quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

Como a neurociência está invadindo as salas de aula

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A neurociência é o estudo do sistema nervoso. Ele contempla diversas áreas como a medicina, química, biologia, matemática, engenharia, linguística, entre outras. Com tantas ciências envolvidas, é no mínimo um desafio pensar como as pesquisas de laboratório podem estar presentes em sala de aula. Porém, como os exemplos a seguir deixam claro, o relacionamento entre a educação e as pesquisas é uma realidade que tem aprimorado cada vez mais o processo de aprendizagem e ensino.


Confira nove exemplos de como a neurociência está invadindo as salas de aula:

Como a neurociência está ajudando a educação1. Ensino cognitivo

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgv93mEpCcMPG22CtkiZuCCtEho-oOAT3fiMpWqSCDc4ARVFXYbm1gwxtUSBEBNNyaPNjvte6lWZ19ptRNm6fIRGohlE31ASHSKIPgO-rl7FUpshI_PF2zJLzsSOpKqCXb_I6UKNiru_g/s200/neuroci%C3%AAncias+e+aprendizagem.pngMesmo em estágio inicial, o ensino cognitivo já mostra sinais de que é um dos resultados mais promissores da relação entre a neurociência e a educação. O ensino cognitivo é extensamente pesquisado na Universidade Carnegie Mellon, nos Estados Unidos, onde os programas de álgebra desenvolvidos pelos pesquisadores já ajudaram os alunos a aumentarem seus rendimentos em matemática.





Como a neurociência está ajudando a educação: 2. Horário das aulas

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjhMHfQPFc5vXPcxtpVHrH5CrXLNvxMuTvsW8k5iV-LvXuNsOHTa8ss-569sjbPjGJLuPLjDeSg5P5NKnrmRTa06FJuDBNW5ebPhDKAQZdzCVgd1ZN-XgelPOdBqST307gpO0740Ig3-A/s200/neuroci%C3%AAncias+e+aprendizagem.gifPesquisas no ramo da neurociência revelaram que os padrões de sono das pessoas mudam de forma significativa enquanto elas envelhecem. Além disso, os estudos mostram que os adolescentes necessitam de mais descanso que outras faixas etárias e que suas capacidades cognitivas são muito menores no início da manhã. Esses resultados já provocaram diversas mudanças, inclusive na alteração dos horários de início das aulas para estudantes do ensino médio. Apenas 30 minutos de diferença causam um enorme impacto no humor e atenção dos jovens.


Como a neurociência está ajudando a educação: 3. Variedade no aprendizado

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh39Ui59-Ljn4ofhHHk8cD1s3mpdO4xDmqIL7azeM2L9GP3Z_ZIthI2nyBx-vu1Hbj7OybN8FAqfFVtysrQbPbDz0kSSVpTPW5QQplPBOvwEz-DpJipqkcG1yvzlGa1WqqL7e6Itn95mw/s200/neuroci%C3%AAncias+e+aprendizagem.jpgMuitas pessoas acreditam que a repetição é melhor maneira de aprender e reter conteúdos, mas pesquisas recentes mostram que os estudantes aprendem mais quando suas aulas são espaçadas em horários diferentes, ao invés de concentradas em um único episódio. Os resultados desses estudos têm sido colocados na prática por professores que apresentam as informações de maneiras diferenciadas, pedindo aos alunos que resolvam problemas usando múltiplos métodos e não memorizando apenas uma maneira de solucioná-los.



Como a neurociência está ajudando a educação: 4. Aprendizado personalizado

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhqO2hg1QXM9P2EFhgduIvvBw-ZhIo1hFAr5h8Iwe8uQJmgKfMCtX-o7D-b8wQHthqqy5WVQylFoKpxoBhGj4kZo3WDapHKB9nrw9CqsqVcftqBXCASyBIeQwrC2udrBamwHWrpZB7Ptw/s200/neuroci%C3%AAncias+e+aprendizagem.jpgA anatomia de nossos cérebros pode ser similar, mas a maneira como cada um aprende não é. Sabemos isso por experiência pessoal, mas a neurociência começa a demonstrar cientificamente. Ferramentas de ensino são desenvolvidas para que adaptem às necessidades individuais de cada um e professores procuram encorajar maneiras personalizadas que os alunos podem usar para aprender melhor e com mais eficiência.



Como a neurociência está ajudando a educação: 5. A perda de informações

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhojzcUbXuuQNV1TjlbAWSTDL3Nid41-isl3mlnpfZGNtZwBGIF7yXXu-OPD3zUZXlkU5OB2xoXXcDA4K7mz5zuNh5aB-exob9aHLINn8Fpm3eItF66nzbIaVcWuYTYKQdPlNhnn7ldMw/s200/neuroci%C3%AAncias+e+aprendizagem.jpgUma experiência vivida por muitos estudantes quando voltam das férias é a sensação de que se esqueceram de tudo que foi aprendido no semestre anterior. Pesquisas mostram que isso é realmente verdade. Os resultados revelam que, além disso, pessoas que costumam manter o hábito de exercitar seus cérebros continuamente, por exemplo, com livros mais difíceis, possuem mais conexões e variedades de ligações neurais. Como consequência, muitas escolas estão diminuindo o tempo de férias ou desenvolvendo cronogramas de atividades anuais para que os alunos reduzam o tempo que passam fora da escola e não prejudiquem sua memória e rendimento.


Como a neurociência está ajudando a educação: 6. Problemas de aprendizado

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Como a neurociência está ajudando a educação: 7. Diversão em sala de aula

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgLegE8mvUduuHJXTk4hgYC2qOLAeMQbqgss0aEW7dFGbWOBNX4LHsPcJgUdu_MWsjGZxKnbs1LaTMgtYeuoWoSesE4LJUa-g3n-ZEh4Z4w9jgzjHEK9QjwxdgFp_nET3vYwsdx4lqIjw/s200/neuroci%C3%AAncias+e+aprendizagem1.jpgÉ cada vez maior a evidência de que a diversão é uma experiência muito positiva para o aprendizado. Isso acontece porque experiências satisfatórias fazem com que o corpo libere dopamina, ajudando o cérebro a se lembrar dos fatos com mais agilidade. Um ótimo exemplo de como isso funciona é o Khan Academy, um portal de aprendizado online que desafio os alunos a completarem desafios e tarefas para que ganhem distintivos.




Como a neurociência está ajudando a educação: 8. A importância do estudo em grupos

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiKflkOavxwXbBUI2si2Sf4_ZLdj1CfEAreSAztmqVzN3eWp-MFviFOrROTlTMWu1pWUYr-MNuAu_53-_tK4yfDa4NppA382uoyqeBWPvAKl-sJcsNsOfgz3iXd5t6PrtAfAHFjpqhQHw/s200/neuroci%C3%AAncias+e+aprendizagem.jpgO estudo em grupos é extremamente eficiente para o desempenho acadêmico. Uma pesquisa realizada em 2011 pela neurologista Judy Willis mostrou que estudantes que trabalham em grupos experimentam um aumenta na liberação de dopamina, ajudando os alunos a lembrar mais das informações em longo prazo. A pesquisadora descobriu que, além disso, aprender em grupos pode reduzir a ansiedade dos estudantes.


Como a neurociência está ajudando a educação: 9. Neuroeducação

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Se você nunca ouviu falar da neuroeducação, então é hora de se atualizar. Atualmente, no Brasil, já possuímos até mesmo pós-graduação nessa área. Por meio da prática é realmente possível mudar a forma como nosso cérebro é estruturado, acrescentando mais conexões cerebrais e mudar os padrões neurais por meio da neuroplasticidade permitida pelos nossos neurônios.

Texto extraído de Universia Brasil


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