As roupas
Planejamento
para eixo de Natureza e Sociedade – Grupo 5 de Educação Infantil.
Grupo 5
Título: As roupas
Âmbito: Conhecimento de mundo
Eixo: Natureza e sociedade
Âmbito: Conhecimento de mundo
Eixo: Natureza e sociedade
Conteúdo:
– Participação em atividades que envolvam histórias, brincadeiras, jogos e canções que digam respeito às tradições culturais de sua comunidade e de outras.
– Conhecimento de modos de ser, viver e trabalhar de alguns grupos sociais do presente e do passado.
– Identificação de alguns papéis sociais existentes em seus grupos de convívio, dentro e fora da instituição.
– Participação em atividades que envolvam histórias, brincadeiras, jogos e canções que digam respeito às tradições culturais de sua comunidade e de outras.
– Conhecimento de modos de ser, viver e trabalhar de alguns grupos sociais do presente e do passado.
– Identificação de alguns papéis sociais existentes em seus grupos de convívio, dentro e fora da instituição.
Objetivo:
– Elaborar um boneco em um cartaz por meio de contorno do próprio corpo.
– Desenhar alguns detalhes para completar a imagem do boneco.
– Selecionar peças de roupas para o boneco de acordo com as situações apresentadas pelo professor.
– Elaborar um boneco em um cartaz por meio de contorno do próprio corpo.
– Desenhar alguns detalhes para completar a imagem do boneco.
– Selecionar peças de roupas para o boneco de acordo com as situações apresentadas pelo professor.
Material:
– Papel bobina.
– Canetas coloridas.
– Peças de vestuário infantil.
– Retalhos de tecidos ou papéis de diferentes espessuras e cores.
– Cola branca.
– Tesoura.
– Papel bobina.
– Canetas coloridas.
– Peças de vestuário infantil.
– Retalhos de tecidos ou papéis de diferentes espessuras e cores.
– Cola branca.
– Tesoura.
Atividade motivacional:
Organizar os alunos sentados em um círculo e dispor o baú ou a caixa de roupas e acessórios no centro.
Sortear um aluno para que, de olhos fechados, selecione uma das roupas ou acessório do baú.
Logo que tenha “sorteado” a peça, deve comentar quando e onde geralmente aquela roupa ou acessório é utilizado, bem como, se é uma peça usada por meninos, meninas ou ambos.
Organizar os alunos sentados em um círculo e dispor o baú ou a caixa de roupas e acessórios no centro.
Sortear um aluno para que, de olhos fechados, selecione uma das roupas ou acessório do baú.
Logo que tenha “sorteado” a peça, deve comentar quando e onde geralmente aquela roupa ou acessório é utilizado, bem como, se é uma peça usada por meninos, meninas ou ambos.
Encaminhamento metodológico:
1. Convidar os alunos para que se reúnam em duplas e criem um boneco em um cartaz. Para isso, orientá-los de modo a definir qual componente da dupla ficará deitado sobre o papel bobina com os braços e pernas entreabertos e esticados e quem fará o contorno do corpo usando uma caneta colorida.
2. Solicitar que desenhem detalhes no boneco, personalizando-o.
3. Depois de prontos, os bonecos de cada dupla devem ser apresentados ao grupo.
4. Apresentar situações para que cada dupla selecione roupas e acessórios para o seu boneco, como: “Imaginem que o boneco é um menino que vai a uma festa de aniversário de um amigo da escola. Como ele deve se vestir?”; “Imagine que o boneco é uma menina que vai a uma cerimônia de casamento. Quais roupas e acessórios poderia utilizar?”; “O boneco é uma menina que vai ao dentista. Que roupa poderia usar?”; entre outras situações que dependem diretamente das opções de peças do baú.
5. A cada solicitação, uma dupla deve fazer uso dos itens do baú, retirando-os e posicionando-os sobre o boneco. Caso a quantidade de itens seja apropriada, todas as duplas podem compor o vestuário do boneco ao mesmo tempo.
6. Logo que as duplas tenham finalizado a composição para seu boneco, os grupos devem observar as escolhas feitas e comentá-las. Se for preciso fazer adequações, será preciso orientá-los para que não haja indisposições entre os alunos.
7. Guardar os itens no baú e oferecer tecidos e papéis aos alunos.
8. Solicitar que componham uma roupa permanente para o boneco. Auxiliá-los no corte e na colagem de tecidos, se for necessário.
9. Logo que tenham concluído a tarefa, organizar um momento de apresentação dos trabalhos, ocasião em que as duplas podem contar a razão de terem elaborado aquelas peças de roupas e os acessórios, indicando em que ocasião aquelas roupas serão apropriadas.
1. Convidar os alunos para que se reúnam em duplas e criem um boneco em um cartaz. Para isso, orientá-los de modo a definir qual componente da dupla ficará deitado sobre o papel bobina com os braços e pernas entreabertos e esticados e quem fará o contorno do corpo usando uma caneta colorida.
2. Solicitar que desenhem detalhes no boneco, personalizando-o.
3. Depois de prontos, os bonecos de cada dupla devem ser apresentados ao grupo.
4. Apresentar situações para que cada dupla selecione roupas e acessórios para o seu boneco, como: “Imaginem que o boneco é um menino que vai a uma festa de aniversário de um amigo da escola. Como ele deve se vestir?”; “Imagine que o boneco é uma menina que vai a uma cerimônia de casamento. Quais roupas e acessórios poderia utilizar?”; “O boneco é uma menina que vai ao dentista. Que roupa poderia usar?”; entre outras situações que dependem diretamente das opções de peças do baú.
5. A cada solicitação, uma dupla deve fazer uso dos itens do baú, retirando-os e posicionando-os sobre o boneco. Caso a quantidade de itens seja apropriada, todas as duplas podem compor o vestuário do boneco ao mesmo tempo.
6. Logo que as duplas tenham finalizado a composição para seu boneco, os grupos devem observar as escolhas feitas e comentá-las. Se for preciso fazer adequações, será preciso orientá-los para que não haja indisposições entre os alunos.
7. Guardar os itens no baú e oferecer tecidos e papéis aos alunos.
8. Solicitar que componham uma roupa permanente para o boneco. Auxiliá-los no corte e na colagem de tecidos, se for necessário.
9. Logo que tenham concluído a tarefa, organizar um momento de apresentação dos trabalhos, ocasião em que as duplas podem contar a razão de terem elaborado aquelas peças de roupas e os acessórios, indicando em que ocasião aquelas roupas serão apropriadas.
Avaliação:
Durante a atividade, verificar se os alunos:
– Identificam as situações sociais, ou referentes ao clima, que determinam o vestuário mais apropriado.
– Realizam combinações de peças tendo em vista a situação apresentada pelo professor.
– Apresentam argumentos para defender seus pontos de vista.
– Participam com interesse de situações de brincadeira nas quais escolhem objetos.
– Realizam as tarefas que envolvem ações de cooperação, solidariedade e ajuda na relação com os outros.
Durante a atividade, verificar se os alunos:
– Identificam as situações sociais, ou referentes ao clima, que determinam o vestuário mais apropriado.
– Realizam combinações de peças tendo em vista a situação apresentada pelo professor.
– Apresentam argumentos para defender seus pontos de vista.
– Participam com interesse de situações de brincadeira nas quais escolhem objetos.
– Realizam as tarefas que envolvem ações de cooperação, solidariedade e ajuda na relação com os outros.
FONTE: WWW.POSITIVO.COM.BR
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