plano de aula:
Livro:
"A arca de Noé" - Vinicius de Moraes.
Tema:
A
Casa
Tipo de
atividade: atividades
interdisciplinar envolvendo leitura, escrita, Matemática, História e Geografia.
Proposta
de atividade:
Dando seqüência ao projeto:
"Cantarolando
com
Vinicius de Moraes", iniciou-se as
atividades com o poema "A Casa",
ouvindo-se
a
música no CD. Após foi escrito, tendo a professora como escriba, a poesia em
papel pardo e foi feito a ilustração pelas crianças.
Diversas outras atividades foram
realizadas como é feito com todas poesias trabalhadas.
Primeiramente as crianças explanaram como
era sua casa, quais os cômodos existentes nesta, montando uma casa, em seu
caderno,
utilizando a planta interna de uma casa e
o que possue em cada local.
No livro didático de História, algumas
atividades pertinentes a
este tema
foram realizadas, havendo a
observação das cenas
e
a realização de algumas atividades propostas partindo da observação das figuras,
envolvendo contagem
e orientação espacial.
Em outro momento,continuando a usar as
atividades existentes no livro, verificamos como eram as casas antigamente,
trabalhando-se, também, a poesia "O
quintal" de Cora Coralina, fazendo-se
a interpretação e a
linha do tempo com os dados históricos
que a poesia nos oferece, atentando para as
mudanças ocorridas nesta casa durante todos os anos.
Realizamos
também a ilustração, individual, da poesia, o que será parte integrante do
livro com as diversas poesias de Vinicius de
Moraes trabalhadas, foi utilizado palitos de sorvete para
montar
a casa.
Outra parte integrante do nosso livro são
as atividades pertinentes a poesia, realizando-se nesta a interpretação, liga pontos, que forma uma
casa, completaram as estrofes do poema e a lista do que não tinha na casa.
Para finalizara os trabalhos com esta
poesia, foi confeccionado uma casa com dobradura, retratando como era a casa de
cada um externamente, para ser levado
para casa.
Todas as vezes que se inicia o trabalho com
a poesia esta é recitado, pelas alunos, como as demais trabalhadas
anteriormente também.
O
que se pretende que os alunos aprendam: Nesta atividade estão envolvidos diversos
objetivos a serem atingidos em várias disciplinas, como:
- Língua Portuguesa: leitura, conhecimento
da estrutura de um poema, versos e estrofes, o que vem a ser uma ilustração,
conhecimento da letra inicial da palavra "CASA", interpretação e
desenvolvimento da oralidade ao recitar.
_ Matemática: contagem, através dos
cômodos, seqüência numérica, liga-pontos e orientação espacial, através da
observação da planta de uma casa.
_ História: noção temporal e observação
das casas anteriormente, destacando-se semelhanças e diferenças.
_ Geografia: moradia.
INTERVENÇÕES:
Explicação
inicial dada aos alunos sobre o que terão de fazer:
Sempre no início da aula é feito a rotina
do dia e ao início de cada atividade é relatado ao alunos o que se pretende que
seja feito de forma clara e objetiva.
Agrupamento
dos alunos:
Os alunos são agrupados em duplas, ora
livremente, ora de acordo com suas hipóteses de escrita, dependendo do objetivo
a ser atingido na atividade.
Perguntas
que serão realizadas durante o desenvolvimento das atividades, a fim de
potencializar a reflexão dos alunos:
Os questionamentos são feitos de acordo
com o que se está sendo trabalhado, aqui os questionamentos foram em torno do número
de versos, estrofes, letras necessárias para se escrever o que se desejava, como
era a estrutura da casa de cada um, destacando as semelhanças e diferenças
entre elas, como eram as casas antigamente e quais as mudanças observadas, questionamento
quanto a observação da planta de uma casa quanto a orientação espacial, entre
outros questionamentos que forma surgindo naturalmente ao se tratar dos assuntos
trabalhados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário