segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

plano de aula:
Livro: "A arca de Noé" - Vinicius de Moraes.
Tema: A Casa
Tipo de atividade: atividades interdisciplinar envolvendo leitura, escrita, Matemática, História e Geografia.

Proposta de atividade:
Dando seqüência ao projeto: "Cantarolando
 com Vinicius de Moraes", iniciou-se as
atividades com o poema "A Casa", ouvindo-se
 a música no CD. Após foi escrito, tendo a professora como escriba, a poesia em papel pardo e foi feito a ilustração pelas crianças.
Diversas outras atividades foram realizadas como é feito com todas poesias trabalhadas.



Primeiramente as crianças explanaram como era sua casa, quais os cômodos existentes nesta, montando uma casa, em seu caderno,
utilizando a planta interna de uma casa e o que possue em cada local.  

No livro didático de História, algumas atividades pertinentes a             
este  tema  foram  realizadas, havendo a observação das cenas
e   a   realização  de algumas atividades propostas partindo da   observação  das   figuras, envolvendo    contagem      e             orientação espacial.  
Em outro momento,continuando a usar as atividades existentes no livro, verificamos como eram as casas antigamente, trabalhando-se, também,  a poesia "O quintal" de Cora Coralina, fazendo-se   a    interpretação  e   a linha do tempo com os dados históricos
que a poesia nos oferece, atentando para as mudanças ocorridas nesta casa durante todos os anos.

Realizamos também a ilustração, individual, da poesia, o que será parte integrante do livro com as diversas  poesias de Vinicius de Moraes trabalhadas, foi utilizado palitos de sorvete para
montar a casa.

Outra parte integrante do nosso livro são as atividades pertinentes a poesia, realizando-se nesta a  interpretação, liga pontos, que forma uma casa, completaram as estrofes do poema e a lista do  que não tinha na casa.

Para finalizara os trabalhos com esta poesia, foi confeccionado uma casa com dobradura, retratando como era a casa de cada um externamente,  para ser levado para casa.

Todas as vezes que se inicia o trabalho com a poesia esta é recitado, pelas alunos, como as demais trabalhadas anteriormente também.

O que se pretende que os alunos aprendam: Nesta atividade estão envolvidos diversos objetivos a serem atingidos em várias disciplinas, como:
- Língua Portuguesa: leitura, conhecimento da estrutura de um poema, versos e estrofes, o que vem a ser uma ilustração, conhecimento da letra inicial da palavra "CASA", interpretação e desenvolvimento da oralidade ao recitar.
_ Matemática: contagem, através dos cômodos, seqüência numérica, liga-pontos e orientação espacial, através da observação da planta de uma casa.
_ História: noção temporal e observação das casas anteriormente, destacando-se semelhanças e diferenças.
_ Geografia: moradia.

INTERVENÇÕES:
Explicação inicial dada aos alunos sobre o que terão de fazer:
Sempre no início da aula é feito a rotina do dia e ao início de cada atividade é relatado ao alunos o que se pretende que seja feito de forma clara e objetiva.

Agrupamento dos alunos:
Os alunos são agrupados em duplas, ora livremente, ora de acordo com suas hipóteses de escrita, dependendo do objetivo a ser atingido na atividade.

Perguntas que serão realizadas durante o desenvolvimento das atividades, a fim de potencializar a reflexão dos alunos:

Os questionamentos são feitos de acordo com o que se está sendo trabalhado, aqui os questionamentos foram em torno do número de versos, estrofes, letras necessárias para se escrever o que se desejava, como era a estrutura da casa de cada um, destacando as semelhanças e diferenças entre elas, como eram as casas antigamente e quais as mudanças observadas, questionamento quanto a observação da planta de uma casa quanto a orientação espacial, entre outros questionamentos que forma surgindo naturalmente ao se tratar dos assuntos trabalhados. 

Nenhum comentário: