Formação do solo
Objetivo(s)
Contribuir para o desenvolvimento pedagógico quanto à
formação do solo;
Estimular o educando a buscar novos conhecimentos na área da
presevação e meio ambiente;
Analisar os conceitos da formação do solo.
Conteúdo(s)
Há milhões de anos, não havia solo, mas sim enormes rochas
dos mais variados tamanhos - conhecidas como "rocha-mãe". As chuvas,
o vento,
o calor e o frio, fizeram com que o enorme rochedo começasse a ruir.
Nessas rachaduras, instalaram-se os líquens - que produziam uma espécie de ácido capaz de dissolver pequenas porções de rocha. A ação desses organismos continuou a desgastar as rochas que se quebraram em pedaços menores, deixando espaços entre si.
Chegou um momento em que as rochas haviam se quebrado tantas vezes que se tornaram pequenos grãos! Finalmente, esses dividiram-se em partes cada vez menores até tornarem-se minerais. A partir daí, plantas maiores puderam se desenvolver, e então os animais - as plantas surgiram antes dos animais.
Restos dos vegetais (lembre-se que plantas são vegetais) e animais mortos ao entrar em decomposição enriqueciam o solo em formação,de nutrientes. Esses, chamados de húmus misturavam-se com os minerais. O solo é o resultado dessa mistura.
Após milhares de anos, a camada de solo depositada sobre a rocha-mãe, estava mais espessa e continuava a engrossar . Muitos tipos diferentes de solo se formaram, conforme a quantidade de minerais e nutrientes que predominava em cada ambiente.
Fonte: educacao.uol.com.br/disciplinas/.../solo-formacao-e-tipos-de-solo.htm
Ano(s)
3º
Tempo estimado
Dois dias
Material necessário
Livros.
Computador.
Acesso à internet.
Desenvolvimento
1ª etapa
- Faça uma pesquisa sobre a formação do solo e cite dez
curiosidades que você desconhecia e aprendeu no decorrer da pesquisa e do
conteúdo estudado nessa disciplina.
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