PROJETO
SEMANA
DA ORTOGRAFIA
JUSTIFICATIVA
O
desenvolvimento da ortografia constitui um dos principais desafios para os
educadores, quando planejam um programa de aprendizado e desenvolvimento da
escrita. “Dominar a ortografia” é uma expressão que significa que os alunos
escrevem com precisão e na ordem apropriada. Inclui também o uso dos acentos
gráficos, do til, da cedilha, dos sinais auxiliares da grafia – hífen e
apóstrofo – e dos sinais de pontuação.
Para
se conseguir um uso adequado da ortografia é preciso, então, que os alunos
sintam o desejo e o interesse de se comunicar por escrito de acordo com
propósitos claros e dentro de contextos significativos para eles.
O
aprendizado da ortografia não deve ser visto como uma disciplina independente
dentro do processo de aprendizado da linguagem escrita, mas como um dos
aspectos que o caracterizam. Nesse sentido, convém recordar que o princípio
básico referente à leitura: “é lendo que se aprende a ler” também é válido para
a escrita: “é escrevendo que se aprende a escrever”, portanto o aprendizado da
ortografia depende, em grande parte, da prática da escrita e da leitura.
É de suma importância que o professor tenha e
trabalhe incessantemente com o uso do dicionário, pois através dele muitas
dúvidas são solucionadas e o aluno terá acesso à novas palavras e a grafia
correta das mesmas.
OBJETIVOS
·
Compreender que a grafia correta melhora a
qualidade da expressão escrita;
·
Estimular a leitura;
·
Oferecer um apoio para os
alunos realizarem um plano de autocorreção individual ou grupal, para que
possam analisar seus erros ortográficos;
·
Empregar atividades lúdicas
(cirandas, cantos, rimas).
ESTRATÉGIAS
Para superar as dificuldades encontradas no estudo
da ortografia não implica que o professor dedique demasiadamente seu tempo ao
ensino sistemático, trabalhando outras áreas, ele também estará reforçando as
funções da linguagem e do pensamento.
O
professor deve trabalhar com uma variedade de textos, levando o aluno a
analisá-los e reconhecer as palavras. Deve trabalhar com:
-
Anúncios, notícias,
entrevistas, reportagens, piadas, etc. (após o estudo e análise o professor
deve pedir aos alunos que marquem as palavras que tiveram mais dificuldades na
pronúncia e escrita e procurar trabalhar
essas palavras em frases, textos e até mesmo procurar seu significado);
-
Montar um painel com as
palavras, das quais os alunos apresentaram dificuldades, reforçando diariamente
a pronúncia e a escrita;
-
Utilizar-se de cartões
relâmpagos, destacando a sílaba tônica;
-
Fornecer aos alunos, fichas com
palavras variadas e pedi que pintem a sílaba tônica. Antes porém, deve ser
feito a leitura de todas, pronunciando-as com clareza para fixar a sílaba
tônica;
-
Fazer exercícios de denominação
da ordem dos elementos de uma seqüência, segundo sua localização: último,
penúltimo e antepenúltimo. Peça-lhes que identifiquem o último vagão de um
trem, o penúltimo dia da semana, o antepenúltimo mês do ano, a última
ilustração de uma história em quadrinhos, etc. Realize a mesma atividade com as
sílabas das palavras.
-
Trabalhar com histórias em
quadrinhos, montagem de história em seqüência lógica, etc.
OBSERVAÇÃO:
Lembre sempre: O professor é o mediador da
atividade, então cabe a ele, tomar todo cuidado também com sua escrita e sua
pronúncia. É preciso estar seguro e certo de que o que se está ensinando é
correto e que o aluno está assimilando.
Esse trabalho é contínuo, portanto, estamos dando o
pontapé inicial, a seqüência do mesmo deverá acontecer durante todo ano letivo.
SUGESTÕES
DE
ATIVIDADES
Técnicas para
reforçar a ortografia.
1- Monte e remonte:
Escreva no quadro ou em folha chamex uma palavra
que tenha o menor número de letras repetidas. Estipular um tempo para a duração
da atividade e pedir aos alunos para lembrarem e escreverem o maior número de
palavras possíveis com as letras dessa palavra, sem repeti-las no mesmo termo
encontrado.
Obs.: Esta atividade trabalha a
rapidez, percepção visual, ortografia e vocabulário.
Exemplo: Palavra escolhida: PERNAMBUCO:
Palavras encontradas: perna- barco- compra-
boca- nabo- banco- copa- ano- reco- rapé- ópera- amor- rebu- comer- peru-
perca- bem- não- rena- buraco- mar- muro- pano- pé- cor- pêra- rã- mãe- pena-
uno- Nabuco- pau- cobra- Mané- Norma- Carmem.
2-
Palavra puxa palavra:
Nessa
atividade, o professor lança uma palavra e os alunos apresentam outras que se
relacionem com a primeira.
Exemplo: Palavra escolhida:
FOGO.
Palavras relacionadas: incêndio- dor- ambulância-
feridos- bombeiro- morte- gritos- pânico- tristeza- medo- fogão- comida-
queimadura.
3-
Memória auditiva:
O
professor diz uma frase que deve ser repetida e ampliada pelo aluno.
Exemplo:
Professor: Fui ao zoológico e vi um
elefante...
Aluno 1: Fui ao zoológico e vi um
elefante e um urso...
Aluno 2: Fui ao zoológico e vi um
elefante, um urso e uma girafa...
Dizer duas palavras: O aluno deverá separar a
primeira sílaba de cada uma e formar outra:
Exemplo:
PEdalÛRAto®Pêra
FIguraÛTApete®Fita
PAnelaÛNOvelo®Pano
Usando
a mesma técnica, aumentar o número de palavras, criando dificuldades crescentes.
Exemplo:
TOalhaÛPEdraÛTEla®Topete
CIgarroÛGAlhoÛNAbo®Cigana
CAbeloÛNEvadaÛTApa®Caneta
TRIoÛANtesÛGUiaÛLOto®Triângulo
AgoraÛPOSteÛTInaÛLAço®Apostila
CAmaÛRAmoÛMUdaÛJOgo®Caramujo
4-
Invente e conte:
Espalhar sobre as mesmas várias gravuras que retratem
ambientes e personagens.
Cada aluno deverá selecionar uma delas e criar uma
narrativa oral em que a figura sirva de cenário para a história vivida pela
personagem da gravura. Chamar a atenção dos alunos para a seqüência lógica dos
fatos narrados.
5-
Brincando de poeta:
O professor oferece aos alunos uma caixa contendo
cartões, cada um com uma palavra, sendo que as palavras rimam entre si.
Exemplo: pato- mato- gato
Coelho-
Botelho- joelho
Abelha-
orelha- ovelha
Cada aluno, após ter recebido um dos cartões, deverá
procurar entre os colegas aqueles que têm o cartão com uma palavra que rime com
a sua.
Agrupados por terminação, os alunos escreverão
outras palavras que rimem com as que já possuem.
6-
De mãos dadas com a poesia.
Material: Textos sobre amor, paixão,
ou outros sentimentos humanos (Sugestão:
Música: Coração de Estudante, de Milton Nascimento), papel, caneta.
Ler
o texto, ouvir e cantar a música.
O
professor convida os alunos a analisarem seu coração, dizendo-lhes:
·
Abra seu coração.
·
O que você vê dentro dele?
·
O que sente?
·
O que lhe incomoda?
·
O que gostaria de dizer em nome dele?
Logo
após, passe para o papel o que seu coração gostaria de falar se tivesse voz.
O
trabalho pode ser ilustrado.
7-
Contando histórias:
Material: textos de Contos de Fadas e
Paródias. (Sugestões: Chapeuzinho Vermelho de raiva, Chapeuzinho Amarelo).
Iniciar
a atividade perguntando à turma se alguém quer contar um conto de fadas. Se não
houver voluntários, começar a história e pedir que os alunos continuem. Pedir
aos alunos que relembrem os contos de fadas, atualizando-as. Como seria a
história se acontecesse hoje? Naturalmente, introduzindo-se elementos do
cotidiano na vida moderna, surge uma nova história.
Exemplo: “A casa dos três
porquinhos tinha um alarme eletrônico e um visor detectava a aproximação do
lobo”.
“Os
caçadores do lobo, que comeu a vovó, usavam um helicóptero de resgate da
polícia para capturá-lo”.
8-
Viagem ao espaço infinito da
imaginação.
Distribuir papel e caneta hidrográfica para a turma
e colocar no fundo musical. Pedir aos alunos que coloquem a ponta da caneta
sobre o papel e, de olhos fechados, acompanhem o ritmo da música desenhando
sobre o papel.
Desligar a música e, imediatamente, todos devem
parar de desenhar e abrir os olhos para ver o desenho que fizeram.
A partir das linhas traçadas, colorindo os espaços
vazios, os alunos vão criar um espaço mágico, um novo universo, e nele um novo
planeta também. Assim, como o autor do texto, Ziraldo, (Flicts) cada aluno
criará seu planeta. Os alunos vão também batizar o planeta com um nome bem
sugestivo. Para isso, cada um escreverá cinco letras, sendo pelo menos uma
vogal, e cada letra em um pedaço de papel.
Cada aluno ficará com uma vogal e as demais letras
serão colocadas numa caixa, misturadas, e cada letra um deverá retirar dela
quatro novas letras.
De posse das letras sorteadas e da vogal, cada um
criará um nome para batizar o planeta.
Registrar o nome do planeta e localizá-lo no espaço
mágico. Tendo em vista a cor, a localização e o nome, atribuir-lhe cinco
características.
Na
segunda etapa de criação, falar sobre:
® a origem do novo planeta;
® o papel que desempenha no
mundo;
® seu relacionamento com os
astros a sua volta;
® a mensagem que gostaria de transmitir.
9-
Jogo das cores.
Material: folhas de papel, lápis preto
e de cor e caixa de papel para colocar as perguntas.
O professor coloca numa caixa várias perguntas cujas
respostas deverão ser dadas pelos alunos através da escolha de uma cor.
Exemplo: Qual é a cor do amor? E da
alegria, da felicidade, da paz, da sabedoria, da pureza, da satisfação, da
calma, da paciência? Justifique sua resposta.
O
aluno escolherá um sentimento e escreverá seu nome na cor que, em sua opinião
mais combina com o sentimento escolhido.
Exemplo: AMOR: azul
Com
cada umas das letras do termo escolhido, o aluno escreverá outras palavras,
relacionadas pelo sentido:
Amizade
Meiguice
Orgulho
Riso
Meiguice
Orgulho
Riso
Ilustrar
a palavra, fazendo um desenho com a cor escolhida. O professor poderá fixar os
desenhos agrupados por cor no mural, formando assim um arco-íris. Os desenhos
poderão, também ser utilizados como ilustração de um livro de “criação
coletiva”.
Observação:
Tendo
em mãos estas sugestões o professor pode trabalhar ortografia de forma
agradável e satisfatória para os alunos. Basta portanto, usar da criatividade e
da vontade de ver seu aluno escrevendo corretamente.
Bibliografia.
Livros de Português
Revistas Nova Escola
Apostilas diversas
Pesquisado e
elaborado por
Deila Magda
Ferreira
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