O IDOSO MERECE RESPEITO
Conhecendo os direitos dos idosos
Você sabia
que:
§
toda pessoa adulta com mais de 60 anos é
considerada idosa?
§
a família, a sociedade e o Estado têm a
obrigação de amparar o idoso, garantindo-lhe o direito à vida?
§
os motoristas de ônibus devem parar o veículo
próximo à calçada para que o idoso suba e desça com mais facilidade?
§
os idosos têm direito à aposentadoria, os homens
após 35 anos de trabalho e as mulheres após 30 anos de trabalho?
§
nos postos de saúde, hospitais, bancos, supermercados
e correio o idoso tem direito ao atendimento preferencial?
§
o idoso tem direito a condução gratuita no
sistema de transporte coletivo?
§
o idoso tem direito a meia entrada em cinemas,
teatros, espetáculos, etc.?
Escreva um pequeno texto relatando duas cenas envolvendo idosos: uma
em que a pessoa idosa foi respeitada e outra em que ela foi desrespeitada.
Para saber mais sobre o assunto entreviste cinco pessoas e pergunte a
elas:
§
Você tem alguma pessoa idosa na família?
§
Como é o dia-a-dia dessa pessoa?
§
Você conhece os direitos do idoso? Cite um
deles.
Anote as respostas dos entrevistados em seu caderno. Se alguma das
pessoas não conhecer os direitos dos idosos, comente-os com ela.
Os idosos e o transporte coletivo
Todo idoso, homem com 65 anos e mulher com 60 anos, tem direito ao
bilhete do idoso, que permite andar de ônibus coletivo ou de metrô sem pagar
passagem. Algumas cidades têm postos que entregam esses bilhetes aos idosos,
bastando comprovar a idade. Em outras cidades, para não pagar passagem, o idoso
deve comprovar a idade apresentando a carteira de identidade ao motorista do
ônibus.
Pesquise qual é o procedimento adotado em sua cidade para a utilização
dos transportes coletivos pelos idosos. Procure também saber se os veículos têm
acentos reservados para os idosos, gestantes, mulheres com bebês e deficientes
físicos.
Reúna-se em grupo com alguns colegas e conversem sobre situações
relacionadas aos idosos nos transportes coletivos:
§
Alguém de vocês já presenciou idosos viajando em
pé em ônibus ou metrô e jovens sentados?
§
Vocês costumam ceder seu lugar em ônibus ou
metrô para um idoso que esteja em pé?
Depois de conversarem, planejem e criem uma campanha de esclarecimento
sobre os direitos dos idosos relacionados aos transportes públicos. Elaborem
cartazes ou montem uma peça de teatro sobre o assunto para exibir na escola.
Os idosos no Brasil e no mundo
A expectativa de vida é um dado da realidade social que se altera com o
passar do tempo. Em 1990, a
esperança de vida do brasileiro era de 61 anos. Em 1999 passou a ser de 66,7
anos e em relação a 2025 estima-se que ela será de 84 anos. Com essa
longevidade, 19% da população brasileira em 2025 será de idosos.
Observe este gráfico:
Como
vivem os idosos
Fonte: Folha de S. Paulo, 23/9/1999.
Segundo os dados apresentados no gráfico:
a)
quais são os países em que, em 2025, mais de 20% da
população será de idosos?
b)
quais são os países em que, em 1999, os idosos
representavam cerca de 20% da população?
c)
qual é o país que terá o maior índice de crescimento da
população idosa no período de 1999
a 2025?
Leia o texto a seguir:
Há previsões estatísticas de que, em 2025, no Brasil, as pessoas só
deixarão de trabalhar aos 80 anos. A população ativa, ou seja, a composta de
indivíduos que não dependem da família, com mais de 65 anos crescerá 28% entre
1999 e 2025, enquanto os problemas relativos à saúde dos idosos diminuirão.
Atualmente, na população de idosos brasileiros, os idosos ativos representam
24 %, e os frágeis, ou seja, os que dependem da família, 61%.
Em 2025, os ativos serão 32%, e os frágeis, 46%.
De acordo com o texto, responda:
a)
Até que idade se supõe que, em 2025, as pessoas ainda
estarão trabalhando no Brasil?
b)
De quanto será o aumento da porcentagem de idosos
ativos entre 1999 e 2025?
c)
Qual o percentual estimado da população idosa ativa em
2025?
d)
Qual o percentual estimado de idosos frágeis em 2025?
A população da região metropolitana de São Paulo, a segunda maior do
planeta, segundo dados do final da década de 1990, é estimada em 16,4 milhões
de habitantes. Considerando essa estimativa, calcule em relação a São Paulo e a
partir das previsões apresentadas no texto do exercício anterior, o número de:
a)
idosos frágeis;
b)
idosos ativos;
c)
idosos frágeis em 2025;
d)
idosos ativos em 2025.
Na cidade de São Paulo, há locais de convivência de pessoas da terceira
idade mantidos pela Prefeitura. Neles são oferecidos cursos de artesanato,
atividades esportivas, sociais e de integração familiar.
Pesquise em sua cidade se há locais como esses, onde ficam e que
atividades sociais ou culturais voltadas aos idosos são desenvolvidas neles.
Como vivem os idosos?
Nem sempre os idosos vivem com pessoas de suas famílias. Há os que vivem
sós, sem cuidados especiais ou cuidados por pessoas pagas para ajudá-los, e os
que moram em pensionatos para idosos ou mesmo em hospitais.
Na reportagem sobre idosos publicada no jornal Folha de S. Paulo, em 23/9/1999, dados referentes a onze países
(Itália, Brasil, Alemanha, França, Bélgica, Holanda, Espanha, Suécia,
Inglaterra, Canadá e Estados Unidos) mostram que:
–
83% dos idosos moram em suas casas;
–
4% moram em estabelecimentos que dispõem de
serviço médico;
–
2% moram em suas residências, cuidados por
pessoas pagas para ajudá-los;
–
11 % moram com pessoas da família.
Represente em um gráfico de barras os resultados dessa pesquisa.
Faça uma pesquisa em seu bairro para saber como vivem os idosos. Copie
dez vezes o modelo de ficha abaixo e entreviste moradores que tenham uma ou mais
pessoas idosas na família. Faça a pergunta e assinale na ficha a resposta. Cada
ficha deve corresponder a um idoso.
Na classe, com a ajuda da professora, reúna o resultado de sua pesquisa
com os resultados obtidos pelos colegas.
a)
Faça um gráfico de barras para representar o conjunto
dos resultados.
b)
Compare esse gráfico com o anteriormente citado,
publicado no jornal Folha de S. Paulo.
A situação que você pesquisou é igual ou diferente daquela mostrada
pelos dados apresentados na reportagem do jornal? Escreva um pequeno texto
comentando a semelhança ou diferença entre as duas situações e possíveis razões
para isso.
O poder público deve garantir ao idoso o acesso a recursos que
possibilitem manter e recuperar a saúde. Vacinação anual contra a gripe e pneumonia
e orientação para a prevenção de doenças, como a osteoporose, que atinge
principalmente a mulher, são alguns desses recursos.
Informe-se sobre quais são as autoridades públicas responsáveis pela
saúde no país, no seu Estado ou na sua cidade e escreva a uma delas uma carta
solicitando atenção para a prevenção ou o tratamento de problemas de saúde que
os idosos costumam ter.
A solidão é um dos maiores problemas do idoso. Que tal escrever de vez
em quando uma carta a uma pessoa idosa de quem você gosta? Fale a ela de coisas
que acontecem com você, da sua escola, de festas, de passeios, etc. Pergunte
também sobre coisas que você gostaria de saber sobre ela. Mesmo que a pessoa
não saiba ler nem escrever, alguém poderá ler sua carta para ela e ajudá-la a responder.
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