SECRETARIA REGIONAL DA EDUCAÇÃO E
CIÊNCIA
ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA DA
POVOAÇÃO
Ano Lectivo 2008/2009
Ficha de avaliação
Língua Portuguesa
– 5º ano
Nome:
_______________________________ Número: _______ Turma: ________
Data:
___/____/____ Classificação: _____________________________________
Professora: _________________
Encarregado de Educação: _________________
I.ª Parte
Lê o texto que se segue com muita atenção.
O JARDIM DO TIO RICARDO
O meu tio Ricardo tem um
jardim.
Como gosta muito de flores e de árvores e outras
plantas e mora na cidade, onde não há flores à balda, como no campo, o meu tio
Ricardo arranjou uma casa com um jardim.
A casa é pequena mas o
jardim é grande, e o meu tio passa a vida no jardim a tratar das árvores e das
flores para elas estarem bonitas mesmo no Inverno.
E o único miúdo que até
aqui podia entrar no jardim do meu tio Ricardo era eu porque ele tem muito amor
ao jardim e não quer que lhe estraguem as flores (…)
Um dia perguntei ao meu
tio Ricardo o nome de todas aquelas flores (…) e ele disse:
– Esta chama-se Perfeito-Amor, a outra Rosa da Amizade.
Esta toda branca chama-se Ternura (…)
– E aquela, tio Ricardo? – perguntei eu.
– Qual? Aquela ali?
– Não, a outra lá ao longe ao pé da árvore.
– Ah! Essa tem um nome muito bonito. Chama-se
Fraternidade.
Eu não percebi o que esta palavra queria dizer:
– O que é isso, tio?
E ele respondeu que o nome da flor era como se toda a
gente, desde aqui até à China, no mundo inteiro, todos fossem como irmãos, ou
mais ainda.
E eu disse:
– Então é como se eu e a minha mãe, e eu e o meu pai e
tu, e todos os rapazinhos e meninas da escola, e os vizinhos e até as pessoas
que eu não conheço e os estrangeiros que eu nunca vi, fôssemos todos irmãos,
tio Ricardo?
– É isso mesmo!
– Então porque é que não deixas os meus amigos virem
brincar comigo no teu jardim, tio Ricardo?
O meu tio Ricardo começou a coçar a barba. Depois
olhou para mim e riu-se (…)
– Pois amanhã à tarde, [João,] quando saíres da escola,
podes trazer todos os teus amigos para brincarem no nosso jardim (…)
E no outro dia, quando saímos da escola, foi uma
reinação! Fomos todos para o nosso jardim e fartámo-nos de brincar.
«O
Jardim do Tio Ricardo» (texto com supressões), in Boletim das Bibliotecas
Itinerantes (Crianças), nº 5, Fundação Calouste Gulbenkian, Março de 1981.
Tendo em atenção a história que acabaste de ler, responde, de forma
completa, às questões que se seguem.
1. Identifica as personagens
presentes nesta história.
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2. Onde vivia o tio do João?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3. O único
miúdo que aqui podia entrar no jardim do tio Ricardo era [o João]. Porquê?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4. Refere o nome de duas
espécies de flores existentes no jardim do tio Ricardo.
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
5. “Ah!
Essa tem um nome muito bonito. Chama-se Fraternidade. (…)
– O que é isso, tio?”
a. Transcreve do texto a definição que o tio
Ricardo dá de Fraternidade.
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
6. Copia, para a tua folha, o
décimo primeiro parágrafo, do texto.
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
7. Indica o tipo de narrador
presente na história. Justifica a tua resposta.
_______________________________________________________________________________________
8. Das frases apresentadas abaixo, assinala com um V as
verdadeiras e com um F as falsas.
a) O tio Ricardo arranjou uma
casa com jardim porque mora no campo. _____
b) A casa é pequena mas o jardim
é grande. _____
c) Só o João podia entrar no
jardim do tio Ricardo, porque ele não queria que lhe estragassem as flores.
