Como a neurociência está invadindo as salas de aula
A neurociência é o estudo do sistema
nervoso. Ele contempla diversas áreas como a medicina, química, biologia,
matemática, engenharia, linguística, entre outras. Com tantas ciências
envolvidas, é no mínimo um desafio pensar como as pesquisas de laboratório
podem estar presentes em sala de aula. Porém, como os exemplos a seguir deixam
claro, o relacionamento entre a educação e as pesquisas é uma realidade que tem
aprimorado cada vez mais o processo de aprendizagem e ensino.
Confira nove exemplos de como a
neurociência está invadindo as salas de aula:
Como a neurociência está ajudando a
educação: 1. Ensino cognitivo
Mesmo em estágio inicial, o ensino
cognitivo já mostra sinais de que é um dos resultados mais promissores da
relação entre a neurociência e a educação. O ensino cognitivo é extensamente
pesquisado na Universidade Carnegie Mellon, nos Estados Unidos, onde os
programas de álgebra desenvolvidos pelos pesquisadores já ajudaram os alunos a
aumentarem seus rendimentos em matemática.
Como a neurociência está ajudando a
educação: 2. Horário das aulas
Pesquisas no ramo da neurociência
revelaram que os padrões de sono das pessoas mudam de forma significativa
enquanto elas envelhecem. Além disso, os estudos mostram que os adolescentes
necessitam de mais descanso que outras faixas etárias e que suas capacidades
cognitivas são muito menores no início da manhã. Esses resultados já provocaram
diversas mudanças, inclusive na alteração dos horários de início das aulas para
estudantes do ensino médio. Apenas 30 minutos de diferença causam um enorme
impacto no humor e atenção dos jovens.
Como a neurociência está ajudando a
educação: 3. Variedade no aprendizado
Muitas pessoas acreditam que a repetição
é melhor maneira de aprender e reter conteúdos, mas pesquisas recentes mostram
que os estudantes aprendem mais quando suas aulas são espaçadas em horários
diferentes, ao invés de concentradas em um único episódio. Os resultados desses
estudos têm sido colocados na prática por professores que apresentam as
informações de maneiras diferenciadas, pedindo aos alunos que resolvam
problemas usando múltiplos métodos e não memorizando apenas uma maneira de
solucioná-los.
Como a neurociência está ajudando a educação: 4.
Aprendizado personalizado
A anatomia de nossos cérebros pode ser
similar, mas a maneira como cada um aprende não é. Sabemos isso por experiência
pessoal, mas a neurociência começa a demonstrar cientificamente. Ferramentas de
ensino são desenvolvidas para que adaptem às necessidades individuais de cada
um e professores procuram encorajar maneiras personalizadas que os alunos podem
usar para aprender melhor e com mais eficiência.
Como a neurociência está ajudando a
educação: 5. A perda de informações
Uma experiência vivida por muitos
estudantes quando voltam das férias é a sensação de que se esqueceram de tudo
que foi aprendido no semestre anterior. Pesquisas mostram que isso é realmente
verdade. Os resultados revelam que, além disso, pessoas que costumam manter o
hábito de exercitar seus cérebros continuamente, por exemplo, com livros mais
difíceis, possuem mais conexões e variedades de ligações neurais. Como
consequência, muitas escolas estão diminuindo o tempo de férias ou desenvolvendo
cronogramas de atividades anuais para que os alunos reduzam o tempo que passam
fora da escola e não prejudiquem sua memória e rendimento.
Como a neurociência está ajudando a
educação: 6. Problemas de aprendizado
As pesquisas realizadas pela neurociência
estão facilitando o processo de identificação de alunos com problemas de
aprendizado, como a dislexia, e ajudando-os a identificar intervenções que
podem melhorar seus desempenhos.
Como a neurociência está ajudando a
educação: 7. Diversão em sala de aula
É cada vez maior a evidência de que a
diversão é uma experiência muito positiva para o aprendizado. Isso acontece
porque experiências satisfatórias fazem com que o corpo libere dopamina,
ajudando o cérebro a se lembrar dos fatos com mais agilidade. Um ótimo exemplo
de como isso funciona é o Khan Academy, um portal de aprendizado online que
desafio os alunos a completarem desafios e tarefas para que ganhem distintivos.
Como a neurociência está ajudando a
educação: 8. A importância do estudo em grupos
O estudo em grupos é extremamente
eficiente para o desempenho acadêmico. Uma pesquisa realizada em 2011 pela
neurologista Judy Willis mostrou que estudantes que trabalham em grupos
experimentam um aumenta na liberação de dopamina, ajudando os alunos a lembrar
mais das informações em longo prazo. A pesquisadora descobriu que, além disso,
aprender em grupos pode reduzir a ansiedade dos estudantes.
Como a neurociência está ajudando a
educação: 9. Neuroeducação
Se você nunca ouviu falar da neuroeducação, então é hora de se
atualizar. Atualmente, no Brasil, já possuímos até mesmo pós-graduação nessa
área. Por meio da prática é realmente possível mudar a forma como nosso cérebro
é estruturado, acrescentando mais conexões cerebrais e mudar os padrões neurais
por meio da neuroplasticidade permitida pelos nossos neurônios.
Texto extraído de Universia Brasil
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