quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017





          SECRETARIA REGIONAL DA EDUCAÇÃO E CIÊNCIA
             ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA DA POVOAÇÃO
Ano Lectivo 2008/2009

Ficha de avaliação
 Língua Portuguesa – 5º ano
  Nome: _______________________________ Número: _______ Turma: ________
  Data: ___/____/____ Classificação: _____________________________________
  Professora: _________________ Encarregado de Educação: _________________

I.ª Parte
Lê o texto que se segue com muita atenção.

O JARDIM DO TIO RICARDO
         O meu tio Ricardo tem um jardim.
Como gosta muito de flores e de árvores e outras plantas e mora na cidade, onde não há flores à balda, como no campo, o meu tio Ricardo arranjou uma casa com um jardim.


         A casa é pequena mas o jardim é grande, e o meu tio passa a vida no jardim a tratar das árvores e das flores para elas estarem bonitas mesmo no Inverno.
         E o único miúdo que até aqui podia entrar no jardim do meu tio Ricardo era eu porque ele tem muito amor ao jardim e não quer que lhe estraguem as flores (…)
         Um dia perguntei ao meu tio Ricardo o nome de todas aquelas flores (…) e ele disse:
– Esta chama-se Perfeito-Amor, a outra Rosa da Amizade. Esta toda branca chama-se Ternura (…)
– E aquela, tio Ricardo? – perguntei eu.
– Qual? Aquela ali?
– Não, a outra lá ao longe ao pé da árvore.
– Ah! Essa tem um nome muito bonito. Chama-se Fraternidade.
Eu não percebi o que esta palavra queria dizer:
– O que é isso, tio?
E ele respondeu que o nome da flor era como se toda a gente, desde aqui até à China, no mundo inteiro, todos fossem como irmãos, ou mais ainda.
E eu disse:
– Então é como se eu e a minha mãe, e eu e o meu pai e tu, e todos os rapazinhos e meninas da escola, e os vizinhos e até as pessoas que eu não conheço e os estrangeiros que eu nunca vi, fôssemos todos irmãos, tio Ricardo?
– É isso mesmo!
– Então porque é que não deixas os meus amigos virem brincar comigo no teu jardim, tio Ricardo?
O meu tio Ricardo começou a coçar a barba. Depois olhou para mim e riu-se (…)
– Pois amanhã à tarde, [João,] quando saíres da escola, podes trazer todos os teus amigos para brincarem no nosso jardim (…)
E no outro dia, quando saímos da escola, foi uma reinação! Fomos todos para o nosso jardim e fartámo-nos de brincar. 
         «O Jardim do Tio Ricardo» (texto com supressões), in Boletim das Bibliotecas Itinerantes (Crianças), nº 5, Fundação Calouste Gulbenkian, Março de 1981.

          Tendo em atenção a história que acabaste de ler, responde, de forma completa, às questões que se seguem.

1.     Identifica as personagens presentes nesta história.
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2.     Onde vivia o tio do João?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

3.      O único miúdo que aqui podia entrar no jardim do tio Ricardo era [o João]. Porquê?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

4.     Refere o nome de duas espécies de flores existentes no jardim do tio Ricardo.
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
5.      “Ah! Essa tem um nome muito bonito. Chama-se Fraternidade. (…)
– O que é isso, tio?”

a.      Transcreve do texto a definição que o tio Ricardo dá de Fraternidade.
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

6.     Copia, para a tua folha, o décimo primeiro parágrafo, do texto.
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

7.     Indica o tipo de narrador presente na história. Justifica a tua resposta.
_______________________________________________________________________________________

8.     Das frases apresentadas abaixo, assinala com um V as verdadeiras e com um F as falsas.
a)      O tio Ricardo arranjou uma casa com jardim porque mora no campo. _____
b)     A casa é pequena mas o jardim é grande. _____
c)      Só o João podia entrar no jardim do tio Ricardo, porque ele não queria que lhe estragassem as flores. _____
d)     O tio Ricardo tinha no jardim uma flor que se chamava Rosa da Paz. _____
e)      O João não sabia o que significava a palavra Fraternidade. _____
f)       O tio explicou-lhe que era como se todas as pessoas fossem irmãs. _____
g)      Então o João compreendeu que o tio tinha razão em guardar o jardim só para ele. _____
h)     E a partir dali nunca mais lhe falou dos colegas da escola. _____
9.     Ordena, de 1 a 6, as frases seguintes, respeitando a ordem dos acontecimentos.


 “Essa tem um nome muito bonito. Chama-se Fraternidade (…)”

 “E o único miúdo que até aqui podia entrar no jardim do meu tio Ricardo era eu (…)”

 “ (…) o meu tio passa a vida no jardim a tratar das árvores e das flores para elas estarem bonitas mesmo no Inverno(…)”

 “E no outro dia, quando saímos da escola, foi uma reinação (…)”

 “Como gosta muito de flores e de árvores e outras plantas e mora na cidade (…)”

 “Esta chama-se Perfeito-Amor (…) ”

IIª PARTE

1.     Nós, as letras não servimos apenas para as pessoas escreverem, mas também para elas falarem umas com as outras. As pessoas usam-nos muito e nós somos só vinte e seis.”










2.     O alfabeto português é formado por 26 letras.
As letras ______, _______ e ______ usam-se em palavras ou siglas de origem estrangeira.


3.     Coloca por ordem alfabética, as seguintes palavras:

Ricardo, jardim, João, fraternidade, amigos, tio, folha, Inverno, árvores, miúdo, flor.
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

4.      Atenta nas palavras seguintes e assinala com um X a resposta correcta.

·        Criança                                                                                 
·        Infernal                                       
·        Tombado                                                                                
 


As vogais assinaladas são:     orais

                                      nasais

5.     Nas palavras seguintes, identifica os ditongos e assinala com um X os orais e os nasais.

Palavras
Ditongos
Nasais
Orais
Rui



pão



pai



noite



mãe



coração



baixa














6.     Separa as sílabas das palavras que se seguem e classifica-as quanto ao seu número:
Palavra
Número de sílabas
Classificação quanto ao número de sílabas
zumbido


jardim


comida


meu


boneca


sons


computador


pai


escola


carroça


tio


Ricardo


João


fraternidade


Barba


coçar


flor



7.     Quando, escrevemos as palavras, devemos separar as sílabas ao chegarmos ao fim de cada linha.

            Canto dobrado: Quando falares de mim
olha para ti primeiro

Canto dobrado: Casa onde não entre sol
há-de entrar o médico

Canto dobrado: Aquele que não lê nem passeia
morre na rede como uma lampreia.


Para efeitos de translineação, divide as sílabas das palavras sublinhadas.
_______________________
_______________________
_______________________
_______________________
_______________________
_______________________
_______________________
_______________________
_______________________
_______________________
_______________________
_______________________







8.     Preenche o seguinte quadro, identificando as sílabas tónicas e as sílabas átonas e classifica-as quanto à acentuação.

Palavra
Sílabas tónicas

Sílabas átonas

Classifica-as quanto à acentuação
Confusão



Abóbora



Óculos



Madeira



Alimentos



Chá



Biblioteca



Árvore



Pão




IIIª Parte

Produção de texto


“E no outro dia, quando saímos da escola, foi uma reinação! Fomos todos para o nosso jardim e fartámo-nos de brincar. “





Imagina o que aconteceu no jardim, nesse dia.

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
 


Bom Trabalho!

Nenhum comentário: