EMEFEI “VEREADOR JOSÉ LUIZ GOMES DA
SILVA – ZELO”
2º ano 2013
Projeto
Cantigas
Etapas
|
Objetivos
|
Proposta Didática
|
1
- Apresentação
|
Envolver
, trazer responsabilidade, ampliar o repertório de cantigas
|
-
Ouvir o CD de Cantigas
-
Lista de cantigas preferidas
|
2
– Estudo coletivo
|
-
Características do gênero
|
-
Identificação dos versos, estrofes e rimas;
-
Identificação de rimas;
-
Brincadeiras com rimas;
-
Escrita de novas rimas;
|
3
- Estudo
|
-
Diversidade de leituras de canções para
ampliar o repertório
|
-
Pesquisa com os pais de uma canção de ninar;
-
Pesquisa de uma canção que cantamos para
brincar;
|
4
- Produção
|
-
Escrita das canções que comporão o livro;
-
Sistema de escrita: avancem em suas
hipóteses de escritas selecionando com quais e quantas letras escrever.
-
Procedimentos de escritor: planejando a
sequência de escrita e a estrutura do texto.
|
-
Produção em duplas
-
Releitura do texto
-
Revisão coletiva
-
Revisão do próprio texto
|
5-
Finalização
|
Apresentação
do Produto final
|
-
Entregar o livro de canções para a Professora do Jard II
|
Atividades
desenvolvidas
DATA
|
ATIVIDADE
|
OBJETIVO
|
04/03/2013
|
Escrita individual da canção preferida
|
Levantamento conhecimento prévios
|
06/03/2013
|
Lista de canções - coletivamente
|
Conhecimento das cantigas que comporão o livro
|
08/03/2013
|
Produção oral com destino escrito – Uma canção de
páscoa
|
Observar a estrutura do texto (em estrofes),
localizar as rimas.
|
11/03/2013
|
Escutar CD de Cantigas -
|
Ampliar repertório de cantigas
|
13/03/2013
|
Ordenar a canção Nana Nenê
|
Reflexão sobre o sistema: Alfabéticos: ordena as letras para refletir sobre ortografia.
Não
alfabéticos: ordena as palavras,
avançando em suas hipóteses de leitura
|
15/03/2013
|
Completar lacunas na canção O Sapo
|
Reflexão sobre o sistema: Alfabéticos: lêem e escrevem quais palavras estão faltando,
pensando nas rimas e quais letras utilizar.
Não
alfabéticos: agrupados com
alfabéticos, alfabéticos lêem, os não alfabéticos consultam um banco de
palavras para descobrir qual é a palavra que o alfabético pediu.
|
18/03/2013
|
Ordenar a canção Borboletinha – em palavras
|
Reflexão sobre o sistema: Alfabéticos: ordena as palavras pensando na estrutura da canção
(estrofes e rimas).
Não
alfabéticos: ordena as palavras,
avançando em suas hipóteses de leitura
|
20/03/2013
|
Ordenar uma estrofe da canção Alecrim
|
Reflexão sobre o sistema: Alfabéticos: ordena as letras para refletir sobre ortografia.
Não
alfabéticos: ordena as palavras,
avançando em suas hipóteses de leitura
|
22/03/2013
|
Ordena uma estrofe da canção Coelhinho da Páscoa
|
Reflexão sobre o sistema: Alfabéticos: ordena as letras para refletir sobre ortografia.
Não
alfabéticos: ordena as palavras,
avançando em suas hipóteses de leitura
|
25/03/2013
|
Segmentar uma estrofe da canção Dona Aranha
|
Avanço nas hipóteses de leitura:
Alfabéticos: pensam na segmentação da estrofe
Não
alfabéticos: localizam algumas
palavras na estrofe.
|
27/03/2013
|
Ordenar a canção Pirulito
|
Reflexão sobre o sistema: Alfabéticos: ordena as letras para refletir sobre ortografia.
Não
alfabéticos: ordena as palavras,
avançando em suas hipóteses de leitura
|
01/04/2013
|
Segmentar uma estrofe da canção Samba lê lê.
|
Avanço nas hipóteses de leitura:
Alfabéticos: pensam na segmentação da estrofe
Não
alfabéticos: localizam algumas
palavras na estrofe.
|
03/04/2013
|
Completar lacunas da canção Pombinha Branca
|
Avanço nas hipóteses de leitura:
Alfabéticos: pensam na segmentação da estrofe
Não
alfabéticos: localizam algumas
palavras na estrofe.
|
05/04/2013
|
Escrita de uma nova versão da canção O Sapo
|
Pensar em palavras que rimam, sem perder o sentido
da canção.
|
08/04/2013
|
Ordenar a canção Se essa rua fosse minha
|
Reflexão sobre o sistema: Alfabéticos: ordena as palavras pensando na estrutura da canção
(estrofes e rimas).
Não
alfabéticos: ordena as palavras,
avançando em suas hipóteses de leitura
|
10/04/2013
|
Completar lacunas da canção A Barata Mentirosa – com
rimas desconhecidas das crianças
|
Reflexão sobre o sistema: Alfabéticos: lêem e escrevem quais palavras estão faltando,
pensando nas rimas.
Não
alfabéticos: agrupados com alfabéticos,
alfabéticos lêem, os não alfabéticos consultam um banco de palavras para
descobrir qual é a palavra que o alfabético pediu.
|
12/04/2013
|
Ditado interativo do nome das canções para compor o
índice do livro.
|
Pensar em quantas e quais letras utilizar, refletindo
sobre o sistema.
|
15/04/2013
|
Escrita de um bilhete para a Professora do Jardim I
presenteando-a com o livro – produção oral com destino escrito
|
Aprender procedimentos de escritor (pensar como
escrever, ler e reler o que produziu, revisão do próprio texto).
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário