8 jeitos de mudar o mundoPlanejamento para
disciplina de Ciências – 5º Ano do Ensino Fundamental I.
Planejamento para disciplina de Ciências – 5º Ano do Ensino Fundamental
I.
Disciplina: Ciências
Conteúdo: Objetivos de desenvolvimento do milênio,
Ano de ensino: 5º ano
Tema: 8 jeitos de mudar o mundo.Objetivo:
Conhecer a campanha – 8 jeitos de mudar o mundo – nós podemos
Conteúdo: Objetivos de desenvolvimento do milênio,
Ano de ensino: 5º ano
Tema: 8 jeitos de mudar o mundo.Objetivo:
Conhecer a campanha – 8 jeitos de mudar o mundo – nós podemos
Material:
Cartolina, giz de cera, lápis, borracha, tinta.
Cartolina, giz de cera, lápis, borracha, tinta.
Conhecimento prévio:
Os conhecimentos sobre o tema serão adquiridos ao longo da aula.
Os conhecimentos sobre o tema serão adquiridos ao longo da aula.
Atividade motivacional:
Apresentar o slogan da campanha e após, explicá-la.
Apresentar o slogan da campanha e após, explicá-la.
Em 2000, a ONU, ao analisar os maiores problemas mundiais, estabeleceu
oito objetivos para serem cumpridos até 2015. O compromisso foi assinado por
191 países, inclusive o Brasil.
Encaminhamento metodológico:
Passar este vídeo, retirado da internet, para ressaltar os objetivos traçados na campanha.
http://www.youtube.com/watch?v=ENu0WLylroE&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=Cf3q0_oYOPw&feature=related
Passar este vídeo, retirado da internet, para ressaltar os objetivos traçados na campanha.
http://www.youtube.com/watch?v=ENu0WLylroE&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=Cf3q0_oYOPw&feature=related
Organizar a turma em oito grupos de, no máximo, cinco componentes, para
realizar uma dramatização. Cada grupo ficará responsável por demonstrar, por
meio do teatro, cada ação dessa campanha.
Avaliação:
Os grupos já formados terão que optar por uma ação e realizar uma conscientização na escola e, se desejar, na comunidade ao entorno. Essa atividade pode envolver: blog, visitas, fôlderes, cartazes, faixas, a fim de integrar as pessoas comprometidas para a solução dos problemas e o bem comum.
Os grupos já formados terão que optar por uma ação e realizar uma conscientização na escola e, se desejar, na comunidade ao entorno. Essa atividade pode envolver: blog, visitas, fôlderes, cartazes, faixas, a fim de integrar as pessoas comprometidas para a solução dos problemas e o bem comum.
Criado por Ana
Paula Lohn e Fernanda França. Janeiro/2010
Nenhum comentário:
Postar um comentário