domingo, 19 de fevereiro de 2017

O que está por trás do fracasso escolar
Atualmente a Psicopedagogia vem discutindo um tema bastante presente dentro de casa e nas escolas, a dificuldade de aprendizagem. Ela é responsável muitas vezes pelo fracasso escolar que acompanha o histórico da criança. Contudo, é preciso identificá-la o quanto antes para evitar frustrações na vida da criança e amenizar as dificuldades escolares.  
              
Crianças em idade escolar começam a demonstrar os primeiros sinais de dificuldade na hora de aprender ou compreender o que o professor está ensinando em sala de aula. Geralmente, esses problemas tem inicio na alfabetização.
Os pais também precisam acompanhar a rotina escolar dos filhos para perceber precocemente a presença de algum problema relacionado às atividades escolares e com isso tomar medidas que possam contornar essa situação, visto que problemas físicos, como dificuldades de visão e audição, ou psicológicos, como má adaptação ao ambiente escolar, também afetam o desempenho dos alunos.
O professor é a pessoa mais indicada quando se trata de perceber previamente algum problema de aprendizagem devido à convivência no meio escolar. Ao constatar que há algum problema o mesmo pode auxiliar o processo de aprendizagem do aluno, tornando as aulas mais motivadas e dinâmicas, não rotulando o aluno, mas dando-lhe a oportunidade de descobrir suas potencialidades.
Porém, o professor não é o profissional mais indicado para fechar o diagnóstico, sendo assim é de suma importância que os pais procurem profissionais especialistas no assunto.
Existem vários tipos de dificuldade de aprendizagem, o mais conhecido atualmente é a dislexia, entretanto é importante tomarmos conhecimento de outros tipos de problemas que são tão sérios quanto este, como por exemplo, a disgrafia, discalculia, dislalia, disortografia e o TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade).

* Dislexia: é a dificuldade que aparece na leitura, impedindo o aluno de ser fluente, pois faz trocas ou omissões de letras, inverte sílabas, apresenta leitura lenta, dá pulos de linhas ao ler um texto, etc.
* Disgrafia: normalmente vem associada à dislexia, porque se o aluno faz trocas e inversões de letras consequentemente encontra dificuldade na escrita. Além disso, está associada a letras mal traçadas e ilegíveis, letras muito próximas e desorganização ao produzir um texto.
* Discalculia: é a dificuldade para cálculos e números, de um modo geral os portadores não identificam os sinais das quatro operações e não sabem usá-los, não entendem enunciados de problemas, não conseguem quantificar ou fazer comparações, não entendem sequências lógicas e outros.
* Dislalia: é a dificuldade na emissão da fala, apresenta pronúncia inadequada das palavras, com trocas de fonemas e sons errados, tornando-as confusas.
* Disortografia: é a dificuldade na linguagem escrita e também pode aparecer como consequência da dislexia. Suas principais características são: troca de grafemas, desmotivação para escrever, aglutinação ou separação indevida das palavras, falta de percepção e compreensão dos sinais de pontuação e acentuação.
* TDAH: O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade é um problema de ordem neurológica, que traz consigo sinais evidentes de inquietude, desatenção, falta de concentração e impulsividade.
Ao perceber o problema, os pais devem levar o filho que apresenta dificuldade de aprendizagem para um especialista que possa diagnosticar qual o tipo de problema da criança.
Uma equipe multidisciplinar incluindo psicólogo, psicopedagogo, fonoaudiólogo, neurologista e oftalmologista irá verificar todas as possibilidades que possam estar relacionadas ao problema antes de fechar um diagnóstico de transtorno de aprendizagem, ao ser descartada a existência de fatores de cunho emocional e social, fecha-se o diagnóstico de dificuldade de aprendizagem, sendo assim, a multidisciplinar juntamente com a equipe escolar irão trabalhar com conjunto.
Lais Loureiro
Psicóloga Clínica Cognitivo Comportamental

CRP 13/5992

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