ROJETO RÓTULOS E
EMBALAGENS NA ALFABETIZAÇÃO
Título
Aprendendo a ler embalagens e
etiquetas
Autora
Suzana Mesquita Moreira Professora,
coordenadora pedagógica e formadora de professores sumesquita@uol.com.br
TURMA
Educação Infantil e 1ª série do
Ensino Fundamental
DURAÇÃO
1 semana
Por que ensinar a ler etiquetas e
embalagens?
As etiquetas e embalagens são
portadores de textos que cumprem a função de informar. Dizem a composição do
produto, que cuidados são exigidos para seu funcionamento e manutenção, data de
validade, modo de usar e de armazenar o produto... Veiculam textos escritos
curtos e utilizam imagens.
Ser capaz de compreender esses textos
é fundamental para o exercício da cidadania e, se bem utilizados na
alfabetização, podem trazer contribuições importantes também para os avanços
dos alunos no processo de aquisição de procedimentos de leitor da escrita
verbal e não-verbal.
SEQUÊNCIA DIDÁTICA
Esta seqüência de trabalho centra-se
em atividades de leitura baseadas numa proposta significativa de alfabetização.
Visa, com isso, formar leitores e escritores, e não apenas decifradores do
sistema.
Para organizar essa seqüência é
preciso considerar:
- Os conhecimentos prévios dos
alunos. Neste caso, o grau de familiaridade com esse tipo de texto. Ou seja, é
preciso saber que conhecimentos os alunos já têm sobre as embalagens e
etiquetas. O que imaginam que possa estar escrito e onde podemos encontrá-las.
- Os conhecimentos dos alunos sobre o
sistema alfabético. Quais alunos já são capazes de ler e quais são capazes de
antecipar o significado de uma mensagem apoiados em recursos como as imagens,
por exemplo.- As características concretas do grupo. Como se trata de
atividades que os alunos realizarão em grupos, saber o que os alunos já sabem é
fundamental para organizar bons agrupamentos.
- As diferenças individuais.
Possivelmente há diferenças no grupo em relação ao conhecimento sobre os textos
com os quais se trabalhará. Conhecer e levar em conta esse conhecimento é
importante para se definir quais resultados de aprendizagem podem ser
esperados.
OBJETIVOS
Ao final das atividades, espera-se
que o aluno esteja apto a:
- Reconhecer situações em que faz
sentido buscar informações nas embalagens e etiquetas.
- Identificar o tipo de informação
possível de ser encontrada em cada texto desses portadores.
- Identificar as principais
informações trazidas nas embalagens e nas etiquetas.
- Utilizar estratégias de leitura
para buscar informações nos textos: antecipar o significado; utilizar as
informações não verbais; utilizar o conhecimento de mundo; auto corrigir
-se quando as antecipações não forem
confirmadas pelo texto.
RECURSOS DIDÁTICOS•
Embalagens de produtos diversos
•Etiquetas ou reproduções das mesmas
(destas que vêm pregadas no interior dos tênis, nas roupas de cama, de mesa e
banho e nas vestimentas pessoais)
•Papel sulfite
•Cola
ORGANIZAÇÃO DA SALA
Cada tipo de atividade exige uma
determinada organização.
1ª atividade – pequenos grupos de no
máximo 4 alunos. Garanta que cada grupo tenha alunos com mais informação e
aluno com menos informação.
2ª atividade – com a sala toda.
Organize um círculo.
3ª atividade – em pequenos grupos.
Podem ser os mesmos grupos da
atividade
1. É importante que os alunos
trabalhem com o mesmo grupo durante um tempo para melhorar o relacionamento com
os colegas.
DESENVOLVIMENTO DAS
ATIVIDADES/PROCEDIMENTOS
1º dia – atividade 1
1º dia – atividade 1
Leve para a classe embalagens e
etiquetas que você recortou. Se não for possível, faça reproduções (tire cópias
de embalagens para manter as características originais do portador). Tente
garantir embalagens e etiquetas de produtos que sejam comuns onde você
mora.Isso é importante para que alunos possam antecipar significados. Se o
produto não for conhecido esta antecipação ficará prejudicada.
Organize grupos.
Cada grupo recebe uma embalagem ou
etiqueta.
As crianças devem identificar qual o
produto e o que deve estar escrito.
Entregue a embalagem e peça ao grupo
para responder:
Qual é o produto?
Para que ele serve?
O que deve estar escrito na
embalagem?
Onde está o nome do produto? (Peça
para que apontem).
Quais outras informações devem estar
escritas?
Por que existem letras grandes e
letras pequenas?
Peça para que colem a embalagem
recebida no papel sulfite e apresente para a sala.
Como lição de casa, solicite aos
grupos que procurem outras etiquetas e embalagens.
2º dia - atividade 2
Vamos achar a embalagem?
Recolha as embalagens trazidas pelos
alunos.
Cole-as na lousa.
Organize um círculo com os alunos de
forma que todos possam ver todas as embalagens. Diga à turma que todos vão
participar de um jogo. Você diz o nome de um produto e as crianças devem
procurar na lousa onde está a embalagem correspondente. Combine algumas
atitudes com os alunos. Levantar a mão, por exemplo, quando achar. Se podem ou
não levantar do lugar para procurar melhor. Se precisarem de dicas, devem
pedi-las.Comece o jogo. Fale o nome do primeiro produto. Você pode também
iniciar por dicas: “Serve para escovar o dente”; “ Usamos quando vamos lavar o
cabelo”. Chame os alunos para pegar e embalagem. Explore as informações da
embalagem. Verifique o prazo de validade e discuta por que essa informação
aparece na etiqueta. Leia as informações sobre a composição e armazenamento do
produto e todas outras informações importantes que estão na embalagem.
Discuta com os alunos o que pode
acontecer com alguém que compra um produto sem ler a embalagem.Orientação:
Durante o jogo, vá chamando os alunos. Para aqueles com menos informação dê
dicas do tipo “Começa com a mesma letra do seu nome”, “ Tem seis letras”.Lição
de casa: peça às crianças que perguntem aos adultos com quem moram se costumam
ler as embalagens quando vão comprar algum produto.
3º dia - atividade 3
Leve para a sala de aula etiquetas
diversas. Em pequenos grupos os alunos devem identificar quais mensagens devem
estar escritas em cada uma delas. Pergunte onde podem ser encontradas.
Explore alguns símbolos muito
utilizadas por essas etiquetas, como indicações de como lavar, como passar etc.
Você pode também pedir para identificar o tamanho da roupa, se estiver
trabalhando com peças de vestuário. Como eu posso fazer para ter certeza que a
roupa irá me servir, sem vestir a roupa?
SUGESTÃO PARA TRABALHO
INTERDISCIPLINAR
As atividades com etiquetas e
embalagens permitem fazer conexões com outras áreas de conhecimento. Ao
trabalhar com embalagens, pode-se classificar os produtos por sua origem,
discutir processos de industrialização e uso de tecnologia. Outra possibilidade
é a conexão com a Matemática. As atividades também podem estar relacionadas com
a educação para o consumo e podem possibilitar estudos temáticos: alimentação,
brinquedos etc.
AVALIAÇÃO:
Observe a produção dos alunos e
registre-a conforme a pauta de avaliação abaixo:
1-Identifica o produto nas embalagens;
2-Utiliza as imagens e o contexto
para antecipar o significado;
3- Não precisa das imagens para dar
significado ao texto;
4-Reconhece as situações de uso das
embalagens e etiquetas .
BIBLIOGRAFIA: Psicopedagogia da
língua escrita – AnaTeberosky - Editora Unicamp
Escrever e ler – volumes 1 e 2 –
Lluís M. Curto, Maribel M.Morillo e Manuel M. Teixidó – Artes Médicas
Aprendendo Português – César Coll e
Ana Teberosky – E. Ática
Aprendizagem da Linguagem escrita –
Liliana T. Landsmann – E. Ática.
Parâmetros curriculares nacionais:
terceiro e quarto ciclos: apresentação dos temas transversais / Secretaria de
Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.
ATIVIDADES
COMPLEMENTARES
As atividades abaixo, eu realizei com
os meus alunos como forma de enriquecer ainda mais, o brilhante trabalho desta
autora.
Quando fiz este projeto com uma
turminha de primeiro ano, após seguir as dicas de projeto acima, elaborei
outras aitvidades para dar sequência.
1- coloquei as embalagens no chão e
pedi que agrupassem seguindo algumas orientações como, produtos para limpeza,
higiene e alimentação, então, fizemos um cartaz com alguns;
2- Em seguida, solicitei que
agrupassem de acordo com a letra inicial de cada produto, deixando os rótulos
que iniciavam com a mesma letra, juntos.
3- Por último, montamos o alfabeto
com os rótulos e embalagens selecionados, pesquisando, conseguimos produtos até
para as letras K,W e Y. Depois de pronto, cada um copiou para seu caderno, os
produtos utilizados na confecção do alfabeto (em ordem
alfabética, é claro);
4- Levei uma folha com um espaço em
branco e uma tabelinha, cada criança ganhou um BIS (chocolate), depois de
saborear, deviam colar o bis no espaço branco da folha e responder a tabela com
as informações
solicitadas.
Respostas: a) 557 – b) 75 – c) 38 – d) 106 – e) 32 – f) 60
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