1-PERFIL
DO GRUPO: é fundamental que qualquer intervenção seja pensada a partir da
"leitura" do grupo de desenvolvimento cognitivo, universo cultural,
conhecimento prévio, idade, ano, postura (AGITADOS? QUIETOS?). Só assim os
projetos cumprirão a sua finalidade: auxiliar no processo de aprendizagem dos
APRENDIZES. De outra forma, vira um "pacote" de atividades prontas,
que, muitas vezes, nada tem a ver com as necessidades do grupo.
2-DADOS
DE IDENTIFICAÇÃO: dos envolvidos no projeto.
3-JUSTIFICATIVA:
(Por que?) A justificativa é o momento de fundamentar a escolha desse projeto,
buscando esclarecer a sua importância para o grupo e tendo como referência a
proposta curricular. É a partir da justificativa que podemos avaliar se o
projeto é pertinente para aquele momento, para aquele grupo. Sem isso, corremos
o risco de fazer projetos que, apesar de muito bonito ou bem elaborados, não
auxiliam o processo de aprendizagem dos aprendizes envolvidos.
4-OBJETIVO:
( geral: propósito geral- específico: especificação do que se pretende
atingir)- É aquilo que a criança será capaz de fazer ao final do projeto.
Definir os objetivos significa ter clareza do processo, daquilo que se deseja
com as ações desenvolvidas.
EMPREENDIMENTO:
( passos a seguir)- É o objetivo palpável, real que se pretende alcançar. É o
detonador dos outros objetivos e o grande "gerador" do envolvimento e
participação das crianças. Alguns exemplos de empreendimentos: organizar uma
exposição sobre determinado assunto, apresenta uma peça de teatro, criar um
cartaz ou panfletos para alguma campanha educativa, confeccionar fantoches,
etc.
VIDA
COTIDIANO: São objetivos voltados para o funcionamento do grupo envolvido no
projeto ( a sala, o ano, a escola...) Dizem respeito ás relações sociais
vivenciadas pelo grupo. Aqui é importante que o professor e os aprendizes
tenham em consideração: que tipo de cidadão queremos formar? Que valores
grupais queremos construir? Que relações vamos vivenciar?
COMPETÊNCIAS:
São os objetivos ligados á construção de habilidades, destrezas necessárias
para êxito do empreendimento.Dizem respeito ás áreas de conhecimento
necessárias á etapa de aprendizagem em que se encontram os envolvidos no
projeto. Nesse aspecto, professor e aprendiz devem sempre se perguntar: que
competências preciso desenvolver para realizar esse projeto? Como alcançá-las?
O professor entra como apoio e como organizador desse processo e deve ter em
consideração o nível de desenvolvimento cognitivo e o conhecimento prévio dos
aprendizes- Que competência deve ser exigida de uma aluna do 3ºano ao se
confeccionar um cartaz? E para um do 5º ano?
5-ETAPA:
é o processo de desenvolvimento do projeto. Aqui as ações são organizadas de
forma sequenciada, levando em consideração o objetivo final do empreendimento.
A questão da sequenciação é fundamental para não queimar etapas e não esquecer
outras que são importantes.
6-RECURSOS:
É importante levantar os recursos necessários para execução do projeto (objetos,
textos, recursos audiovisual...) bem como dividir responsabilidade para
consegui-los. Cabe ao professor, a responsabilidade de selecionar e levar
recursos que dão suporte a projetos de apoio(estudos,pesquisas, análises de
modelos...)
7-TEMPO:
A distribuição do tempo deve ser dimensionada para que o projeto não fique
grande demais, criando um desânimo nos alunos. O tempo deve ser pensado tendo
como referência o grupo e suas características/necessidades.
8-AVALIAÇÃO:
O processo de avaliação é feito junto com os alunos, já que eles participam de
todo o processo. Ela vai ser feita tendo como parâmetro os objetivos propostos,
o produto do empreendimento e o processo de cada aluno no desenvolvimento do
projeto. Dessa forma, a avaliação deixa de ser arbitrária e passa a ser um
processo de tomada de responsabilidade de todos os envolvidos.
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