sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017



TRABALHANDO COM TEXTOS - PASSO A PASSO (sugestão)
1º. EIXO DE LEITURA
·         Leitura do título ilustrado;
·         Leitura do título escrito;
·         Leitura do texto no cartaz (leitura fluente, leitura do texto com entonação; leitura apontada do texto; leitura coletiva; leitura sequenciada...);
·         Interpretação do texto (oral, dramatizada, escrita, desenhada...).



2º. ANÁLISE LINGUÍSTICA NO INTERIOR DO TEXTO
·         Análise da estrutura do texto (características, elementos composicionais e traços linguísticos);
·         Análise da forma do texto: Contagem de parágrafos, estrofes, versos... montagem de parágrafos, estrofes, versos... montagem de um parágrafo, estrofe ou versos palavra a palavra, pintura dos espaçamentos entre as palavras...;
·         Análise do gênero textual.

3º. ANÁLISE LINGUÍSTICA NO INTERIOR DA PALAVRA
·         Circular uma palavra, montar uma palavra com o alfabeto móvel, copiá-la, desenhar o que representa.
·         Levantamento de nomes que comecem com a mesma letra de...
·         Levantamento de outras palavras que comecem com a mesma sílaba de...
·         Levantamento de palavras que se repetem no texto;
·         Identificação das letras do alfabeto;
·         Listar as palavras que rimam com...;
·         Contagem e reconhecimento das letras e sílabas de uma palavra;
·         Propor acréscimos, trocas e supressão de letras na palavra, para formação de novas palavras, usando o alfabeto móvel e outras orientações.

4º. PRODUÇÃO ORAL E ESCRITA
·         Produção oral coletiva usando o professor como mediador;
·         Produção escrita coletiva: produzir um texto/ lista/ poesia (professor como mediador) e registrar no caderno;
·         Produção escrita individual: escrita de uma palavra, frase, texto (produção textual), realização da atividade do material;
·         Atividade de reescrita.

ANALISANDO AS ATIVIDADES DO LIVRO
 PASSO A PASSO (sugestão)

1.    Qual a temática do bloco de páginas trabalhadas nesta formação?
2.    Quais as áreas do conhecimento foram contempladas?
3.    Que conteúdos foram abordados?
4.    Qual o meu objetivo em relação a esta página? O que eu espero do meu aluno ao abordar esta situação de aprendizagem? Que tipo de interação se espera que a criança do 2º ano estabeleça com a situação?
5.    Como pode ser o desenvolvimento desta atividade?
6.    Que estratégias o livro manual do professor sugere? Que estratégias podem ser acrescentadas?

7.    Quais os descritores contemplados nessa atividade?

Nenhum comentário: