O
que está por trás do fracasso escolar
Atualmente a
Psicopedagogia vem discutindo um tema bastante presente dentro de casa e nas
escolas, a dificuldade de aprendizagem. Ela é responsável muitas vezes pelo
fracasso escolar que acompanha o histórico da criança. Contudo, é preciso
identificá-la o quanto antes para evitar frustrações na vida da criança e
amenizar as dificuldades escolares.
Crianças em idade
escolar começam a demonstrar os primeiros sinais de dificuldade na hora de
aprender ou compreender o que o professor está ensinando em sala de aula.
Geralmente, esses problemas tem inicio na alfabetização.
Os pais também precisam
acompanhar a rotina escolar dos filhos para perceber precocemente a presença de
algum problema relacionado às atividades escolares e com isso tomar medidas que
possam contornar essa situação, visto que problemas físicos, como dificuldades
de visão e audição, ou psicológicos, como má adaptação ao ambiente escolar,
também afetam o desempenho dos alunos.
O professor é a pessoa
mais indicada quando se trata de perceber previamente algum problema de
aprendizagem devido à convivência no meio escolar. Ao constatar que há algum
problema o mesmo pode auxiliar o processo de aprendizagem do aluno, tornando as
aulas mais motivadas e dinâmicas, não rotulando o aluno, mas dando-lhe a
oportunidade de descobrir suas potencialidades.
Porém, o professor não
é o profissional mais indicado para fechar o diagnóstico, sendo assim é de suma
importância que os pais procurem profissionais especialistas no assunto.
Existem vários tipos de
dificuldade de aprendizagem, o mais conhecido atualmente é a dislexia,
entretanto é importante tomarmos conhecimento de outros tipos de problemas que
são tão sérios quanto este, como por exemplo, a disgrafia, discalculia,
dislalia, disortografia e o TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e
Hiperatividade).
* Dislexia: é a
dificuldade que aparece na leitura, impedindo o aluno de ser fluente, pois faz
trocas ou omissões de letras, inverte sílabas, apresenta leitura lenta, dá
pulos de linhas ao ler um texto, etc.
* Disgrafia:
normalmente vem associada à dislexia, porque se o aluno faz trocas e inversões
de letras consequentemente encontra dificuldade na escrita. Além disso, está
associada a letras mal traçadas e ilegíveis, letras muito próximas e desorganização
ao produzir um texto.
* Discalculia: é a
dificuldade para cálculos e números, de um modo geral os portadores não
identificam os sinais das quatro operações e não sabem usá-los, não entendem
enunciados de problemas, não conseguem quantificar ou fazer comparações, não
entendem sequências lógicas e outros.
* Dislalia: é a
dificuldade na emissão da fala, apresenta pronúncia inadequada das palavras,
com trocas de fonemas e sons errados, tornando-as confusas.
* Disortografia: é a
dificuldade na linguagem escrita e também pode aparecer como consequência da
dislexia. Suas principais características são: troca de grafemas, desmotivação
para escrever, aglutinação ou separação indevida das palavras, falta de
percepção e compreensão dos sinais de pontuação e acentuação.
* TDAH: O Transtorno de
Déficit de Atenção e Hiperatividade é um problema de ordem neurológica, que
traz consigo sinais evidentes de inquietude, desatenção, falta de concentração
e impulsividade.
Ao perceber o problema,
os pais devem levar o filho que apresenta dificuldade de aprendizagem para um
especialista que possa diagnosticar qual o tipo de problema da criança.
Uma equipe
multidisciplinar incluindo psicólogo, psicopedagogo, fonoaudiólogo,
neurologista e oftalmologista irá verificar todas as possibilidades que possam
estar relacionadas ao problema antes de fechar um diagnóstico de transtorno de
aprendizagem, ao ser descartada a existência de fatores de cunho emocional e
social, fecha-se o diagnóstico de dificuldade de aprendizagem, sendo assim, a
multidisciplinar juntamente com a equipe escolar irão trabalhar com conjunto.
Lais Loureiro
Psicóloga Clínica
Cognitivo Comportamental
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