Psicogênese da
Lingua Escrita
PSICOGÊNESE DA
LÍNGUA ESCRITA
Linha de Evolução da Escrita, segundo
Emília Ferreiro (1997):
1 2 3
___________|___________|_____________________________
1. Distinção entre o modo de representação icônico e não
icônico.
2. Construção da forma de diferenciação: controle progressivo
das variações sobre os eixos qualitativo e quantitativo.
3. Fonetização da escrita: inicia no silábico e culmina no
alfabético.
Pré-Silábico Silábico
Silábico-Alfabético Alfabético
____________|____|____|____|______________|______________
P1 P2 |
S1 S2 | |
Período sem Período de Fonetização
Fonetização da Escrita
NÍVEL PRÉ-SILÁBICO
Fonte: Revista Nova Escola
ESCRITA
PRÉ-SILÁBICA, sem
variações quantitativas ou qualitativas dentro da palavra e entre as palavras.
O educando diferencia desenhos (que não podem ser lidos) de “escritos” (que
podem ser lidos), mesmo que sejam compostos por grafismos, símbolos ou letras.
A leitura que realiza do escrito é sempre global, com o dedo deslizando por
todo o registro escrito.
Fonte:
Revista Nova Escola
ESCRITA PRÉ-SILÁBICA
com exigência mínima de letras ou símbolos, com variação de caracteres dentro
da palavra, mas não entre as palavras. A leitura do escrito é sempre
global, com o dedo deslizando por todo o registro escrito.
Fonte: Revista Nova
Escola
ESCRITA PRÉ-SILÁBICA
com exigência mínima de letras ou símbolos, com variação de caracteres dentro
da palavra e entre as palavras (variação qualitativa intrafigural e
interfigural).
Neste nível, o educando considera que coisas diferentes devem ser escritas de
forma diferente. A leitura do escrito continua global, com o dedo deslizando
por todo o registro escrito.
CARACTERÍSTICAS DO
NÍVEL PRÉ-SILÁBICO:
•
Não estabelece vínculo entre a fala e a escrita.
•
Representa coisas e usa desenhos, garatujas para escrever;
•
Supõe que a escrita representa o nome dos objetos e não os objetos; coisas
grandes (nomes grandes), coisa pequenas (nomes pequenos);
•
Demonstra intenção de escrever através de traçado
linear com formas diferentes.
•
Usa letras do próprio nome ou letras e números na mesma palavra;
• Não aceita que seja possível escrever
e ler com menos de 3 (três) letras (eixo
quantitativo) e uma variedade de caracteres dentro da palavra (variação
qualitativa intrafigural) e entre as palavras (variação qualitativa
interfigural), eixo qualitativo.
•
Tem leitura global, individual e instável do que
escreve: só o educando sabe o que quis escrever.
DESAFIO:
· Qual é o
significado dos sinais escritos?
ATIVIDADES:
•
Criação de um ambiente rico de materiais e de atos de leitura e escrita.
Revistas,
jornais, cartazes, livros, jogos, rótulos, embalagens, textos do professor, dos
educandos, músicas, parlendas, poesias. Por meio destes gêneros textuais, o educando
entra em contato com as letras, as silabas, as palavras e o texto.
•
Iniciar o trabalho com o nome da criança.
Jogos: bingo de
letras/memória de letras/dominó/baralho de nomes/ pescaria de nomes ou
letras/formar nomes ou a letra inicial do nome com o alfabeto móvel.
•
Trabalhar a memorização global de algumas palavras, incluindo os nomes dos educandos,
através de crachás, fichas, alfabeto móvel, caixa com palavras e nomes.
•
Promover atividades que visem a vinculação do objeto/ figura com a palavra
escrita.
Fichas com os
desenhos e fichas com os nomes das figuras.
•
Propor aos educandos análises não silábicas de palavras: letras iniciais e
finais, número de letras, ordem das letras na palavra.
Classificação de
palavras/nomes que se parecem, as que começam com a mesma letra, as que possuem
o mesmo número de letras, letra final, palavras grandes e pequenas.
•
Introduzir aspectos sonoros das iniciais das palavras significativas.
Leitura de poesias, quadrinhas, parlendas,
músicas.
•
Propiciar aos educandos vivenciar situações que os levem a compreensão das
diversas funções da escrita.
O sentido dos
gêneros discursivos...
•
Propor atividades que possibilitem aos educandos fazer a distinção entre letras
e números, texto e desenho.
•
Promover vinculação do discurso oral com o texto escrito.
Notícias, propagandas, cartas, histórias
e bilhetes.
•
Fazer distinção entre imagem e texto.
Placas de sinalização, histórias,
cartazes.
•
Atividades de manifestação oral e escrita.
Brincadeiras de rimas, adivinhações,
telefone sem fio, jornal falado.
•
Estimular a escrita espontânea segundo as suas hipóteses da escrita.
Autoditado...
NÍVEL SILÁBICO
Fonte: Revista Nova Escola
ESCRITA
SILÁBICA sem valor sonoro convencional. Cada letra
ou símbolo corresponde a uma sílaba falada, mas o que se escreve ainda não tem
correspondência com o som convencional daquela sílaba. A leitura é silabada.
Fonte:
Revista Nova Escola
ESCRITA
SILÁBICA com valor sonoro convencional. Cada letra
corresponde a uma sílaba falada e o que se escreve tem correspondência com o
som convencional daquela sílaba, em geral representada pela vogal, mas não
exclusivamente. A leitura é silabada.
CARACTERÍSTICAS DO
SILÁBICO SEM VALOR SONORO (EIXO QUANTITATIVO):
•
Começa a ter consciência de que existe alguma relação entre a fala e a escrita.
•
Só demonstra estabilidade ao escrever seu nome ou palavras que teve
oportunidade e interesse de memorizar.
•
Conserva as hipóteses da quantidade mínima e da variedade de caracteres.
•
O educando tenta corresponder um fonema para cada grafema (o som da fala a cada
letra escrita), mas a utilização dos símbolos gráficos é aleatória e nem sempre
a representação dos fonemas corresponde à escrita convencional.
DESAFIO:
Como
resolver a hipótese de que a escrita se vincula com a pronúncia das partes da
palavra?
IMPORTANTE...
•
Quando os educandos se tornam silábicos, eles colocam por terra algumas
memorizações globais e passam a associar uma letra para cada sílaba, negando
seu prévio conhecimento global da palavra: começam a vincular a escrita com a fala.
•
Percebem que não é possível ler as palavras que escreveu e que também não é
possível ler as escritas convencionais porque possuem excesso de letras.
•
É a impossibilidade de ler o que está escrito que força o educando a entrar no
nível posterior.
CARACTERÍSTICAS
DO SILÁBICO COM VALOR SONORO:
•
Já supõe que a escrita representa a fala;
•
Tenta fonetizar a escrita e dar valor sonoro às letras;
•
Pode ter adquirido, ou não, a compreensão do valor sonoro convencional das
letras;
•
Já supõe que a menor unidade da língua seja a sílaba;
•
Supõe que para cada sílaba oral corresponde uma letra ou um sinal;
•
Em frases, pode escrever uma letra para cada palavra;
•
Compreende que a escrita representa o som da fala;
•
Combina só vogais ou só consoantes. Por exemplo, AO para gato ou ML para mola e
mula;
•
Passa a fazer uma leitura termo a termo (não global).
DESAFIO:
•
Como compatibilizar, na escrita ou na leitura das palavras monossílabas e
dissílabas, a idéia de quantidade mínima e de variedade de caracteres, se ela supõe
que as palavras podem ser escritas com uma ou com duas letras?
•
Ao ler as palavras que escreveu, o que fazer com as letras que sobraram no meio
das palavras ou no final?
•
Se coisas diferentes devem ser escritas de maneira diferente, como organizar as
letras na palavra?
ATIVIDADES:
•
Ao identificar os educandos silábicos sem e com valor sonoro, agrupe-os em
dupla;
•
Realize análise sonora sobre as iniciais dos nomes próprios e palavras
significativas;
•
Faça o Desmembramento oral dos nomes e das palavras em sílabas;
•
Pronuncie pausadamente as palavras para que os educandos identifiquem a
quantidade de sílabas e a analise a questão sonora;
•
Faça a classificação das palavras com o mesmo número de sílabas e que iniciam
com a mesma letra;
•
Trabalhe completando as palavras com alfabeto móvel ou com a escrita das
letras;
•
Trabalhe com gravuras e letras iniciais, gravuras e palavras;
•
Trabalhe com dicionário ilustrado;
•
Trabalhe com rimas, sons iniciais e sons finais das palavras nas parlendas, trava-língua,
trova, quadrinha, adivinhas, cantiga de roda, poemas;
•
Trabalhe com ditados;
•
Trabalhe com letras – Ordenação do alfabeto \ Jogo de esconder as letras e
montar os grupos para descobrir.
•
Trabalhe com o alfabeto móvel todos os dias;
•
Trabalhe com lista de palavras significativas;
•
Proponha análise das frases: conte o número de palavras na frase e dos espaços
entre as palavras, o número de letras nas palavras; numero de silabas nas
palavras, sílabas inicial e final.
NÍVEL SILÁBICO-ALFABÉTICO
Fonte:
Revista Nova Escola
ESCRITA
SILÁBICO-ALFABÉTICA. Este nível marca a transição do
educando da hipótese silábica para a hipótese alfabética. Ora ele escreve
atribuindo a cada sílaba uma letra, ora representando as unidades sonoras
menores, os fonemas.
CARACTERÍSTICAS
DO NÍVEL SILÁBICO-ALFABÉTICO:
•
Inicia a superação da hipótese silábica;
•
Reconhece o som das letras;
•
Estabelece uma vinculação mais coerente entre leitura e escrita;
•
O educando se concentra na sílaba para escrever;
•
Surge a adequação do escrito ao sonoro;
•
As unidades linguísticas (palavras, letras, sílabas) são tratadas como
categorias estáveis (antes não tinham nenhuma relação entre si)
•
Presença da oralidade (escreve do jeito que fala, com isso surgem os problemas
relativos à ortografia);
•
Leitura sem imagem e com imagem;
•
Compreende que cada um dos caracteres da escrita (letras) corresponde a valores
sonoros menores que a sílaba.
•
Consegue combinar vogais e consoantes numa mesma
palavra, numa tentativa de combinar sons, sem tornar, ainda, sua escrita
socializável;
•
Passa a fazer uma leitura termo a termo (não
global).
DESAFIO:
•
Como separar palavras ao escrever, quando elas não são separadas na fala?
•
Como tornar a escrita socializável, possível de ser lida por outras
pessoas?
ATIVIDADES:
•
É de muita importância trabalhar simultaneamente as letras, sílabas, palavras e
textos;
•
Constituição de palavras com sílabas e alfabeto móvel;
•
Adivinhações de palavras por meio de pistas dadas pelo professor;
•
Carta enigma;
•
Distinção de uma só sílaba na palavra;
•
Produção de textos por intermédio de situações promovidas no cotidiano escolar;
•
Reescrita dos textos;
•
Leituras globais e parciais de palavras e textos;
•
Reconhecimento de sílabas, palavras e frases nos textos;
•
Separar frases em palavras;
•
Montar frases com fichas de palavras;
•
Produzir histórias em quadrinhos.
NÍVEL ALFABÉTICO
Fonte: Revista
Nova Escola
ESCRITA
ALFABÉTICA.
Neste estágio, o educando já compreendeu o sistema de escrita, entendendo que
cada um dos caracteres da palavra corresponde a um valor sonoro menor do que a
sílaba. Agora, falta-lhe dominar as convenções ortográficas.
CARACTERÍSTICAS
DO NÍVEL ALFABÉTICO:
•
Compreende que a escrita tem uma função social: a comunicação;
•
Compreende o modo de construção do código da escrita.
•
Compreende que cada um dos caracteres da escrita corresponde a valores menores
que a sílaba;
•
Conhece o valor sonoro de todas as letras ou de quase todas;
•
Pode ainda não separar todas as palavras nas frases;
•
Omite letras quando mistura as hipóteses alfabética e silábica;
•
Não é ortográfica nem léxica.
DESAFIO:
•
Como aprender as convenções da língua?
ATIVIDADES:
•
Produção de textos coletivos e individuais;
•
Reescrita de contos, histórias e situações vivenciadas;
•
Registro diário dos acontecimentos, seja num diário ou num caderno de bordo
(estimular ao máximo o educando a escrever todos os dias, mas com motivos para
isso);
•
Caderno de produções de textos ou montar um livro, propiciar dia de autógrafos,
capa, ilustração etc.
•
Leitura e narração de histórias pelo professor e registro por parte do educando
do momento mais significativo;
•
Ler diferentes tipos de textos e propiciar aos educandos momentos de produzir
diferentes tipos de textos com funcionalidade;
•
Instigar a autoria dos educandos e sua autonomia na leitura e na escrita.
IMPORTANTE...
•
Dificilmente todos os educandos de uma classe estarão num mesmo nível
conceitual, portanto é de extrema importância que o professor de posse do
diagnóstico dos níveis de escrita dos educandos, possa planejar as atividades
sempre de acordo com sua capacidade e com o propósito de desafiá-los.
•
Uma mesma atividade pode ser trabalhada oferecendo diferentes níveis de
dificuldade, atendendo as necessidades especificas de cada educando para
avançar no conhecimento.
SITUAÇÕES DIDÁTICAS ENVOLVENDO OS
NÍVEIS DE ESCRITA
TRABALHO
COM LETRAS
· Letras do
alfabeto: Jogos de alfabeto de materiais e tamanhos diferentes. Letras móveis
para o educando montar espontaneamente palavras. Bingo e memória de letras.
Atividades de escrita com letras.
· Nomeação e
identificação: Criar tiras com o alfabeto e figuras para serem materiais de
consulta.
· Analise das
formas posições das letras: Atividades de escrita para o educando analisar, por
exemplo, quantas pontas têm o H, quantas retas e utiliza no traçado do A, M,
E, quantas curvas temas letras C, P,
etc.
· Valor sonoro –
relação letra/som: jogos de memória com figura e letra inicial. Bingo de figuras.
Alfabeto vivo.
TRABALHO COM
PALAVRAS
· Nome próprio:
Crachá com nome e foto ou desenho (autorretrato feito pelo educando.
· Montar o nome
com letras móveis. Bingo de nomes, de fotos e/ou autorretrato. Dominó de nomes
(letra inicial / nome). Painel de chamada com cartões de nomes.
· Análise da
linguística da palavra: Letra inicial e final, número de letras, letras
repetidas, vogal, consoante. Atividades de escrita com palavras.
· Memorização de
palavras significativas: Atividades de escrita. Listas de palavras.
· Conservação da
escrita de palavras: Atividades de escrita: complete, forca, enigma, “stop”,
cruzadinha. Listas de palavras.
TRABALHO
COM FRASES E TEXTOS
· Sentido e
direção da escrita: Produção coletiva de listas, receitas, bilhetes, recados, etc.
(sendo o professor o escriba). Ler para o educando (apontando sempre onde está
lendo).
· Vinculação do
discurso oral com texto escrito: Leitura de história e reescrita espontânea
individual ou produção coletiva. Escrita de história vivida pelos educandos.
· Junção de letras
na formação das silabas: Listas de palavras. Atividades de escrita: complete,
forca, enigma, “stop”, cruzadinha.
NÍVEIS DE ESCRITA - AGRUPAMENTOS PRODUTIVOS
APRENDER JUNTOS:
AGRUPAMENTOS PRODUTIVOS
•
Pré-silábico COM Silábico sem valor
sonoro.
•
Silábico sem valor sonoro COM Silábico
com valor sonoro.
•
Silábico com valor sonoro COM Silábico-Alfabético.
•
Silábico-Alfabético COM alfabético.
ALGUMAS DIFICULDADES QUE O EDUCANDO ENCONTRA
QUANDO CHEGA NO NÍVEL ALFABÉTICO
•
Transcrição fonética: tumati – kavalu = tomate – cavalo
•
Segmentação indevida: utumati = o tomate, com seguiu =
conseguiu.
•
Juntura vocabular – uka valu = o cavalo, agente = a gente.
•
Troca do ao pelo am, i por u (e vice versa): paum = pão.
•
Ausência de nasalização: troca de m por n ou til (vice e versa): comseguiu
– cõsegiu.
•
Supressão ou acréscimo de letras.
•
Troca de letras / origem das palavras (etimologia): zino = sino, geito
= jeito.
•
Escrita não segmentada: UKAVALUPIZO"UTUMATI = o cavalo
pisou no tomate.
•
Não registra silabas de estruturas complexas: os dígrafos, o padrão CCV.
•
Frases descontextualizadas e textos sem seqüência lógica.
•
Escrita espelhada: d por b, p por q.
•
Hipercorreção: coloo – colou, medeco – médico.
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