Brasil, meu Brasil brasileiro!Planejamento para
disciplina de História – 4º Ano do Ensino Fundamental I.
Disciplina: História
Conteúdo: História do Brasil
Ano de ensino: 4º ano
Tema: Brasil, meu Brasil brasileiro!
Conteúdo: História do Brasil
Ano de ensino: 4º ano
Tema: Brasil, meu Brasil brasileiro!
Objetivo:
Conhecer a história do nosso país.
Conhecer a história do nosso país.
Material:
Caderno, lápis e borracha.
Caderno, lápis e borracha.
Conhecimento prévio:
Hipóteses sobre a história do Brasil.
Hipóteses sobre a história do Brasil.
Atividade motivacional:
Iniciar o tema, questionando: o que é o Brasil para vocês? Quem faz parte do nosso país? Quem mora nele? Quais as características das pessoas que moram neste país? Anotar no quadro todas as respostas dadas pelos alunos, a fim de confrontar sobre este tema, ao final do estudo, o conhecimento prévio com os conhecimentos adquiridos durante as atividades.
Iniciar o tema, questionando: o que é o Brasil para vocês? Quem faz parte do nosso país? Quem mora nele? Quais as características das pessoas que moram neste país? Anotar no quadro todas as respostas dadas pelos alunos, a fim de confrontar sobre este tema, ao final do estudo, o conhecimento prévio com os conhecimentos adquiridos durante as atividades.
Encaminhamento metodológico:
Após essa primeira reflexão sobre o Brasil, mostrar aos alunos imagens dos diferentes povos que habitam no país. Segue exemplo:
Após essa primeira reflexão sobre o Brasil, mostrar aos alunos imagens dos diferentes povos que habitam no país. Segue exemplo:
Indagar: como nosso país foi formado? Quais os povos que auxiliaram na
sua construção? Explique que, para facilitar a compreensão da história, os historiadores
usam a divisão do tempo em séculos. Para tanto, neste estudo será usada a
divisão por período, para conhecer a história do Brasil. Foram três momentos,
de acordo com as mudanças políticas: Período Colonial (1500 a
1822), Período Imperial (1822 a 1889) e Período
Republicano(1889 até hoje). Ressaltar os fatos mais importantes de cada
período, para a turma.
Para enfatizar e aprimorar o conhecimento, passar para os alunos os
seguintes vídeos, disponíveis na internet:
PERÍODO COLONIAL
http://www.youtube.com/watch?v=kjp0Pd_GxmQ&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=kjp0Pd_GxmQ&feature=related
PERÍODO IMPERIAL
http://www.youtube.com/watch?v=BuSrhijIiO8&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=BuSrhijIiO8&feature=related
PERÍODO REPUBLICANO
http://www.youtube.com/watch?v=CTq33KUFP_s&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=CTq33KUFP_s&feature=related
Após cada vídeo, faça comentários e instigue os alunos a expor as ideias
principais do trecho apresentado.
Faça um desenho, no espaço abaixo, representando você e aponte algumas
de suas características.
Agora, faça a relação correta entre imagem e o período
correspondente:
( ) Período Colonial
( ) Período Republicano
( ) Período Imperial
( ) Período Republicano
( ) Período Imperial
Avaliação:
Agora, entregue uma folha sulfite branca e peça a eles que registrem a
própria imagem e as principais características, por meio de desenho e de
pintura.
Criado por Ana
Paula Lohn e Fernanda França. Janeiro/2010
Nenhum comentário:
Postar um comentário