_____
d) O tio Ricardo tinha no jardim
uma flor que se chamava Rosa da Paz. _____
e) O João não sabia o que significava
a palavra Fraternidade. _____
f) O tio explicou-lhe que era
como se todas as pessoas fossem irmãs. _____
g) Então o João compreendeu que
o tio tinha razão em guardar o jardim só para ele. _____
h) E a partir dali nunca mais
lhe falou dos colegas da escola. _____
9. Ordena,
de 1 a 6,
as frases seguintes, respeitando a ordem dos acontecimentos.
|
“Essa tem um
nome muito bonito. Chama-se Fraternidade (…)”
|
“E o único
miúdo que até aqui podia entrar no jardim do meu tio Ricardo era eu (…)”
|
“ (…) o meu tio passa a vida no jardim a
tratar das árvores e das flores para elas estarem bonitas mesmo no Inverno(…)”
|
“E no outro
dia, quando saímos da escola, foi uma reinação (…)”
|
“Como gosta
muito de flores e de árvores e outras plantas e mora na cidade (…)”
|
“Esta chama-se
Perfeito-Amor (…) ”
IIª
PARTE
1. Nós, as letras não servimos apenas para as pessoas escreverem, mas
também para elas falarem umas com as outras. As pessoas usam-nos muito e nós
somos só vinte e seis.”
2.
O
alfabeto português é formado por 26 letras.
As letras ______, _______ e ______ usam-se em palavras
ou siglas de origem estrangeira.
3. Coloca
por ordem alfabética, as seguintes palavras:
Ricardo, jardim, João, fraternidade, amigos, tio, folha, Inverno,
árvores, miúdo, flor.
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4. Atenta nas palavras seguintes e assinala com
um X a resposta correcta.
·
Criança
·
Infernal
·
Tombado
As vogais assinaladas são: orais
nasais
5. Nas
palavras seguintes, identifica os ditongos e assinala com um X os orais e os
nasais.
Palavras
|
Ditongos
|
Nasais
|
Orais
|
Rui
|
|
|
|
pão
|
|
|
|
pai
|
|
|
|
noite
|
|
|
|
mãe
|
|
|
|
coração
|
|
|
|
baixa
|
|
|
|
6.
Separa
as sílabas das palavras que se seguem e classifica-as quanto ao seu número:
Palavra
|
Número
de sílabas
|
Classificação
quanto ao número de sílabas
|
zumbido
|
|
|
jardim
|
|
|
comida
|
|
|
meu
|
|
|
boneca
|
|
|
sons
|
|
|
computador
|
|
|
pai
|
|
|
escola
|
|
|
carroça
|
|
|
tio
|
|
|
Ricardo
|
|
|
João
|
|
|
fraternidade
|
|
|
Barba
|
|
|
coçar
|
|
|
flor
|
|
|
7. Quando,
escrevemos as palavras, devemos separar as sílabas ao chegarmos ao fim de cada
linha.
Para
efeitos de translineação, divide as sílabas das palavras sublinhadas.
_______________________
_______________________
_______________________
_______________________
|
_______________________
_______________________
_______________________
_______________________
|
_______________________
_______________________
_______________________
_______________________
|
8.
Preenche o seguinte quadro, identificando as
sílabas tónicas e as sílabas átonas e classifica-as quanto à acentuação.
Palavra
|
Sílabas tónicas
|
Sílabas átonas
|
Classifica-as quanto à
acentuação
|
Confusão
|
|
|
|
Abóbora
|
|
|
|
Óculos
|
|
|
|
Madeira
|
|
|
|
Alimentos
|
|
|
|
Chá
|
|
|
|
Biblioteca
|
|
|
|
Árvore
|
|
|
|
Pão
|
|
|
|
IIIª Parte
Produção
de texto
“E
no outro dia, quando saímos da escola, foi uma reinação! Fomos todos para o
nosso jardim e fartámo-nos de brincar. “
Imagina o que aconteceu no jardim, nesse dia.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Bom Trabalho!
Nenhum comentário:
Postar um comentário