TRABALHANDO
COM TEXTOS - PASSO A PASSO (sugestão)
1º.
EIXO DE LEITURA
·
Leitura do
título ilustrado;
·
Leitura do
título escrito;
·
Leitura do
texto no cartaz (leitura fluente, leitura do texto com entonação; leitura
apontada do texto; leitura coletiva; leitura sequenciada...);
·
Interpretação
do texto (oral, dramatizada, escrita, desenhada...).
2º. ANÁLISE LINGUÍSTICA NO INTERIOR DO TEXTO
·
Análise da
estrutura do texto (características, elementos composicionais e traços
linguísticos);
·
Análise da
forma do texto: Contagem de parágrafos, estrofes, versos... montagem de
parágrafos, estrofes, versos... montagem de um parágrafo, estrofe ou versos
palavra a palavra, pintura dos espaçamentos entre as palavras...;
·
Análise do
gênero textual.
3º. ANÁLISE LINGUÍSTICA NO INTERIOR DA PALAVRA
·
Circular
uma palavra, montar uma palavra com o alfabeto móvel, copiá-la, desenhar o que
representa.
·
Levantamento
de nomes que comecem com a mesma letra de...
·
Levantamento
de outras palavras que comecem com a mesma sílaba de...
·
Levantamento
de palavras que se repetem no texto;
·
Identificação
das letras do alfabeto;
·
Listar as
palavras que rimam com...;
·
Contagem e
reconhecimento das letras e sílabas de uma palavra;
·
Propor
acréscimos, trocas e supressão de letras na palavra, para formação de novas
palavras, usando o alfabeto móvel e outras orientações.
4º. PRODUÇÃO ORAL E ESCRITA
·
Produção
oral coletiva usando o professor como mediador;
·
Produção
escrita coletiva: produzir um texto/ lista/ poesia (professor como mediador) e
registrar no caderno;
·
Produção
escrita individual: escrita de uma palavra, frase, texto (produção textual), realização
da atividade do material;
·
Atividade
de reescrita.
ANALISANDO AS ATIVIDADES DO LIVRO
PASSO A
PASSO (sugestão)
1.
Qual a
temática do bloco de páginas trabalhadas nesta formação?
2.
Quais as
áreas do conhecimento foram contempladas?
3.
Que
conteúdos foram abordados?
4.
Qual o meu
objetivo em relação a esta página? O que eu espero do meu aluno ao abordar esta
situação de aprendizagem? Que tipo de interação se espera que a criança do 2º
ano estabeleça com a situação?
5.
Como pode
ser o desenvolvimento desta atividade?
6.
Que
estratégias o livro manual do professor sugere? Que estratégias podem ser
acrescentadas?
7.
Quais os
descritores contemplados nessa atividade?
Nenhum comentário:
Postar um comentário