PROJETO:
“QUEM SOU EU?!”
Fase
II - B
Período:
Tarde
Duração:
Um semestre
Ano:
2006
JUSTIFICATIVA:
Este
projeto foi idealizado por sentir a necessidade de proporcionar aos alunos um
conhecimento mais amplo de si mesmo, das várias nuances do ser humano, com
enfoque nas áreas cognitivas, sócio-afetiva e corporal, inseridos dentro do
atual contexto sócio-histórico, e também conhecer a função da escola dentro da
sociedade, os alunos ingressam na escola sem saber qual a razão porque estão
sendo levados à escola, sendo que muitas vezes os pais passam a idéia de que ir
à escola para “ganhar” comida, lanche, e também para brincar com outras
crianças. Percebemos a necessidade de levar não só as crianças bem como as
famílias a perceber que ir a escola é uma das formas de adquirir ou rever o
conhecimento que cada criança traz consigo.
OBJETIVOS:
- Proporcionar ao aluno a apropriação de
sua identidade.
- Conhecer a história e o significado de
seu nome;
- Desenvolver a atenção para futura
identificação de partes do corpo humano e os órgãos dos sentidos;
- Construção de outros valores de vida.
- Aquisição de novas formas de
relações.
CONTEÚDOS:
CONCEITUAIS:
*
Identificação de si mesmo, do próximo, do ambiente que vive e do ambiente
escolar.
PROCEDIMENTAIS
:
* Participação em pesquisas.
* Exploração de retratos.
* Compartilhar experiências vividas.
ATITUDINAIS:
* Integração com os colegas e adultos no
ambiente escolar.
* Respeito e valorização de si próprio e
com os colegas.
JANELAS
:
Linguagem
Oral e Escrita:
- Rodas de conversas,
- Leitura e escrita do nome,
- Parlendas,
- Advinhas,
- Trava – língua,
- Histórias.
Matemática:
- Seqüência numérica,
- Contagem,
- Função dos números,
- Grafia de números,
- Leitura de números.
&n
bsp;
Artes:
- Desenho,
- Pintura,
- Recorte e colagem,
- Modelagem,
- Apreciação.
Natureza e sociedade:
- Esquema corporal,
- Órgãos dos sentidos,
- Animais de estimação.
Movimento:
- Circuitos,
- Brincadeiras,
- Psicomotricidade.
Música:
- Interpretar músicas infantis,
- Ouvir músicas clássicas e populares.
ORIENTAÇÕES
DIDÁTICAS:
- Preparar o material para a Dinâmica
de iniciação, “Tesouro”.
- Providenciar fotos dos alunos para as
atividades de auto -retrato.
- Providencias material para os alunos
Desenharem seus auto – retratos.
- Elaborar pesquisas sobre a história
dos nomes dos alunos.
- Juntar revistas para serem usadas nas
pesquisas em classe pelos alunos.
- Confeccionar material de pesquisa e
observação para uso dos alunos referentes as diferentes características físicas
dos seres humanos.(pessoas altas, baixas, gordas, magras, brancas, negras,
etc.).
- Pesquisar os significados dos nomes
da turma.
- Prepara material necessário para
desenvolver as seqüências de atividade a serem trabalhadas durante o projeto.
(anexas ao projeto).
ETAPAS:
- Em roda aplicar a dinâmica “Tesouro”.
- Incentivar a observação das
igualdades e diferenças no grupo, (cor dos olhos, cabelos, altura, etc.).
- Propor o agrupamento de acordo com as
igualdades presentes no grupo, (comprimento do cabelo, altura, meninos e
meninas, etc.).
- Iniciar as seqüências de atividades
pela ordem proposta a baixo.
SEQUÊNCIAS
DE ATIVIDADES:
1- Auto – Retrato.
2- História do Nome.
3- Atividades com nomes.
4- Esquema corporal.
5- Altura e peso.
6- Órgãos dos sentidos.
7- Número do sapato.
8- Animais de estimação.
PRODUTO
FINAL:
Álbum
Individual e mural coletivo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário