As famílias
que moram no bairroPlanejamento para disciplina de Geografia – Ensino Fundamental I.
ATIVIDADE MOTIVACIONAL
Para introduzir o assunto “As
famílias que moram no bairro”, sugerimos a seguinte atividade.
Prepare tiras coloridas de papel
cartão de aproximadamente 20 cm x 5 cm. Depois, converse com os alunos sobre o
que uma família faz. Faça uma primeira lista com o nome dos familiares. Faça
uma segunda lista com o tipo de comida, atividades, celebrações, costumes,
feriados preferidos. Faça uma terceira lista com experiências e situações
vividas pelo aluno junto aos seus familiares.
Em cada tira, o aluno escreve uma
palavra ou frase de uma das listas que você organizou. Cole as extremidades da
tira com um pedaço de fita crepe ou cola.
Em seguida, peça aos alunos que
insiram uma outra tira no “elo” ou círculo anterior. Escolha uma outra palavra
ou frase das listas organizadas e escreva na tira. Cole as extremidades, como
foi feito na primeira tira. Repita o processo até que terminem as palavras das
listas.
Pergunte aos alunos com o que se
parece a construção que eles fizeram? Permita que eles possam perceber que
assim como elos de uma corrente, os membros e as situações que acontecem na
família são encaixados e, por isso, devem ser cultivados com respeito e
companheirismo.
CONHECIMENTOS PRÉVIOS
• Saber que a família é
o primeiro grupo social do qual fazemos parte.
• Componentes que fazem
parte da família.
• Regras e costumes das
famílias.
CONCEITOS CENTRAIS
• Conceito de grupo
social.
• Conceito de construção
de identidade.
• Conceito de
organização familiar.
IDÉIAS CENTRAIS
• Observar e descrever
semelhanças e diferenças no modo de vida de diferentes grupos familiares.
• Respeitar a cultura e
o modo de viver de outras pessoas.
• Despertar na criança a
percepção sobre a família e o que a faz especial.
RECURSOS
• Tiras coloridas de
papel cartão de aproximadamente 20 cm x 5 cm;
• fita adesiva ou cola;
• tesoura;
• canetinha.
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