arre!
·
Animação, estímulo: coragem!, avante!, firme!, vamos!, eia!
·
Aprovação: bravo!, bis!, viva!, muito bem!
·
Desejo: tomara queira deus!, oh!, pudera!
·
Dor: ai! ui!
·
admiração: ah!, chi!, ih!, oh!, uh!, ué!, puxa!, uau!, caramba!,
caraca!, gente!, céus!, uai nossa! (francês: oh lala)
·
Impaciência: hum!, hem!, raios!, puxa!, pô!
·
Invocação: alô!, olá!, psiu!, socorro!, ei!, eh!, ô!
·
Medo: credo!, cruzes! uh!, ui!, socorro!
PROPOSTA DE TRABALHO
PARA OS ALUNOS
Produzir uma história
em quadrinhos é, em geral, uma atividade coletiva sobre o tema cidadania (há
quem escreva, quem desenhe, quem pinte)e pode ser desenvolvida em três etapas:
–Primeira etapa:
após a pesquisa sobre o tema, cada grupo terá uma abordagem diferente. Irei incentivá-los tomando como apoio a idéia de que quadrinhos são seqüenciais e, portanto, contam uma história que tem começo,meio e fim. Nessa etapa, os alunos irão escrever as falas para seus personagens e começar a dividir a ação em quadros.
–Segunda etapa:
é a hora da escolha do posicionamento para os personagens nos quadros.
A criatividade dos alunos para desenhos e cores darão vida aos textos por eles mesmos criados a partir das aulas e por meio de pesquisas.
–Terceira etapa:
após a execução das histórias em quadrinhos,os alunos organizarão uma exposição
dos trabalhos –os quadrinhos produzidos e as pesquisas visuais –, que podem ser afixados em papel cartolina, como painéis que serão apresentados e expostos para toda a classe.
Quarta etapa: faça um novo grande círculo na sala de aula e peça aos alunos que façam uma reflexão conjunta sobre a experiência que tiveram ao aprender(e apreender) os conceitos de História e ao recriar, com os próprios estilos de histórias em quadrinhos, o tema estudado.
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
–Primeira etapa:
após a pesquisa sobre o tema, cada grupo terá uma abordagem diferente. Irei incentivá-los tomando como apoio a idéia de que quadrinhos são seqüenciais e, portanto, contam uma história que tem começo,meio e fim. Nessa etapa, os alunos irão escrever as falas para seus personagens e começar a dividir a ação em quadros.
–Segunda etapa:
é a hora da escolha do posicionamento para os personagens nos quadros.
A criatividade dos alunos para desenhos e cores darão vida aos textos por eles mesmos criados a partir das aulas e por meio de pesquisas.
–Terceira etapa:
após a execução das histórias em quadrinhos,os alunos organizarão uma exposição
dos trabalhos –os quadrinhos produzidos e as pesquisas visuais –, que podem ser afixados em papel cartolina, como painéis que serão apresentados e expostos para toda a classe.
Quarta etapa: faça um novo grande círculo na sala de aula e peça aos alunos que façam uma reflexão conjunta sobre a experiência que tiveram ao aprender(e apreender) os conceitos de História e ao recriar, com os próprios estilos de histórias em quadrinhos, o tema estudado.
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
Cria uma HQ com
linguagem verbal e visual.
Cria personagens utilizando objetos e acrescentando detalhes.
Utiliza os recursos de expressão relativos à estrutura da HQ na criação do texto.
Cria personagens utilizando objetos e acrescentando detalhes.
Utiliza os recursos de expressão relativos à estrutura da HQ na criação do texto.
INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO
Oralidade, escrita, produção
de texto, desenho.
RECURSOS
Lousa de giz, papel
sulfite, cartolina, lapios de cor, xerox
Referências
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/ Acesso em 14/-9/2014.
Nenhum comentário:
Postar um comentário