Escolher
um literato como patrono da turma, colocando o nome dele na porta da sala. O
professor trabalhará com os alunos sua biografia e obra.
Montar
cantinhos de leitura nas escolas que não possuem biblioteca.
Colocar
lembretes, cartazes, poesias, em todos os ambientes da escola.
Propor
momentos de leitura que envolvam a escola inteira. Todos param o que estão
fazendo para alguns minutos de leitura.
Baú
de leitura: A escola deverá organizar uma caixa de livros, resultantes de uma
campanha. Cada dia ela pode passar em uma sala.
Reconto
– a classe escolhe uma história conhecida, ou que foi lida e reconta mudando o
roteiro da mesma. Pode ser feito individualmente ou o professor escreve o que
os alunos contam (quando as crianças ainda não escrevem). Com as histórias
recontadas pode-se montar um livro e apresentá-lo no encerramento do projeto.
Livros
5 estrelas – pedir as crianças que pensem num livro que gostem e queiram
recomendar à outra classe. Se não souberem escrever, o professor escreve. Ex: a
turma A indica o Livro tal para a turma C.
Hora
da leitura - leitura diária de diversos gêneros textuais. Pode ser realizado no
momento da rodinha. A leitura pode ser feita pelo professor ou por um aluno;
Divulgação
com arte – confeccionar meios de divulgação do projeto e das atividades
realizadas utilizando desenhos, pintura, colagem, montagem, etc.
Dia
da leitura (semanal) – pedir aos alunos que tragam de casa material de leitura
de interesse ou oferecer gêneros variados como: poesia, piada, conto,
literatura, textos informativos, historias em quadrinhos, etc. planejar um
momento específico e preparar o ambiente para a leitura.
Palanque
de leitura – lugar para as crianças partilharem as partes da leitura que mais
gostou;
Troca-
troca de leitura – leitura individual e depois relato oral sobre o texto lido.
Pode ser preparado um palco para essa atividade;
Modernização
de histórias tradicionais – instigar a imaginação dos alunos pedindo que
coloquem nas histórias clássicas objetos modernos. Ex: Pedir que coloquem na
história de chapeuzinho vermelho um computador. Essas produções também podem
ser utilizadas no livro de histórias dos alunos;
Ilustrando
poesia - o professor ler os versos com entusiasmo e entonação, depois incentiva
o diálogo com o texto e logo após pede para ilustrarem. Pode ser montado um
livro de poesias utilizando os textos ilustrados pelos alunos;
Pequenos
leitores – disponibilizar livros e material de leitura diversificado na sala,
incentivar as crianças a escolher um livro para ler, depois pedir que algumas
crianças partilhem o que leu. Essa atividade pode ser realizada também com as
crianças que ainda não lêem convencionalmente;
Vamos
ler? – os alunos levam livros para casa nos finais de semana para que os
familiares possam ler para eles ou ler com eles e depois socializa a leitura
com a turma na escola;
Caminhada
da leitura – pedir às crianças que observem e leiam, no percurso até a escola,
tudo o que estiver escrito no ambiente: placas , nomes de lojas, nomes de ruas,
etc. Na escola fazer um cartaz com alguns nomes que as crianças observaram.
(quando a criança ainda não ler, pedir ao adulto que a acompanha que leia para
ela);
Leitura
de rótulos – pedir que as crianças tragam de casa vários tipos de rótulos.
Observar com elas as cores, os desenhos e onde há letras e números. Classificar
os rótulos de acordo com a utilidade e expor na sala. Ex: em produtos de
limpeza, de higiene, alimentos, etc.
Texto
memorizado – escrever uma parlenda ou trava-língua numa folha de cartolina, ler
com a classe para que brinquem com o texto e decorem;
Sequência
correta - recortar as frases de um texto
e entregá-lo aos alunos para que
leiam e colem na sequência correta;
Música
e leitura – trabalhar a letra da música, leitura do texto e a melodia;
Teatro
de leitura – dramatização de histórias lidas ou construídas pelo grupo
utilizando fantoches;
Caderno
coletivo de leitura – o professor sorteia o aluno que vai levar para casa o
caderno onde serão registradas as leituras. O aluno sorteado escreve ou desenha
o que mais gostou na leitura. Cada folha do caderno deve conter espaços
reservados para ser escrito o nome da obra, autor, data da leitura, nome do leitor
e texto ou desenho deste sobre o que leu;
Curtindo
leituras – momento coletivo em que alunos, professores, diretor, coordenador,
operacional, porteiro serão convidados a partilhar as leituras realizadas;
Leitura
compartilhada – cada aluno Lê uma parte do livro, no final todos, ou quase
todos terão participado;
Ficha
de leitura – destinada ao registro individual das leituras feitas pelos alunos.
Deverá ser arquivada na turma e divulgada para outros grupos;
Passaporte
de leitura – espécie de carteirinha onde serão marcados os livros lidos com uma
resumida ficha de leitura;
Propaganda
de leitura – as crianças divulgam e indicam leituras através de resenhas
expostas no mural da escola. Deve ser contada parte da história de forma que o
leitor sinta-se instigado a ler a obra inteira;
Sala
de leitura – organizar nas escolas que não têm biblioteca para que os alunos
possam tomar livros emprestados para ler em casa;
Avental
de histórias – confeccionar aventais com cenário das histórias e dedoches dos
personagens.
Feira
de leitura – pode ser realizada na culminância do projeto, com exposição das
produções das crianças, dramatizações realizadas durante os trabalhos, etc.
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