EMEFEI
“VEREADOR JOSÉ LUIZ GOMES DA SILVA – ZELO”
2º ano 2013
Projeto Cantigas
Etapas
|
Objetivos
|
Proposta
Didática
|
1 - Apresentação
|
Envolver , trazer
responsabilidade, ampliar o repertório de cantigas
|
-
Ouvir o CD de
Cantigas
-
Lista de
cantigas preferidas
|
2 – Estudo coletivo
|
- Características do gênero
|
-
Identificação
dos versos, estrofes e rimas;
-
Identificação
de rimas;
-
Brincadeiras
com rimas;
-
Escrita de
novas rimas;
|
3 - Estudo
|
-
Diversidade de
leituras de canções para ampliar o repertório
|
-
Pesquisa com
os pais de uma canção de ninar;
-
Pesquisa de
uma canção que cantamos para brincar;
|
4 - Produção
|
- Escrita das canções que
comporão o livro;
-
Sistema de
escrita: avancem em suas hipóteses de escritas selecionando com quais e
quantas letras escrever.
-
Procedimentos
de escritor: planejando a sequência de escrita e a estrutura do texto.
|
-
Produção em
duplas
-
Releitura do
texto
-
Revisão
coletiva
-
Revisão do
próprio texto
|
5- Finalização
|
Apresentação do Produto final
|
- Entregar o livro de canções
para a Professora do Jard II
|
Atividades
desenvolvidas
DATA
|
ATIVIDADE
|
OBJETIVO
|
04/03/2013
|
Escrita individual da canção
preferida
|
Levantamento conhecimento prévios
|
06/03/2013
|
Lista de canções - coletivamente
|
Conhecimento das cantigas que
comporão o livro
|
08/03/2013
|
Produção oral com destino escrito –
Uma canção de páscoa
|
Observar a estrutura do texto (em
estrofes), localizar as rimas.
|
11/03/2013
|
Escutar CD de Cantigas -
|
Ampliar repertório de cantigas
|
13/03/2013
|
Ordenar a canção Nana Nenê
|
Reflexão sobre o sistema: Alfabéticos: ordena as letras para
refletir sobre ortografia.
Não
alfabéticos: ordena
as palavras, avançando em suas hipóteses de leitura
|
15/03/2013
|
Completar lacunas na canção O Sapo
|
Reflexão sobre o sistema: Alfabéticos: lêem e escrevem quais
palavras estão faltando, pensando nas rimas e quais letras utilizar.
Não
alfabéticos:
agrupados com alfabéticos, alfabéticos lêem, os não alfabéticos consultam um
banco de palavras para descobrir qual é a palavra que o alfabético pediu.
|
18/03/2013
|
Ordenar a canção Borboletinha – em
palavras
|
Reflexão sobre o sistema: Alfabéticos: ordena as palavras
pensando na estrutura da canção (estrofes e rimas).
Não
alfabéticos: ordena
as palavras, avançando em suas hipóteses de leitura
|
20/03/2013
|
Ordenar uma estrofe da canção Alecrim
|
Reflexão sobre o sistema: Alfabéticos: ordena as letras para
refletir sobre ortografia.
Não
alfabéticos: ordena
as palavras, avançando em suas hipóteses de leitura
|
22/03/2013
|
Ordena uma estrofe da canção
Coelhinho da Páscoa
|
Reflexão sobre o sistema: Alfabéticos: ordena as letras para
refletir sobre ortografia.
Não
alfabéticos: ordena
as palavras, avançando em suas hipóteses de leitura
|
25/03/2013
|
Segmentar uma estrofe da canção Dona
Aranha
|
Avanço nas hipóteses de leitura:
Alfabéticos: pensam na segmentação da estrofe
Não
alfabéticos:
localizam algumas palavras na estrofe.
|
27/03/2013
|
Ordenar a canção Pirulito
|
Reflexão sobre o sistema: Alfabéticos: ordena as letras para
refletir sobre ortografia.
Não
alfabéticos: ordena
as palavras, avançando em suas hipóteses de leitura
|
01/04/2013
|
Segmentar uma estrofe da canção Samba lê lê.
|
Avanço nas hipóteses de leitura:
Alfabéticos: pensam na segmentação da estrofe
Não
alfabéticos:
localizam algumas palavras na estrofe.
|
03/04/2013
|
Completar lacunas da canção Pombinha
Branca
|
Avanço nas hipóteses de leitura:
Alfabéticos: pensam na segmentação da estrofe
Não
alfabéticos:
localizam algumas palavras na estrofe.
|
05/04/2013
|
Escrita de uma nova versão da canção
O Sapo
|
Pensar em palavras que rimam, sem
perder o sentido da canção.
|
08/04/2013
|
Ordenar a canção Se essa rua fosse
minha
|
Reflexão sobre o sistema: Alfabéticos: ordena as palavras
pensando na estrutura da canção (estrofes e rimas).
Não
alfabéticos: ordena
as palavras, avançando em suas hipóteses de leitura
|
10/04/2013
|
Completar lacunas da canção A Barata
Mentirosa – com rimas desconhecidas das crianças
|
Reflexão sobre o sistema: Alfabéticos: lêem e escrevem quais
palavras estão faltando, pensando nas rimas.
Não
alfabéticos:
agrupados com alfabéticos, alfabéticos lêem, os não alfabéticos consultam um
banco de palavras para descobrir qual é a palavra que o alfabético pediu.
|
12/04/2013
|
Ditado interativo do nome das
canções para compor o índice do livro.
|
Pensar em quantas e quais letras
utilizar, refletindo sobre o sistema.
|
15/04/2013
|
Escrita de um bilhete para a
Professora do Jardim I presenteando-a com o livro – produção oral com destino
escrito
|
Aprender procedimentos de escritor
(pensar como escrever, ler e reler o que produziu, revisão do próprio texto).
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário