domingo, 19 de fevereiro de 2017


JOGO VERDADEIRO OU FALSO
EIXO: TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO
Análise e interpretação de gráfico e tabela envolvendo conceitos matemáticos.
REGRAS E ORIENTAÇÕES DO JOGO:
_ Dividir a turma em três grupos e formar uma fila com cada grupo;
_ Fixar o cartaz com o gráfico a ser trabalhado no quadro;
_ Fazer a leitura das afirmativas sobre o gráfico. Os alunos da frente de cada fila deverão levantar o braço direito quando a afirmativa for verdadeira e o braço esquerdo quando ela for falsa. Se acertar ele senta e passa a vez para o próximo da fila, se errar permanece, assim sucessivamente.
 _ Ganha o jogo o grupo em que todos os alunos da fila sentarem primeiro.


AFIRMATIVAS A SEREM LIDAS:
- A criança que ganhou mais presentes foi Beatriz.
- A soma dos presentes que Pedro e Beatriz ganharam forma uma dezena.
- Débora ganhou meia dezena de presentes.
- As crianças que ganharam menos presentes foram Cátia e Elias.
- Dois alunos ganharam meia dúzia de presentes.
- As crianças Cátia e Débora ganharam a mesma quantidade de presentes.
- A criança que ganhou menos presentes foi Beatriz.
- O total de presentes que José, Cátia e Elias ganharam juntos é maior que meia dezena.
- Posso dizer que as meninas ganharam mais presentes que os meninos.
- As crianças Débora e Ivo ganharam meia dúzia de presentes cada uma.
- Duas crianças ganharam quatro brinquedos cada uma.
- Pedro ganhou mais presentes que Cátia e José juntos.
- A soma de presentes que Beatriz e Débora ganharam é maior que uma dezena.
- Pedro, Cátia, José e Afonso ganharam dez presentes juntos.
- A soma de presentes de quem ganhou mais com quem ganhou menos é oito.
- Elias e Pedro ganharam uma dezena de presentes.
- Nenhuma das crianças ganhou quatro presentes.
Obs.: Atividade complementar e relatório de aplicação anexo                                                     
TURMA: RABICÓ                                                      PROFESSORA: AMÁLIA HENRIQUES DE ALMEIDA GOES
Apliquei o jogo na turma com a finalidade de verificar não só a aprendizagem em relação à leitura de gráficos, bem como dezena/meia dezena e dúzia/meia dúzia. Também aproveitei  o momento para verificar a atenção dos alunos e a agilidade nos cálculos mentais.
A turma demonstrou muita interação e participação o tempo todo. Ao final do jogo, apliquei a atividade avaliativa anexa, verificando que realmente eles entenderam e conseguiram registrar satisfatoriamente seu aprendizado.
 


Nenhum comentário: