Vamos às compras!Planejamento para
disciplina de Matemática – 3º Ano do Ensino Fundamental I.
Disciplina: Matemática
Conteúdo: Operações utilizando adições.
Ano de ensino: 3º ano
Tema: Vamos às compras!
Conteúdo: Operações utilizando adições.
Ano de ensino: 3º ano
Tema: Vamos às compras!
Objetivo:
Fazer cálculos de adições entre os itens da loja de roupas.
Fazer cálculos de adições entre os itens da loja de roupas.
Material:
Folha sulfite, lápis, borracha, pranchetas, dinheiro produzido pelas crianças.
Folha sulfite, lápis, borracha, pranchetas, dinheiro produzido pelas crianças.
Conhecimento prévio:
Saber fazer uso da contagem oral e fazer adições e subtrações utilizando o dinheiro produzido pelos alunos.
Saber fazer uso da contagem oral e fazer adições e subtrações utilizando o dinheiro produzido pelos alunos.
Atividade motivacional:
Pedir para que os alunos descrevam uma loja de roupas e suas características.
Pedir para que os alunos descrevam uma loja de roupas e suas características.
Encaminhamento metodológico:
Esta atividade deverá ser iniciada com um dia de antecedência, pois necessita de uma tarefa que deverá ser realizada em casa.
Os alunos deverão fotografar três ou quatro peças variadas de roupas suas e trazer as fotos salvas em um pen drive ou CD, ou, se possível, já impressas. Os alunos deverão pedir que seus pais os ajudem a colocar preços nas peças de roupas fotografadas. (Pedir que os números sejam inteiros, sem os centavos.)
No dia seguinte, pedir que os alunos mostrem aos colegas as fotografias e relatem o preço de cada roupa. Produzir as notas de dinheiro.
Organize a loja de roupas, arrumando carteiras e colocando as fotografias em cima. A maior parte da turma fica designada a fazer as compras. Depois, faça um rodízio para que todos possam participar e atuar nas diversas funções de uma loja (a venda e a compra).
Esta atividade deverá ser iniciada com um dia de antecedência, pois necessita de uma tarefa que deverá ser realizada em casa.
Os alunos deverão fotografar três ou quatro peças variadas de roupas suas e trazer as fotos salvas em um pen drive ou CD, ou, se possível, já impressas. Os alunos deverão pedir que seus pais os ajudem a colocar preços nas peças de roupas fotografadas. (Pedir que os números sejam inteiros, sem os centavos.)
No dia seguinte, pedir que os alunos mostrem aos colegas as fotografias e relatem o preço de cada roupa. Produzir as notas de dinheiro.
Organize a loja de roupas, arrumando carteiras e colocando as fotografias em cima. A maior parte da turma fica designada a fazer as compras. Depois, faça um rodízio para que todos possam participar e atuar nas diversas funções de uma loja (a venda e a compra).
Depois que eles brincarem livremente, intervir e pedir que cada um tenha
sua lista de compras a ser preenchida.
Avaliação:
A tabela acima já é um rico instrumento de avaliação.
Outro instrumento a
ser realizado em casa:
Pedir aos alunos que, ao chegarem em casa, peçam uma nota fiscal de um mercado e escolham 5 itens da nota. Transcreva em uma folha a parte, com os valores que cada um custava.
Depois, eles devem somar todos os valores, para saber então quanto gastariam nesta compra de 5 itens.
Criado por Ana Paula Lohn e Fernanda França. Janeiro/2010
Pedir aos alunos que, ao chegarem em casa, peçam uma nota fiscal de um mercado e escolham 5 itens da nota. Transcreva em uma folha a parte, com os valores que cada um custava.
Depois, eles devem somar todos os valores, para saber então quanto gastariam nesta compra de 5 itens.
Criado por Ana Paula Lohn e Fernanda França. Janeiro/2010
FONTE: www.positivo.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário