JOGO
VERDADEIRO OU FALSO
EIXO:
TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO
Análise e interpretação
de gráfico e tabela envolvendo conceitos matemáticos.
REGRAS
E ORIENTAÇÕES DO JOGO:
_ Dividir a turma em
três grupos e formar uma fila com cada grupo;
_ Fixar o cartaz com o gráfico
a ser trabalhado no quadro;
_ Fazer a leitura das
afirmativas sobre o gráfico. Os alunos da frente de cada fila deverão levantar
o braço direito quando a afirmativa for verdadeira e o braço esquerdo quando
ela for falsa. Se acertar ele senta e passa a vez para o próximo da fila, se
errar permanece, assim sucessivamente.
_ Ganha o jogo o grupo em que todos os alunos
da fila sentarem primeiro.
AFIRMATIVAS
A SEREM LIDAS:
- A criança que ganhou
mais presentes foi Beatriz.
- A soma dos presentes
que Pedro e Beatriz ganharam forma uma dezena.
- Débora ganhou meia
dezena de presentes.
- As crianças que
ganharam menos presentes foram Cátia e Elias.
- Dois alunos ganharam
meia dúzia de presentes.
- As crianças Cátia e
Débora ganharam a mesma quantidade de presentes.
- A criança que ganhou
menos presentes foi Beatriz.
- O total de presentes
que José, Cátia e Elias ganharam juntos é maior que meia dezena.
- Posso dizer que as
meninas ganharam mais presentes que os meninos.
- As crianças Débora e
Ivo ganharam meia dúzia de presentes cada uma.
- Duas crianças
ganharam quatro brinquedos cada uma.
- Pedro ganhou mais
presentes que Cátia e José juntos.
- A soma de presentes
que Beatriz e Débora ganharam é maior que uma dezena.
- Pedro, Cátia, José e
Afonso ganharam dez presentes juntos.
- A soma de presentes
de quem ganhou mais com quem ganhou menos é oito.
- Elias e Pedro
ganharam uma dezena de presentes.
- Nenhuma das crianças
ganhou quatro presentes.
Obs.:
Atividade complementar e relatório de aplicação anexo
TURMA: RABICÓ PROFESSORA:
AMÁLIA HENRIQUES DE ALMEIDA GOES
Apliquei
o jogo na turma com a finalidade de verificar não só a aprendizagem em relação
à leitura de gráficos, bem como dezena/meia dezena e dúzia/meia dúzia. Também
aproveitei o momento para verificar a
atenção dos alunos e a agilidade nos cálculos mentais.
A
turma demonstrou muita interação e participação o tempo todo. Ao final do jogo,
apliquei a atividade avaliativa anexa, verificando que realmente eles
entenderam e conseguiram registrar satisfatoriamente seu aprendizado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário