Escola
de Ensino Fundamental e Médio - Dr. Brunilo Jacó
Prof. Maria José
Bandeira e Teresinha Mateus de Oliveira
Redenção – CE
FINALIDADE
DAS ATIVIDADES
Þ Possibilitar
ao professor oportunidades para subsidiar trabalhos mais criativos, menos
cansativos, com conteúdos simples e acessíveis.
Þ Utilizar o
jornal como material didático na resolução de atividades.
Þ Incentivar
professores e alunos a leram jornais "Diário do Nordeste" com mais
atenção e intenção naquilo que buscam (objetivos definidos).
Þ Valorizar um
material de alto acesso, simples e com riquezas interdisciplinares.
Þ Mostrar o
poder da comunicação escrita, onde podemos: comparar, criar, ampliar,
transformar, resumir, interpretar.
Þ Desenvolver o
lúdico, onde é possível trabalhar com o novo, usando a metodologia do prazer.
Þ Resgatar a auto-estima do aluno.
Þ Resgatar a auto-estima do aluno.
Þ Utilizar
textos pequenos e agradáveis para despertar o gosto pela leitura e pela
escrita.
Þ Incentivar
professores e alunos a buscarem novas dinâmicas de acordo com as atividades
propostas.
Þ Estimular
professores na adaptação das atividades (se ele é do Ensino Fundamental ou do
Ensino Médio) a escolha é dele.
Þ Ler o jornal e
verificar se nos textos existem palavras que o povo usa, se há presença de
gírias, se existem palavras que são rebuscadas nos livros didáticos, técnicos,
científicos e que sejam usadas em ocasiões formais.
Þ Identificar se
o texto usa uma linguagem popular ou a linguagem culta.
Þ Verificar a
presença no texto de frases que tenham o sentido denotativo e conotativo.
SUGESTÕES
DE ATIVIDADES
1- Pesquisar
frases: históricas, filosóficas e religiosas conhecidas no Brasil e no mundo.
2- Colocar o
nome do autor e algumas informações sobre sua vida.
3- Confeccionar
um mural com frases de otimismo.
HORÓSCOPO
DA AMIZADE
1- Escolha a
pessoa que você mais gosta da classe.
2- Leia os
signos do jornal.
3- Veja qual o
signo do seu amigo, trace o seu perfil (qualidades, sonhos, objetivos e
realizações).
4- Apresente o
seu amigo na classe.
5- Escolha os
melhores signos (trabalhos).
6- Elabore o
"horóscopo da amizade".
7- Expor na
classe.
TRABALHANDO
COM FOTOGRAFIAS – PAISAGENS
1- Que emoção a
foto desperta em você?
2- Que
recordações?
3- Observe
minuciosamente a cena retratada.
4- Qual é o tema
da foto?
5- Desenvolva o
tema.
6- Selecione
outras fotos de jornal que você tenha bastante interesse (praias, lagos,
cidades, paisagens).
7- Faça uma
exposição das mais belas fotos.
MANCHETES
1- Trabalhar os
termos essenciais da oração: sujeito e predicado.
2- Criar uma
nova manchete.
3- Classificar
os tipos de sujeito.
4- Classificar
os tipos de predicado.
5- Formar outras
frases com recortes de jornal onde se identifiquem os tipos de predicado.
6- Elaborar
textos tendo como títulos as manchetes.
COMO
TRABALHAR CLASSIFICADOS
1- Que são
classificados?
·
Para
que serve essa sessão?
·
Quem
lê os classificados?
·
Como
os anúncios estão divididos?
2- Por que os
classificados são escritos com poucas palavras e muitas abreviaturas?
3- Que anúncio
chamou mais sua atenção? Por que?
4- Trabalhar a
voz passiva pronominal. Aluga-se casa para temporada.
Aluga-se carro
para passeio.
5- Criar um
anúncio poético (sonhos, esperanças, alegrias).
6- Criar
classificados pessoais (colegas, pais, namorados, professores).
Exemplo:
Luís, parabéns! Espero que neste 12/06/ você esteja muito feliz e ao meu lado.
De quem te adora._________________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário