Projeto: RECICLANDO PARA A VIDA
Justificativa: A
preservação do Meio Ambiente atualmente é um tema que deve ser trabalhado desde
a pré-escola. Está valorização tem que ser internalizada, em nossas crianças, o
mais rápido possível, devido à situação caótica a qual se encontra o nosso
habitat. Portanto, hoje, se faz necessário que, nossos alunos, tornem-se
formadores de conceitos que possam beneficiar a vida prática e o Meio Ambiente.
E que no futuro, sejam formadores de critérios e de ações. Pautadas em valores
éticos. Com comprometimento, consigo, com o outro e com a Natureza.
Objetivos: Promover
ações que os levem a criar o hábito de valorizar as matérias primas existente
no meio ambiente e as recicláveis E que a sua reutilização, tanto no espaço
escolar, quanto em sua vida diária, possa tornar-se um ato significativo e
prazeroso. E que através da prática de reciclar e preservar, está embutido a
valorização do meio em que se vive. Facilitando a descoberta de que, com esses
materiais, é possível construir artesanatos criativos;
Observar que, os reaproveitamentos
dos materiais jogados no Meio Ambiente se forem reutilizados, não afetará o
ciclo vital do mesmo;
Estabelecer relações entre o ambiente
onde existe uma determinada conscientização ambiental e o que ainda não possui
esta prática;
Caracterizar materiais recicláveis e
processos de tratamento de alguns materiais do lixo como: matéria orgânica,
papel, plásticos, etc.;
Organizar e registrar as informações
pesquisadas através de: tabelas, gráficos, listas, textos e maquetes, a
respeito do tema abordado, com a orientação do professor;
Interpretar as informações de causa e
efeito ocasionado pelo mau uso do espaço em que vive;
Valorizar a vida em sua diversidade e
sua preservação.
Operacionalização:
Público Alvo:
Alunos e toda a comunidade educativa.
Parceiros: A
comunidade escolar, familiares e outros segmentos.
Tempo: um ano.
Desenvolvimento:
Rodas de conversa;
Pesquisas sobre o tema;
Aula fora: Usina de Reciclagem;
Petroquímica; Gruta Santa Luzia e SEMASA;
Atividade e construção dos brinquedos
em agrupamentos ou no grupão;
Envolver os familiares como parceiros
do processo - na doação dos materiais e na sua construção;
Construção de: brinquedos, jogos,
teatros de fantoches, artesanatos,
terrários, instrumentos musicais, painéis, etc;
Apresentação musical: HIP HOP da
Reciclagem.
Recursos:
Todo e qualquer material recicláveis;
Toca cds;
Computador
Papéis(pardo, sulfite, cartolina,
etc);
Tesoura;
Cola branca;
Fitas colantes;
Barbantes;
Giz(de lousa, de cera);
Tintas(guache, de dedo);
Canetões e canetinhas;
Livros de histórias, encartes,
revistas, jornais, etc;
Máquina fotográfica.
Avaliação:
Espera-se que a criança/aluno
internalize esses conhecimentos e que futuramente se torne uma prática no seu
cotidiano. E torne-se um divulgador dessa prática em família e na comunidade. A
avaliação será feita constantemente através das observações da relação da
criança com as situações de aprendizagem, oferecendo ao aluno e professor
oportunidade de avaliar-se e ,então, desenvolver a autocrítica e contribuindo
na formação de um ser humano livre,
responsável e consciente de seus deveres e direitos na sociedade e com a
sociedade.
Observação:
Este projeto será flexível para
atender as necessidades: da criança, da escola, do projeto, do professor e da
comunidade.
_________________________________
professora:Gezerita Oliveira Figueiredo
tel:44583371 / cel:94423621
gezerita@yahoo.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário